quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Síndrome pós-férias

Este ano apesar de ter estado de férias no Verão, só fui para fora em Maio e irei em Outubro... Sinto aquele desejo bom de antecipação e já sonho com aqueles dias de profundo relaxamento. No entanto, tenho consciência que grande parte das pessoas aproveitam o Verão para sair do seu ambiente habitual.

O pior, muitas vezes, é o regresso. Quantos de nós já sentimos uma certa angústia, tristeza, apatia e até cansaço, no regresso de umas férias relaxantes? Se já sentiu isto, provavelmente está a sofrer de síndrome pós-férias que, segundo alguns estudos, afecta cerca de 35% dos trabalhadores (com maior incidência nas mulheres).

Assim, para que o vosso regresso ao trabalho corra da melhor maneira, deixo-vos aqui algumas dicas para superarem o síndrome pós-férias:
1) Tente regressar uns dias antes do retorno ao trabalho, para se adaptar de novo à sua rotina anterior (comece a dormir e a comer às horas habituais).
2) Distribua as suas férias em vários períodos do ano, e não somente no Verão.
3) Estimule a produção de serotonina (a chamada «hormona da felicidade»), através da realização de exercício físico e da ingestão de alimentos como bananas, laranjas, cereais integrais, peixes gordos e frutos do mar, chocolate amargo e legumes coloridos.
4) Prolongue a sensação de férias, realizando algumas das actividades que o ocuparam durante esse período. Se passou férias na Turquia, que tal sair para comer um Doner Kebab? Ou que tal fazer uma visitinha a um SPA local?
5) Concentre-se nos aspectos positivos do trabalho: nos amigos, nas regalias, na garantia de ter um salário ao fim do mês numa época de tanto desemprego;
6) No regresso ao trabalho comece por realizar as tarefas mais urgentes, deixando o que não for imprescindível para mais tarde (vá acelerando aos poucos).
7) Nos primeiros dias de trabalho, tire dois minutos de “férias mentais” de duas em duas horas. Procure ficar sozinho, feche os olhos e imagine-se no lugar mais fascinante por onde passou. Inspire e expire três vezes, enquanto relaxa os ombros e o pescoço.
8) A vida não é só trabalho, pelo que tente encontrar outros desafios para além do emprego: tocar um instrumento, dedicar-se à fotografia… ou escrever um blog (porque não?).
9) Tenha uma agenda onde registe actividades especiais a realizar (aniversários, viagens, jantares, etc.).
10) Tente fazer uma actividade especial em cada semana do ano: sair ao fim-de-semana para um sítio bonito, conhecer um restaurante diferente, realizar uma actividade que nunca tenha experimentado, ir ao cinema, sair com amigos…
11) Comece de imediato a planear as próximas férias (esta agrada-me!).
Resta-me desejar que façam umas boas férias e que tenham um bom regresso!

12 comentários:

  1. Minha querida M.,

    As tuas palavras são sempre reconfortantes.. é sempre bom ler um comentário teu :)

    Não estou stressada, mas sim chateada! Estou chateada por me ter desregulado toda na altura em que menos devia... mas pronto! Estou confiante que ha-de passar :)

    E também acredito que tudo acontece com algum propósito, quanto mais não seja para nos fortalecer.

    Eu devo de estar a sofrer uma espécie de sindrome pós-ferias..ehehe... Habituo-me facilmente à boa vida :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bem Mafalda, sinto que vou precisar disto.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Comentário no Facebook:

    Helena L.-Ferias?! Onde andam elas?! Venha o fds!!

    ResponderEliminar
  4. Cara Mafalda

    É a primeira vez que visito o seu blog e não posso dixar de lhe dizer que gostei imenso. Os meus sinceros parabéns!
    Curiosamente este post reflecte o que estou a sentir esta semana.Regressei ao trabalho na passada segunda-feira e não é que me estou a sentir cansada? Pensei para mim "Como é que isto pode ser possível após 3 semanas de férias tão fantásticas?" Tenho tentado toda a semana contrariar esta falta de disposição, mas sem grande sucesso. Creio que as dicas que aqui encontrei vão ser fundamentais para conseguir o meu objectivo. Obrigada.

    Eva

    ResponderEliminar
  5. Cara Eva,

    Em primeiro lugar, tenho de lhe agradecer pelas palavras gentis. Comentários como o seu, são sempre um incentivo para continuar a escrever neste blog (ainda tão recente).

    Quanto às dicas, espero que a ajudem sinceramente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Muito bom este post! As minhas férias já foram há muito por isso também me agrada a ideia de começar a pensar nas próximas :)

    ResponderEliminar
  7. Amiga querida estou há 4 dias para o final das minhas férias e essa postagem é tudo o que preciso analisar e praticar! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  8. Mafalda ja estou com a sindrome de fim de ferias....Na minha empresa quem tem mais de 50 anos nao pode dividir o periodo das ferias, por isso tirei 30 dias corridos de ferias o que foi maravilhoso....ate agora....amanha retorno ao Rio e na quarta volto ao trabalho. ja em ligaram dizendo que muito trabalho me aguarda, enormes desafios, coisas que acumularam...
    Ou seja essa ja e a terceira vez que venho aqui so para ler as suas dicas da sindrome pos-ferias! Mas sou forte, armazenei boas energias para consumir aos poucos nesse retorno, dormi bastante, descansei muito, escrevi meu blog....Tudo vai dar certo! Torca por mim! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  9. Oi Mafalda , falo do Brasil !
    Estou vivendo essa sindrome pós-férias e com a sensaçao de que ela não vai acabar ...rs.

    Viajei por 15 dias intensos e agora a retomada não está sendo fácil.

    Parabéns pelo BLOG

    ResponderEliminar
  10. Mafalda foi uma boa ajuda, pelo menos da coragem :D:D:D

    Já tinha saudades

    ResponderEliminar
  11. Pelo menos deu-me animo :D:D assim sei que podemos contornar :) Eu nao estou triste por voltar a trabalhar mas custa sempre voltar á rotina :D

    Ja tinha saudades

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails