terça-feira, 17 de agosto de 2010

A influência do ambiente na nossa felicidade

Tenho de confessar... o aspecto que mais pesou na compra da minha casa, foi a sua vista (na foto acima exposta, um amanhecer da minha varanda). Acredito que o ambiente que nos rodeia pode realmente influenciar as nossas emoções, quer pela positiva, quer pela negativa. Por vezes entro em casas de pessoas cujo ambiente é tão pesado e sombrio, que não consigo evitar um certo desconforto. Já noutras casas, o ambiente é tão agradável e acolhedor, que parece convidar-nos a ficar.

Investigadores britânicos da London School of Economics resolveram estudar isso mesmo. Através de um aplicativo para iPhone, o Mappiness, irão tentar descobrir qual a influência do ambiente na felicidade humana. O dispositivo irá verificar, entre outras variáveis, se a poluição, o ruído, as condições meteorológicas e os espaços verdes podem afectar o estado emocional das pessoas.

Não sei qual será o resultado desta investigação, uma vez que só foi lançada na passada Segunda-feira, mas tenho uma suspeita... Penso que o ambiente onde estamos deve fazer toda a diferença. Não deve ser por acaso que um aspecto comum aos países ricos e pobres mais felizes, é o facto de terem paisagens deslumbrantes. Para mim, um bom ambiente faz toda a diferença.

Caso tenham interesse em conhecer melhor este projecto, cliquem aqui.

Foto: Mafalda S. - Vista da minha varanda

3 comentários:

  1. uma vista assim, só pode trazer muitas alegrias.

    beijos.

    ResponderEliminar
  2. Com um acordar desses deves ficar carregada de energias para aguentar um longo dia de trabalho!

    Vale a pena levantar cedinho para ver esse cenário ;)

    Eu também acredito que o ambiente influencia o estado emocional de uma pessoa..

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Comentários no Facebook:

    Ana. V. - mto fixiii

    Céu P. - Não há paisagem como a que nós partilhamos, realmente é maravilhosa.Essa foto é mm postal ilustrado.gosto.

    Ana P.G. - Que paisagem tão bonita! Tens uma vista tão maravilhosa! O ambiente influencia em muito o nosso estado de espirito e o nosso bem estar! Se vivermos num local com belas paisagens, muita luz e sons agradáveis, certamente seremos mais felizes e contagiamos os outros com a nossa alegria. É óptimo acordar com o som dos passarinhos, abrir a janela e deslumbrarmo-nos com uma paisagem bonita, cheia de luz e respirar ar puro.Iniciamos o dia com um belo sorriso! Beijokas.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails