domingo, 8 de agosto de 2010

Finalmente... o Buçaco

Sob os primeiros raios de Sol matinais e uma brisa quente de Verão, saímos ontem para o Buçaco. Finalmente... o Buçaco.

Esta floresta frondosa (onde por vezes só se vê o sol através dos raios que atravessam as gigantescas árvores) foi essencialmente criada por monges da Ordem dos Carmelitas Descalços, no século XVII. O que eu teria perdido se tivesse vivido nessa época... É que em 1622 o Papa proibiu a entrada de mulheres na floresta, tudo a bem da castidade dos monges... creio eu.

Iniciámos a visita na majestosa Fonte Fria (foto que tirei, exposta acima), uma escadaria enorme com uma cascata de água proveniente de seis nascentes. A culminar, magnólias e um pequeno lago, por onde andavam dois cisnes a passear, indiferentes. É sem dúvida um dos locais mais encantadores de toda a floresta.

Seguimos pelo Vale dos Fetos, que nos conduz a outro lago deslumbrante. Fiquei impressionada com a diversidade de vegetação que por ali se encontra (ao todo são cerca de 700 espécies diferentes, algumas nativas outras oriundas dos quatro cantos do mundo - desde a América, aos Himalaias, passando pela Austrália, etc., etc.). Pelo que sei, as espécies não eram propriamente escolhidas ao acaso. Por exemplo, os cedros e os ciprestes estavam associados ao Líbano e ao Monte Sião, em Jerusalém, tendo por isso uma forte inspiração biblíca.

A Letícia estava com receio que o lobo mau aparecesse, pois pensava que esta era a floresta do Capuchinho Vermelho. Acalmei-a, dizendo que ali não haviam lobos maus, e seguimos caminho (de carro, diga-se) até ao Palácio do Buçaco.

Tinha muita curiosidade em conhecer este palácio, pois sabia que a Quinta da Regaleira em Sintra, um dos meus locais de eleição, havia sido por este inspirada (o arquitecto foi inclusive o mesmo, o italiano Luigi Manini). Pelo que sei, parece que o último rei de Portugal, D. Manuel II (aquele que subiu ao trono depois do seu pai e irmão terem sido assassinados) passou aqui umas românticas férias com a sua amante francesa, a actriz Gaby Deslys (o que fez as delícias da imprensa cor-de-rosa internacional da época). Conta-se ainda (estou numa de teorias de conspiração), que este palácio foi frequentado por espiões durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje está transformado em hotel de luxo e tem um jardim maravilhoso.

Mesmo ao lado do palácio encontra-se o mosteiro, que ainda encerra algumas telas de evocação cristã, uma capelinha e umas interessantes portas de cortiça que davam acesso às celas dos monges. Estão igualmente expostas armas utilizadas na famosa batalha do Buçaco, ocorrida aquando das invasões francesas.

Não cheguei a visitar as capelinhas da via-sacra, mas o que vi já foi marcante. No entanto, tenho pena que uma boa parte da floresta e das suas construções, se encontrem degradadas. Há pormenores que fazem toda a diferença. Talvez por isso, não sei, continuo a preferir Sintra.

Apesar de tudo, gostei de conhecer este lugar mágico. O som das águas a correr, o silêncio da floresta e a densidade da vegetação, dão-nos uma tranquilidade inexplicável. É um daqueles locais propícios à meditação e à paz de espírito. Confesso que perante este clima tão relaxante começámos todos a bocejar e a ficar meio ensonados. Felizmente estava lá a princesa, para nos manter bem despertos!...

Foi um óptimo dia, portanto. Se puderem, não deixem de visitar.

Foto: Mafalda S. - Fonte Fria, Buçaco

4 comentários:

  1. Mensagem no Facebook:

    Gracinda T.D.: Tudo o que seja passeios culturais é comigo.
    Também conheço um pouco do Buçaco e gosto bastante.
    Seja feliz no dia -a - dia.
    Já coloquei no meu blog os bordados de Castelo Branco.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Quer dizer que finalmente foste ao Buçaco? Fazes uma descrição muito divertida e cativante do acontecimento... lol...

    Li que a foto era tua, está altamente! :D Dá a ilusão de que estamos a ver a escada tanto de cima (que podemos descê-las, portanto, como parece (e é) que é vista de baixo (que podemos subi-las). As cores também estão muito boas!

    Bem... aquele é um local muito aprazível, já fui lá algumas vezes.Também acho é que está um pouco deixado ao desmazelo, mas pronto... é pena.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá pela primeira vez entrei no teu blog e está divinal, em relação ao Buçaco, eu estou a viver a 14 km e os passeios da família são parte das vezes para o Buçaco.
    Este Mês e até Dezembro existem dias com a encenação da Batalha do Buçaco.
    E em relação á via sacra, cada vez está mais degradada mas este ano fez-se pela primeira vez a via sacra nouturna nas capelinha e foi algo de mágico.
    Quando vieres para estes lada avisa me.
    Mil carinhos

    Isabel Barreiros

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga, nunca pensei encontrar-te por aqui, no meu recente cantinho. Obrigada pelas tuas palavras tão simpáticas!
    Já não nos vemos há tanto tempo. Bem... mudás-te para uma zona linda.

    Beijinhos... cheios de saudades dos bons velhos tempos!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails