sexta-feira, 31 de julho de 2020

4 Ingredientes básicos para seres mais feliz


Tenho dito ao longo do tempo, que 40% da felicidade está nas nossas mãos. Isso é fantástico, porque é algo que está sob o nosso controlo, depende unicamente das nossas atitudes.

No entanto, para aumentar a felicidade não basta querer (ok, mas já é um primeiro passo). Nem sequer é fácil. Mas foi comprovado que é possível! 😊 

Para seres mais feliz tens de cumprir algumas condições, chamemos-lhe os ingredientes básicos da felicidade, que são os seguintes: 

1) Realizar atividades que podem aumentar a felicidade

Dedica uma parte do teu dia (nem que sejam só uns minutinhos) a uma atividade que a ciência comprovou que aumenta a felicidade. Podes encontrar essa lista de atividades neste post.

Tem só em atenção, que somos todos seres diferentes. Algumas atividades resultam melhor com umas pessoas do que com outras. Podes experimentá-las todas (e quem sabe, surpreenderes-te), mas se preferires, realiza este teste, para saberes as que têm mais probabilidade de te fazer feliz.

2) Prestar atenção, recorrendo aos vários estímulos sensoriais

A ideia é saíres do piloto automático dos teus hábitos atuais.
- Está mais atento/a à forma como pensas e, conscientemente, reflete sobre se é possível ver as coisas de forma mais realista e otimista.
- Reflete sobre as tuas escolhas, e opta, sempre que possível, pelo que tem mais probabilidade de te fazer feliz.
- Presta atenção aos vários estímulos sensoriais (aos sabores, aos cheiros, à visão, etc.), quando estás a vivenciar um momento feliz. Isto ajuda o teu cérebro a fixar estes acontecimentos e, com o tempo, a ver o mundo  automaticamente de forma mais positiva.

3) Repetir, até se tornar um hábito

Dificilmente a felicidade duradoura surgirá, se não repetires estas ações diariamente. Só a repetição transforma atos e formas de pensar em hábitos sólidos. Com a repetição, a tua mente começará a saber lidar melhor com os acontecimentos negativos e com o stress do dia-a-dia. Isto porque tenderás a pensar de forma mais saudável, mais positiva e realista, mais resiliente. 

4) Variar as atividades

A parte chata da repetição, é que com o tempo deixa de fazer efeito, ou seja, o que te traz felicidade hoje, se realizado diariamente, deixa de provocar esse sentimento. Um exemplo é se o teu prato favorito for moqueca (é o meu! 😉). Se o provares ocasionalmente vai saber-te lindamente, mas agora imagina-te a comê-lo a todas as refeições. Ao fim de um mês (ou nem tanto), já não conseguirás ver moqueca à frente.

Mas há um truque para superar isto, que é variar nas atividades. Imagina que algo que te faz faz feliz é apreciar a beleza das pequenas coisas, então hoje podes decidir que queres assistir ao pôr-do-sol, simplesmente contemplar a beleza do momento. Amanhã podes optar por dedicar uns minutinhos a um hobby que gostes (escrever num blog, por ex. 😁). No outro dia, podes ir fazer uma caminhada na Natureza...

Uma das atividades que me faz mais feliz é a leitura, e creio que nunca caio na rotina. Porque todos os dias aprendo algo novo, leio sobre temas diferentes, até os cenários onde leio podem variar...

Assim, o importante é repetir estas atividades diariamente, 
focar a nossa atenção, 
mas variar o que fazemos. 
Com o tempo, 
estas formas de agir e de pensar, tenderão a transformar-se num hábito. 
Um hábito para a felicidade.

Fotos: 1.ª Jackson David; 2.ª 5598375; 3.ª Ana I3.ª 李磊瑜伽; 4.ª Free Photos.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. Simplesmente fantástico, este post! :))🌹🌹
    ***
    O meu coração pertence ao teu mundo...

    Beijo e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada por todas as suas sugestões, gostei muito. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, excelentes dicas, como sempre! Poliana M.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails