terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Estratégias para lidares com o stress #1 - o que não resulta


Em tempos tive uma formação para aprender a lidar com o stress. Foi um daqueles momentos que me marcou. Recordo-me que fui com uma colega de trabalho, ambas hiper-stressadas e cheias de dores nas costas. Após várias explicações teóricas, fizemos um exercício prático de relaxamento.  Para além de termos ficado estranhamente calmas, todas as dores desapareceram. A sério, parecia milagre!

Nunca esqueci aquela formação...

Lembrei-me por isso de partilhar contigo, o que aprendi. Não vou falar do que é o stress ou das suas consequências. Vou centrar-me sim nas estratégias para lidar com ele. Indicar-te o que resulta ou não, segundo a ciência.

Dividi o que aprendi sobre estratégias para lidar com o stress, em 3 posts:
- estratégias que se usam, mas não resultam;
- o estilo de vida ideal para lidar com o stress;
- técnicas de gestão do stress.

Assim, por hoje começaremos pelo que não resulta.

O que não resulta
Infelizmente muitas pessoas utilizam estratégias para lidar com o stress que podem até trazer um alívio temporário. Mas a longo prazo não só não resolvem a situação, como podem agravá-la. 

Por isso, da próxima vez que te sentires stressado/a, evita o seguinte

NEGAR O PROBLEMA - Temporariamente, pode resultar (quando te abstrais do que te está a stressar). Só que por norma o problema não desaparece... O melhor mesmo é concentrares-te na busca de soluções. Logo que  resolvas a situação, parecerá que te sai um peso dos ombros.


FICAR A REMOER NO ASSUNTO, PENSANDO EM COMO ESSA SITUAÇÃO TE FAZ INFELIZ - Estes pensamentos para além de agravarem o stress, podem levar a erros cognitivos (quando interpretamos erradamente o que ocorre à nossa volta, sendo que aquilo que imaginamos é diferente da realidade - Ex. quando se antecipa que as coisas vão correr mal, vendo isso como um facto estabelecido, o que leva a nem sequer tentar resolver a situação).

Numa primeira fase, dependendo da situação, pode ajudar saíres do contexto associado ao problema (ex. fazer uma caminhada, ver um filme, etc.). Esta abstracção inicial, pode ajudar a acalmar-te, para pensares com mais clareza.

Entretanto tem em mente que, se o que te stressa for um problema sem solução, tudo passa. Daqui a algum tempo provavelmente essa situação já não te afectará (pelo menos como agora). Se for algo passível de ser resolvido, concentra toda a tua energia na busca de soluções.


SER FÍSICA E VERBALMENTE AGRESSIVO/A COM OS OUTROS - Ok, por estares mal não precisas de fazer os outros sofrer. Em grande parte das situações, nem sequer têm culpa do que se passa contigo.  Quando és violento/a (muitas vezes, justamente com quem mais amas), afectas não só a vida deles, como ainda agravas o teu próprio stress. Opta por libertar essa energia de outra forma, por exemplo com exercício físico.


CULPAR OS OUTROS - Esta não passa de uma tentativa de fugir à responsabilidade e de evitar ter de lidar com a situação. Mas se acreditares que tens influência sobre o assunto, perceberás que tens o poder para fazer alguma coisa. Isso dar-te-á motivação para tentares resolver a situação.


ABUSAR DO ÁLCOOL, TABACO E DE OUTRAS SUBSTÂNCIAS - Temporariamente o consumo destas substâncias pode reduzir a tensão. Mas por pouco tempo. A longo prazo o efeito deixa de ser sentido, porque surgirá o efeito da habituação (para não falar do acréscimo de problemas que acarretam para a saúde e para os relacionamentos).


ABUSAR DA CAFEÍNA - A cafeína quando consumida em excesso, é um poderoso stressante. Estimula o pâncreas a produzir insulina, o que leva à diminuição das vitaminas B e C, e de minerais como o zinco e o potássio. As consequências dessa diminuição? Ansiedade, depressão, insónia e reactividade cardiovascular, o que por sua vez, origina ainda mais stress.


COMER EXCESSIVAMENTE, OU MUITO POUCO, DE FORMA POUCO SAUDÁVEL - Para além de não lidares com a emoção que te aflige, afectas a tua saúde (e em caso de oscilações de peso, a auto-estima). Fará também com que tenhas menos energia para lidares com o stress.

««»»

No próximo post será abordado o estilo de vida ideal para lidar com o stress. Até lá!

Foto: The Digital Artist
Figuras: Google images - cliparts for free download.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Facebook || Instagram

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails