quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Como concretizar «Resoluções de Ano Novo» - A minha experiência


Durante anos, eu, tal como tantas pessoas, começava o ano com uma série de sonhos que acreditava poder alcançar. Inicialmente, o entusiasmo desmesurado fazia-me acreditar que seria uma tarefa fácil. Mas depois a motivação desvanecia-se, e às vezes desistia dos meus sonhos ainda no primeiro mês do ano.

A verdade é que não é suficiente pensar ou até escrever uma lista de objectivos. É preciso ir muito além, para que os sonhos se tornem realidade. 

No ano que passou consegui por exemplo amortizar  a totalidade do meu empréstimo bancário (como era um objectivo de longo prazo, estou orgulhosa de mim, pois consegui manter a perseverança e não desistir).  Iniciei uma mudança de estilo de vida começando pela introdução progressiva de refeições mais saudáveis. Estou igualmente a levar a cabo um «plano para o destralhamento total da casa», que tenho cumprido à risca. Tive também outros objectivos de curto prazo, que fui alcançando ao longo do ano. Antes, isto seria impossível. Mas agora, acredito que posso alcançar qualquer objectivo (desde que seja realista, claro).

Que fazer então, para alcançar os nossos sonhos?

1. Arranja um caderno bonito/cria um documento no computador ou usa um programa informático (quando os sonhos passam para o papel, são muito mais fáceis de concretizar). Este documento servirá para:
- definires o teu objectivo;
- criares um plano para o alcançar;
- registares o que vais fazendo;
- avaliares o que vais fazendo.

No meu caso, para o efeito, uso quase sempre um separador específico na minha agenda. Já tu, deves escolher o que for mais prático e entusiasmante para ti.

2. Não te concentres em demasiados objectivos - Presentemente, costumo concentrar-me em 1 ou 2 objectivos no máximo, de cada vez. Mesmo que com o tempo tente concretizar mais objectivos, só o faço quando os rituais associados a determinado objectivo já se tornaram um hábito, ou seja, quando já não é uma tarefa em que tenha de pensar e a faço automaticamente.

Ex.: Imagina que tens por objectivo levar uma vida mais saudável e um ritual associado a esse objectivo passa por beber x copos de água por dia. Só depois de adquirir esse hábito, me concentraria noutro ritual ou noutro objectivo.

A verdade é que das vezes em que me concentrei em demasiados objectivos, falhei quase sempre.

3. Define o teu objectivo geral - É importante escreveres o teu objectivo geral, ou seja, a principal motivação que te leva a agir (antigamente, eu só escrevia o/s objectivo/s específico/s, mas isto é importante, principalmente nos momentos de desânimo, para te lembrares que todo o teu esforço pode contribuir para a realização de um sonho maior). 

Ex.: Imaginemos que queres que a tua casa se transforme num verdadeiro refúgio. Isso pode implicar somente fazer um destralhe geral, ou também redecorar espaços, criar planos de limpeza, etc. O objectivo geral poderia passar por: «transformar a minha casa num refúgio acolhedor para a família, um espaço onde possamos conviver e relaxar da correria do dia-a-dia» (porque no fundo, por mais que destralhar seja um objectivo o teu maior sonho certamente será a criação de um refúgio, é isso que te inspira a agir).

4. Define os teus objectivos específicos, tendo em conta o seguinte:
a) estes devem ser concretos e não abstractos:

Ex.1: (para o objectivo geral atrás referido)
         eliminar a tralha da cozinha;
         eliminar a tralha da casa-de-banho;
         eliminar a tralha do escritório; 
         etc.

Ex.2: (para um objectivo geral de «ter uma vida mais saudável»)
         - perder 12 kg num ano (nota: poderias optar por ter um único objectivo específico, como este por exemplo).

b) devem ser mensuráveis (se quantificarmos o que pretendermos alcançar, é mais fácil avaliarmos os nossos resultados ao longo do tempo).

Ex.1: (exemplo anterior)
- Divide a casa em unidades de medida, por exemplo por divisões
O número total de divisões da casa em que quero eliminar a tralha são 6: 2 quartos, 1 casa de banho, 1 escritório, 1 cozinha e 1 hall de entrada. 

- Ou divide a casa em unidades ainda menores:
O número total de «áreas menores» em que quero eliminar a tralha são 100. Por exemplo na casa de banho tenho 6 «áreas menores» para destralhar: 3 gavetas, 2 prateleiras no armário e a área em cima da banheira.
(Desta forma este objectivo é válido pois é mensurável, pois podes contabilizar a totalidade de divisões ou das «áreas menores» a destralhar )

Nota: Escolhe a unidade de medida que aches mais funcional, para ti!

Ex.2: (exemplo anterior)
         - o peso a perder são 12 kg, logo também é um objectivo mensurável.

c) devem ser alcançáveistêm de ser objectivos que acredites ser capaz de concretizar. Podes até começar com todo o entusiasmo, mas se tiveres metas excessivas ou pouco realistas, tens uma grande probabilidade de falhar.

Ex.1: Tenho tempo mais que suficiente para eliminar a tralha de uma divisão em 2 meses, pelo que espero ter destralhado a casa inteira até ao fim de um ano.

Ex.2: Para perder 12 kg por ano, basta-me perder 1 kg por mês e acredito que isso é perfeitamente viável.

d) devem ser desafiadores - não escolhas objectivos por escolher, escolhe algo que sintas que vai melhorar efectivamente a tua vida. Com objectivos pouco ambiciosos, facilmente desmotivarás.

Ex.1: A minha casa tornar-se-á um espaço bem mais agradável e perderei muito menos tempo a arrumar tralha ou à procura de objectos perdidos. Isso vai melhorar significativamente a minha vida.

Ex.2: Se perder este peso vou-me sentir mais saudável e mais bonito(a), com consequências positivas na minha auto-estima.

5. Cria rituais e/ou tarefas para alcançares os teus objectivos - Isto são as pequenas coisas que deves fazer no teu dia-a-dia, para alcançares os teus objectivos específicos e consequentemente contribuir para o teu objectivo geral. No caso específico dos rituais, são actividades que realizas, de modo a que as interiorizes e as mesmas se transformem num hábito (ex. passar a beber mais água por dia).

Mas nos nossos exemplos, possíveis tarefas e/ou rituais, poderiam ser os seguintes:

Ex.1: Destralhar a cozinha nos meses de Janeiro e Fevereiro ou
         Destralhar 4 «áreas menores» por semana;
         etc.

Ex.2: Marcar consulta em nutricionista na primeira semana de Janeiro;
         Fazer ginástica 3 x por semana, assistindo a aulas online;
        Elaborar 1 ementa por semana, que inclua pratos saudáveis (de acordo com as indicações da nutricionista).

Convém não te excederes nas tarefas e/ou rituais associados ao(s) teu(s) objectivo. O número ideal são 2 rituais no máximo de cada vez (incluí 3 tarefas e/ou rituais no 2.º exemplo, mas neste caso não há problema, porque a ida à nutricionista é uma tarefa pontual e não um ritual que tenhas de fazer vários dias). Contudo, a ideia é não iniciar novos rituais até os primeiros estarem interiorizados.

6. Calcula o tempo que vais demorar - Com base na totalidade de tarefas que tens para cumprir, tens de fazer contas para saber quanto tempo necessitarás até alcançares o teu objectivo e fazer um cronograma com base nessa informação.

Atenção que este é um dos pontos onde as pessoas mais erram. Talvez pelo entusiasmo inicial, por norma pressupõe que vão demorar menos tempo do que aquele que realmente necessitam. Depois como começam a não cumprir o planeado, acabam por desanimar e desistem dos objectivos. Por isso, é preferível atribuíres um pouco mais de tempo, do que aquele que supões que irás gastar.

Ex.1: 
- Cada divisão será destralhada no prazo máximo de 2 meses, estando a casa totalmente destralhada no prazo de 1 ano.
ou
- Ir-se-ão destralhar 4 «áreas menores» por semana, pelo que as 100 áreas a destralhar, estarão concluídas em 25 semanas.

Ex.2: 
- Pretende-se perder 1 kg por mês, sendo que o objectivo de 12 kg deverá ser alcançado no espaço de 1 ano.

7. Faz avaliações periódicas do teu plano - A ideia é fazeres um balanço (que pode ser por exemplo semanal, ou mensal ou com outra periodicidade que achares conveniente), onde vais avaliar:
- se estás a conseguir alcançar os resultados esperados;
- se mantens a estratégia para alcançares os teus objectivos, ou se terás de ajustá-la para obteres os resultados que desejas (ao nível das tarefas a concretizar, dos prazos, etc.).

Um exemplo de avaliação periódica são os balanços que tenho feito no blog acerca do meu plano para o destralhamento total da casa. Espreita um dos meus balanços neste post, onde aliás tive de reajustar a minha estratégia devido a um imprevisto.

8. Prepara-te para possíveis imprevistos - Acredita que eles acontecem... No meu caso já me aconteceram 2: esqueci-me de apontar áreas a destralhar na minha despensa e apanhei uma infecção respiratória que me impediu de destralhar durante umas 3 semanas. Mas como só tinha previsto destralhar 4 «áreas menores» por semana e, por vezes superava este número, tinha muito trabalho adiantado. Para além disso, logo no cronograma meu plano, não considerei como semanas para destralhar por exemplo a semana que antecedeu o baptismo do meu filho, a do Natal, etc. 

A ideia é fazeres uma lista de tudo o que pode dar errado com o teu plano e definires uma solução prévia para cada uma dessas situações. Acima referi imprevistos relacionados com o tempo que demoraria a executar o plano. Mas um outro imprevisto poderia ser o de chegar a dada altura e sentir-me desmotivada para continuar. Nesse caso iria espreitar a solução que teria previsto para esses momentos de motivação, que poderia passar por utilizar estratégias de motivação (vê o ponto seguinte). 

9. Mantêm-te motivado(a) - Há técnicas comprovadas pela ciência, que nos ajudam a manter motivados, nomeadamente:
a) A visualização - Explicada muito resumidamente, consiste em parar e imaginares-te a alcançar o teu objectivo com todos os detalhes possíveis (imaginando as sensações, cores, cheiros, etc., que sentirias ao atingir o teu objectivo). Mas atenção, as investigações concluíram que para se ter sucesso, é importante visualizar não só o atingir do objectivo, mas também as etapas do percurso, ou seja, o que vais fazer até lá chegares. De realçar que por exemplo na alta competição, têm-se verificado resultados bem melhores em atletas que praticam visualização.

b) Adquirindo bastante informação sobre o assunto - Isto é sem dúvida o que funciona melhor comigo. Leio bastantes livros, artigos de revistas ou blogues, o que me deixa bastante motivada para continuar. Por vezes também participo em formações. Tudo é válido, desde que a informação seja credível (baseada em bons resultados e/ou em estudos científicos).

c) Incluindo incentivos - De tempos a tempos, como disse anteriormente, convém avaliares o que vais fazendo. Se tudo estiver a correr bem, podes atribuir uma espécie de prémio a ti mesmo(a). Pode ser dedicares 30 minutos a ti mesmo(a), ires jantar fora ou comeres o teu menu preferido, etc., o que te agradar. No meu caso, permito-me a comprar um livro sobre o assunto.

d) Escolhendo um(a) apoiante - Pode ser um familiar, um amigo, um colega de trabalho... Tem de ser alguém de plena confiança, com quem podes partilhar o teu plano e que te incentive a levá-lo a bom porto. 

10. Diverte-te com o «percurso» - O facto de te divertires com as tarefas que realizas para alcançar o(s) teu(s) objectivo(s) é meio caminho andado para o sucesso. Por exemplo face ao ex.1, é divertido remexer nos nossos objectos, encontrar algumas preciosidades, livrar-mo-nos do que está a mais e ver como os espaços ficam bonitos depois de organizados. No ex.2, se escolheres praticar exercício físico, é importante escolheres um exercício que te agrade, que não sintas que o faças por obrigação. É igualmente interessante descobrires receitas saudáveis, mas simultaneamente deliciosas.

««»» 

Podes estar a pensar: "Credo! Tanto planeamento!". Mas, para a maioria das pessoas, só assim é possível que os sonhos se tornem realidade. 

Há dias deparei-me com um estudo no blog da Rita, que comprovava justamente isto. Das pessoas a quem foi dito para alcançarem dado objectivo só 29% o fizeram, sendo que 71% não alcançaram o objectivo. Quando foi dito para alcançarem o objectivo e explicaram os benefícios do mesmo, 39% dos participantes cumpriram o objectivo. Mas quando foi dito para alcançarem o objectivo, indicaram os seus benefícios e disseram para planear a sua realização (com data, hora e local para o fazer), uns incríveis 91% dos participantes atingiram o objectivo. Portanto, tal como a Rita conclui "quando as coisas são planeadas, acontecem". 

Ah! É óbvio que não é necessário esperares por cada Ano Novo para lutares pelos teus sonhos... no meu caso, assim que desejo alcançar um objectivo, passo à acção. E assim, passo a passo, a nossa vida vai melhorando. 

E tu? Estás com coragem para lutar pelos teus sonhos?

Foto: Emily Price 
...........................................
Sabe mais sobre o meu dia-a-dia:

12 comentários:

  1. Como eu preciso deste tipo de motivação... Tenho vontade de alcançar e de fazer, mas depois, puff, parece que na hora H a vontade se vai embora e a procrastinação vence-me!
    Para quando um post sobre o destralhamento total da casa? com fotos, please :)
    Desejo-te um feliz ano, com muita vontade de escrever post animadores e motivadores e, claro, muita felicidade!
    Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,
      brevemente colocarei um post sobre o destralhamento total da casa. Mas primeiro queria destralhar totalmente o meu roupeiro, para depois mostrar algumas fotos e técnicas. Por acaso, até agora, o roupeiro é o que me está a levar mais tempo (só o meu tem 24 «áreas menores», e o meu marido tem outro roupeiro igual...).
      Creio que foste tu que me enviaste um e-mail. Desculpa não ter respondido ainda. Não está esquecido, só não tive disponibilidade.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Sim, fui eu :) Não tem mal nenhum!
      Cá esperamos mais dicas de organização. E fotos, muitas fotos (sou tão chata!!! mas é mesmo fundamental para ver se abro os olhos e me decido de vez lol)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estou preparadíssima. Eu também funciono assim com planeamento, planeamento, planeamento, ação, ação, ação :)

    Bom dia para ti Mafalda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sei, que já te conheço um pouquinho :)
      És uma pessoa super-inspiradora, creio até que já to tinha dito. Admiro-te muito por isso.

      Beijinho

      Eliminar
  3. Escrevi um artigo falando sobre como fazer as coisas acontecerem no meu blog. O método é relativamente diferente deste teu mas também funciona, eu mesmo uso ele na minha vida pessoal e tem dado muito certo.

    Muito Sucesso nos teus projetos.

    Fernando Eduardo.
    (http://executorninja.com)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, adoro o teu blog e venho cá sempre :) ajuda me a manter a motivação.
    Admiro a tua capacidade de organização, tão metódica.
    Já tentei "copiar" mas acho que ainda não estou preparada, falta-me disciplina, por isso e para evitar frustrações e desanimo, este ano decidi não definir grandes planos ou metas. Sei o que quero fazer mas não tracei grandes metas ou planos, limito-me todos os dias a fazer um pouco (o possivel), a dar-me tempo para não fazer nada sem me sentir mal com isso e dedico todo o tempo possivel à minha filha. Por incrível que pareça,depois que deixei de stressar e de definir, listas, metas, ... sinto-me muito mais serena, mais organizada, a casa está mais em ordem. Chego à conclusão que por vezes perdia mais tempo a planear do que a fazer. Mas como tu dizes cada um deve ver o que é mais eficaz para si. Continua porque és uma fonte de inspiração para mim e também quero ver fotos do destralhamento total da casa, comecei ainda antes de nos mudarmos mas como deves imaginar não terminei ;)

    ResponderEliminar
  5. Bom Ano, Mafalda.

    E a sua saúde, melhor? Espero bem que sim e que os meninos estejam reguilas saudáveis.

    Bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por cá tudo ok, Lua.
      Beijinho e bom ano para ti também!

      Eliminar
  6. Olá Mafalda! Muito grata pela motivaçao! Eu própria sou perita na arte de procrastinar... Mas tal como tu dizes, se definir um limite temporal é bastante mais fácil...
    Feliz 2016!
    Um beijinho,
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Um excelente post! Para pôr em prática!

    Viu o meu email Mafalda?

    Beijinhos,
    Raquel

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails