quinta-feira, 10 de abril de 2014

Hábitos que me ajudam a controlar o stress


Desde que escrevo este blogue, que tenho assumido que o stress excessivo, tem sido o principal problema a afectar a minha felicidade. Por isso mesmo, tenho tentado pôr em prática sugestões, que supostamente ajudam a controlar stress. E o facto, é que algumas tem feito a diferença na minha vida. 

Hoje vou falar-vos de hábitos que adquiri (antes de iniciar este blogue não os tinha), que me ajudam a controlar o stress:

1 - Preparar o vestuário para o dia seguinte - Por vezes faço-o de véspera, outras vezes no fim-de-semana. Coloco a roupa que vou vestir no cabide, assim como a da Letícia. Isto ajuda-me a perder menos tempo durante a manhã, stressando menos com indecisões e atrasos.

2 - Planear a ementa - Anteriormente planeava mensalmente, mas agora faço-a todas as semanas. É um alívio chegar a casa e não ter de pensar no que vou fazer. Para além disso, como faço compras em função da ementa, não corro o risco de me faltar algum ingrediente.

3 - Planear as tarefas a fazer, priorizando-as da mais importante para a menos importante - Para isto é fundamental o uso diário, a minha agenda. Assim que chego ao trabalho, a primeira coisa que faço é verificar o que tenho para fazer e priorizar as tarefas. Começo por realizar as mais importantes, uma vez que nas primeiras horas de trabalho, a capacidade de concentração é maior.

4 - Evitar o excesso de objectos - Objectos a mais só nos dão trabalho extra para limpar e são um convite à desarrumação. Eliminei praticamente toda a tralha que tinha em casa e agora, quero fazer o mesmo no trabalho. Menos objectos traz-me mais paz mental!

5 - Conversar com Deus - Apesar de não acreditar propriamente em religiões, acredito numa entidade superior a nós. É uma questão de fé, é certo, mas sinto que me faz um bem imenso. Adquiri o hábito de falar com Deus, ou orar, todas as manhãs. Falo normalmente das minhas dificuldades e agradeço pelo que tenho de bom. Peço igualmente por um futuro melhor. Este momento acalma-me e dá-me força para o novo dia.

6 - Ter tempo exclusivo em família - Após o jantar, criámos o hábito de desligar a TV e de estar simplesmente em família: a conversar, a desabafar sobre o dia que passou, a sonhar (ai o que sonhamos juntos, principalmente sobre viagens que gostaríamos de fazer), a fazer jogos (temos uma filha de 6 anos, daí esta actividade) e a rir juntos. Mesmo que tenham existido momentos stressantes durante o dia, este tempinho juntos, faz-nos sem dúvida acalmar.

7 - Ter um momento diário só para mim - Este momento é fundamental para acalmar o stress e repor energias (o problema é que quando chego tarde a casa, é sempre o momento mais sacrificado). Aqui, faço algo relaxante, pesquiso ou escrevo no blogue, leio... faço somente coisas que me dão prazer.

8 - Receber e fazer uma massagem - Este é um hábito da família do meu marido e é mesmo relaxante. Não o fazemos todos os dias, mas tentamos antes de dormir massajar as costas uns dos outros (a filhota também já adquiriu o hábito). O sono até chega mais rápido.

9 - Viajar - Adoro fazê-lo, porque ao mudar de ambiente, consigo abstrair-me dos problemas e recuperar energias. Por vezes nem é necessário ir muito longe (podemos dedicar-nos a conhecer melhor a nossa cidade), o importante é mudar de ambiente e, segundo os especialistas, fazê-lo várias vezes durante o ano. Cada vez penso mais em investir neste tipo de experiências, em detrimento da acumulação excessiva de objectos. Aliás, está provado que esta é uma das melhores formas de prevenir/superar o burnout (esgotamento físico e mental).

10 - Aprender algo novo - Estou viciada neste tipo de actividade. Posso fazê-lo lendo, participando em formações ou ouvindo quem percebe de assuntos que me interessam. A verdade é que tentar melhorar enquanto pessoa, me faz sentir melhor, que tenho mais controle sobre a minha vida. E isso, sem dúvida, que reduz o stress.

11 - Saborear - Felizmente, esta é uma capacidade que consigo praticar com relativa facilidade. O «saborear» é uma técnica que nos permite perceber o que há de bom à nossa volta (aquele pôr-do-sol maravilhoso, a tua comida favorita, o prazer de ler um bom livro, de dar uma boa risada em família...), apreciar a beleza dos pequenos detalhes, intensificar o prazer do momento e fazer essa experiência durar o maior tempo possível (neste post tenho alguns exemplos concretos do que é «saborear»).

««»»

Estes hábitos fizeram com que hoje seja menos stressada do que era há uns anos atrás, contudo existem hábitos que gostaria de adquirir para controlar o stress:

1 - Praticar exercício físico sem esforço - Já fiz várias tentativas para o conseguir, ultimamente tenho-me esforçado, porque sei que esta prática me acalma. Contudo, sinto que ainda não é um hábito instalado.

2 - Praticar meditação ou visualização criativa - Já pude comprovar que estas actividades são das mais eficazes para controlar o stress. Contudo, ainda não as pratico numa base diária e sinto que se o fizesse, melhoraria significativamente a minha vida.

3 - Gerir os pensamentos - É algo que ainda não sei fazer muito bem (apesar de ter melhorado). Quando ocorrem episódios negativos na minha vida, tenho tendência para ficar a ruminar no assunto. Acabo com insónias e no dia seguinte para além de ter um problema para resolver, ainda tenho cansaço extra. Deveria, sem dúvida, seguir as sugestões descritas neste post.

4 - Gerir as fontes de stress - O.k., o que está nas minhas mãos até tenho gerido (já mudei bastante algumas atitudes, passei a controlar melhor algumas áreas da minha vida e até me afastei de algumas situações realmente stressantes). O problema são as coisas que fogem ao meu controlo, que sinto que poderiam ser resolvidas e não são. Estas situações stressam-me imenso e, honestamente, ainda não aprendi a conviver com isso.

É certo que os anos passaram e ainda não tenho o equilíbrio que gostaria. Mas também estou consciente, de que muita coisa melhorou. Por isso penso que estou no bom caminho.

(Se quiseres saber qual o nível de stress na tua vida, experimenta fazer este teste).

Foto: Moyan Brenn

3 comentários:

  1. Gostei muito...ainda estou longe de conseguir tudo mas alguns desses hábitos já tenho vindo a implementar!!!
    beijinhos
    maria

    ResponderEliminar
  2. Gostei! Obrigada pelo tanto que dá gratuitamente!!! :-)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails