quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cozinhar legumes: manual de instruções

Quem tem acompanhado este blog sabe que tenho tentado introduzir mais legumes na dieta cá de casa.

Mas para ser sincera, tenho de admitir que não os cozinhava da melhor maneira. Tudo me parecia meio insípido (ok, faço uma excepção aos legumes salteados).

Pus-me então a pesquisar receitas e tenho feito descobertas... deliciosas, digamos.

Não pensem que estou a tornar-me vegetariana, mas na verdade, este regime alimentar tem-me surpreendido pela positiva. Nunca imaginei que a comida fosse tão boa. Uns dias uso-a como prato principal e noutros como acompanhamento.

O livro da foto ao lado, tem sido uma grande ajuda. Trata-se de "O Grande Livro da Cozinha Vegetariana". O melhor deste livro é que está muito adaptado à realidade portuguesa, tanto em termos de ingredientes, como em termos de tradição gastronómica. Tem receitas como: legumes à Brás, mas também tem receitas a lembrar outras nacionalidades, como a paella, as pizzas, as lasanhas, o chop-suey e até sushi.

De qualquer modo, também existem receitas deliciosas publicadas na Internet. Querem experimentar? No blog Receitas para a Felicidade! da Mariana Teixeira (um dos meus preferidos e dos primeiros que segui) existem 2 receitas vegetarianas que testei cá em casa (com ligeiras adaptações, mas isso já é mania minha) e que são deliciosas. Espreitem a feijoada de legumes (no meu caso não comprei feijões cozidos, cozi-os em casa e adicionei a água da cozedura) e o rosti de batata e courgette (simples e uma verdadeira delícia).

E é assim! Afinal os legumes podem ser bem interessantes.

Foto: Impala

2 comentários:

  1. Os pratos vegetarianos são também muito saudáveis!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o blog "receitas para a felicidade" e tem receitas muito boas. Obrigada por partilhares:)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails