segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Crianças agressivas

No passado Sábado eu, a Letícia e o meu marido fomos passear a um shopping. Como já é hábito, a minha pequena foi numa correria até um espaço onde as crianças podem brincar.

Estava a Letícia toda entretida com uns miúdos, quando entra uma menina pouco mais velha que ela. Felizmente tenho uma filhota muito sociável, pelo que assim que viu a outra criança, dirigiu-se a ela, chamando-a para brincar. Então não é que a outra a empurrou de modo brusco?!

A Letícia nem ligou e disse-lhe: "Então menina? Anda brincar!", fazendo-lhe uma festinha. Mas a outra ia ficando mais agressiva. A Letícia parecia não perceber o motivo de tal agressividade, pelo que foi dar uma voltinha com os outros miúdos. No entanto, a outra menina começou a correr atrás da minha e a Letícia toda contente, tentou brincar com ela. Até que a outra criança tentou agredir a Letícia. Bem... passei-me! Talvez não devesse intervir, mas o meu instinto protector está acima de tudo, e num tom ríspido disse à criança: "Menina, não é assim que se brinca. Bater não é brincar". Só aí a miúda acalmou, até que passado um bocado... recomeçou. Então a Letícia voltou-se para ela e disse-lhe "Sabes que mais, menina? És má! Vou brincar com os outros meninos" e seguiu divertida a brincar com os outros miúdos. Quanto à outra criança, colocou-se sozinha a bater nos brinquedos, sem interagir com qualquer outra criança. Dos pais, nem sinal... era a única que não estava acompanhada.

Confesso que sinto um certo mal-estar ao lembrar-me desta situação. Primeiro porque não suporto imaginar que alguém seja agressivo com a minha menina, e depois porque me fez confusão o comportamento da outra criança e o facto de estar tão sozinha... dá que pensar. [De notar que passado um bom bocado apareceu um familiar (um pouco rude, diga-se) para ir buscar a criança, mas o que é certo é que me fez impressão estar tanto tempo sozinha... soa-me a família algo disfuncional]. De qualquer modo, consola-me a forma como a Letícia lidou com a situação (na realidade, sinto que fiquei mais stressada do que ela).

6 comentários:

  1. Boa para a Letícia, portou-se como uma senhora!
    Quanto a ti, é normal que a defendas, por isso não stresses por teres intervido, até fizeste bem. Quanto à tua filha, realmente andas a educá-la bem...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. A tua menina portou-se muito bem! Estás de parabéns!

    Quanto á tua intervenção eu teria feito o mesmo. E tambem me faria muita confusão ver uma criança sozinha muito tempo.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    O comportamento da tua menina é reflexo dos valores e educação que tu lhe dás.
    Estás de parabéns por isso..
    Mas se queres que te diga não fico muito surpreendida.. Não te conheço, é certo! Mas daquilo que leio dás ares de uma menina com "cabeça, tronco e membros" (como diz o meu pai)

    Enquanto lia este teu post, a questão que me ia na mente era mesmo esta: "onde estavam os pais / familiares daquela criança?"... Quanto ao resto não tenho comentários possíveis a serem feitos.... enfim...

    Beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  4. Bem da tua menina não ha palavras: Uma Senhora..

    Agora qdo me acontecem coisas do genero tb me custa muito...é pena que existam crianças tao pouco sociaveis, ha uns tempo tb tive um episodio assim num baptizado, enfim, tb faz parte :*

    ResponderEliminar
  5. Por esta é q n esperava, pois sempre ouvi q os opostos se atraem.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails