sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1.º Hábito a adquirir: ingestão diária de chá verde


Lá fora o sol nasce.

Avisto a sua cor quente sair de entre o nevoeiro. Das águas do rio emerge um vapor suave, que me diz que o ar está mais frio que a própria água. No quente da minha casa, tenho uma cafeteira ao lume. Já fervilha. O chá verde está quase pronto.

Têm sido assim as minhas manhãs. Esta é a primeira semana para implementar alguns hábitos, baseados nas aprendizagens que fiz nas férias. E o primeiro hábito que quero adquirir é o de consumir chá verde diariamente.

Porquê consumir chá verde? Quais os seus benefícios?
A primeira vez que li acerca dos benefícios do chá verde foi no (excelente) livro do David Servan-Schreiber, "Anti-Cancro". Assim, como deves de imaginar um dos seus seus benefícios é:

Previnir e ajudar a combater vários tipos de cancro
Como o chá verde é rico em polifenóis, incluindo catequinas (particularmente a EGCG), reduz a formação de novos vasos sanguíneos fundamentais para o desenvolvimento dos tumores e das suas metástases.  Facilita a morte das células cancerosas por apoptose. Também foi demonstrado em laboratório que torna mais eficazes os efeitos da radioterapia nas células cancerosas. Espreita este gráfico do livro de Servan-Schreiver, sobre este último ponto:


Num dos vários estudos sobre o efeito do chá verde sobre o cancro, realizado em Montreal, por Richard Beliveau e a sua equipa, pôde verificar-se que este chá abrandava o desenvolvimento da leucemia, dos cancros da mama, da próstata, dos rins, da pele e da boca. E este é só um dos estudos que aqui refiro, porque há mais.

Desintoxicar o organismo
O chá verde activa as enzimas do fígado que eliminam as toxinas, pelo que é um excelente desintoxicante do organismo.

Retardar o envelhecimento celular
Composto por nutrientes como carotenos, vitaminas C e E, tem um elevado poder antioxidante. Isto impede a acção dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Em consequência a pele mantém a elasticidade e previne-se o aparecimento de rugas.

Combater o colesterol
Um estudo realizado na Universidade do Paraná, Brasil, demonstrou que as pessoas que bebem chá verde têm mais hipóteses de reduzir o nível de colesterol mau (LDL), comparativamente a pessoas que não o ingerem. Claro que este deve ser acompanhado por uma alimentação saudável, pobre em gorduras trans.

Previnir as doenças cardíacas
Graças aos flavonóides existentes no chá, estes previnem a formação de coágulos sanguíneos. Também contribuem para tornar as artérias mais flexíveis, suavizando os impactos das mudanças de tensão arterial. Contudo, para que este efeito seja possível são necessárias três chávenas por dia.

Estimular o emagrecimento
O chá verde é composto por substâncias que aceleram o metabolismo, favorecendo o gasto de energia e a queima de gorduras. Claro que este efeito implica várias canecas de chá por dia (um estudo refere cerca de 4 a 5 chávenas - mais que isso também não), e o consumo diário pelo menos durante três meses.

Fortalecer o sistema imunitário
A composição do chá verde (polifenóis, vitaminas C, K, B1 e B2, potássio, manganês e ácido fólico) também reforçam o sistema imunitário, prevenindo doenças e ajudando no combate às agressões externas.

Ajudar no combate da depressão
Por último, constatou-se que as pessoas que consomem chá verde têm menos 44% de probabilidade de sofrer de depressão. Isto tem a ver com a theanina, um aminoácido presente no chá verde, que tem um efeito tranquilizante. Contudo, para que esse efeito se evidencie é necessária a ingestão de 3 a 4 chávenas de chá diariamente.

O que ainda tens de saber sobre a ingestão de chá verde:
- Parte das propriedades do chá verde, perdem-se quando são consumidos em saquinhos industrializados. É preferível comprar sacos maiores com as folhas;

- O chá verde tem de ser deixado em infusão pelo menos entre 5 a 10 minutos, para que as catequinas sejam libertadas;

- Deve de ser consumido no máximo até 1 hora depois de ter sido feito. Isto porque perde os seus polifenóis após 1 ou 2 horas. (É pena, mas a ideia de levar uma garrafa de chá para o trabalho não é viável);

- É preferível deixá-lo arrefecer um pouco e beber com palhinha. Assim, evitamos manchas nos dentes;

- É melhor consumi-lo durante a manhã, isto para que a sua cafeína (ou teína), não afecte o sono;

- Tal como o café, não deve ser consumido logo após as refeições, isto porque a teína dificulta a absorção de ferro e vitamina C (provenientes de outros alimentos), pelo organismo. O ideal é esperar pelo menos um hora depois de uma refeição, para consumir o chá;

- O ideal é bebê-lo sem açúcar de cana, ou então usar um adoçante mais saudável;

- Não se deve adicionar leite ao chá verde, pois o primeiro neutraliza a sua acção antioxidante;

- Não devemos exagerar no consumo diário desta bebida, deste modo o que é benéfico, pode tornar-se prejudicial. O máximo a ingerir pode ser aproximadamente 1 litro por dia.

Quando é que o chá verde é contra-indicado?
Apesar de ser uma bebida tão benéfica, pode ser perigosa em certas situações. Assim, não devem de consumir chá verde, as seguintes pessoas:

- grávidas ou lactantes - pode provocar ou agravar vómitos e náuseas. Pode igualmente afectar o sistema nervoso do bebé e afectar gravemente os níveis de ácido fólico na grávida;

- pessoas hipertensas, com problemas cardíacos ou sensíveis à cafeína - devido à presença de teofilina no chá verde, este tem um grande poder estimulante. Pode levar ao aumento de tensão arterial, arritmias ou taquicardia;

- pessoas que sofrem de hipertiroidismo - como o chá verde acelera o metabolismo (o que é benéfico para queimar gordura), acaba por ser prejudicial para este tipo de pessoas, que em virtude da doença já têm o seu metabolismo acelerado;

- doentes com gastrite ou outros problemas de estômago - isto porque a composição do chá verde pode causar alguma irritação a estômagos mais sensíveis;

- quem toma medicação rotineiramente para alguns problemas de saúde - o chá verde interfere com a acção de alguns medicamentos, nomeadamente para a hipertenção, glaucoma e doenças psiquiátricas.

Em suma, na dúvida, é sempre melhor perguntar ao médico se se pode ou não tomar chá verde.

««»»

Obviamente, que apesar do chá verde ter grandes benefícios para a saúde,
a sua combinação com outros alimentos saudáveis,
aumenta radicalmente a probabilidade de melhorarmos a nossa saúde em geral.

Mas há que dar o primeiro passo. E podemos começar com o chá verde.

Foto: Parker
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

9 comentários:

  1. Olá!
    Costumo comprar saquetas de chá verde com baunilha ou chá verde com laranja e gengibre, muito saborosos! Não promoverão o mesmo efeito benéfico na saúde?

    Antecipadamente grata pela explicação.

    Votos de um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lua,
      Segundo o que li, infelizmente não, porque perdem parte das suas propriedades.
      Beijos e bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. Olá Mafalda!
    Sou sua leitora assídua há muito tempo. Adoro o que escreve e a forma como encara a vida. É um cantinho muito reconfortante.
    Este, definitivamente, vai ser um novo hábito que irei adquirir. Beber uma caneca de chá verde ao início do dia!
    Obrigada pela sua partilha e pela sua forma de estar tão inspiradora!
    Um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Que post tão enriquecedor Mafalda!!
    Muito obrigada pela partilha!!
    Embora goste e já beba chá verde há alguns anos ainda aprendi algumas coisas sobre ele que desconhecia!!
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente faço parte do grupo de pessoas que não deve beber chá verde: estou a amamentar e tendo tendência para anemia. É uma pena porque adoro e o que é feito cá nos Açores também é bastante bom.

    ResponderEliminar
  5. Olá boa tarde,
    Acompanho o seu blogue a bastante tempo. A minha opinião sobre o chá é que adoro quase todo tipo de chás.
    Todos os dias bebo um copo de chá verde ou preto fermentado ( kombucha). Desde os 12 anos que sofro de uma gastrite nervosa crónica e hoje aos 37 e depois de 1 ano com uma alimentação probiotica deixei de tomar medicação. Não sou vegetariana mas como sou praticante de yoga e budismo estou mt perto disso. Gosto mt do seu blogue e já aprendi mt por vir cá ler os seus artigos. É primeira vez que escrevo pois a timidez me acompanha desde tenra idade. Tudo de bom saúde e felicidade.
    Tc

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente não posso beber chá verde, faço taquicardia. Tenho pena porque tem muitos benefícios.
    Gosto muito do seu blog, tem-me ajudado muito a conseguir mudar certos aspectos da minha vida que ainda não tinha tido coragem. A Mafalda tem sido uma inspiração para mim! Beijinhos.
    Sandra F.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Mafalda
    Já conhecia alguma coisa sobre o chá verde, mas com este post tão enriquecedor fiquei ainda mais elucidada.
    Boa partilha e este comentário aqui em cima diz também muito do que penso do teu blog minha querida .
    És uma inspiração sim e iluminas muitas vezes os meus dias
    bj grande
    Lulu

    ResponderEliminar
  8. Estamos sempre aprender Mafalda :)
    Interessante este artigo, já conhecia algumas coisas outras não, mas sempre tive algumas dúvidas com o "bem ou mal" do chã verde. Agora fiquei esclarecida :) Eu como tenho alguns problemas de estômago prefiro não tomar. Mas quem "poder" faze-lo, aconselho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails