sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Esquemas de organização

No último ano comecei a utilizar «esquemas de organização». Estes são desenhos representativos das várias áreas da casa, onde descrevo os objectos que guardo em cada uma delas.

Mas quais os objectivos dos «esquemas de organização»?
- Evitar a multiplicação/acumulação de objectos por várias áreas da casa (assim ficam concentrados num só lugar);
- Evitar a desarrumação, uma vez que cada objecto tem o seu lugar respectivo;
- Lembrar-me, muito rapidamente, dos locais onde guardo os objectos que não uso no dia-a-dia (ex.: caixa com decorações de Natal);
- Evitar perder tempo precioso à procura de determinado objecto.
 
Tenho os meus «esquemas de organização» num pequeno caderninho.
 
Aqui está o «esquema do roupeiro»:
 
 
 
Já tinha explicado como organizei o meu roupeiro neste post. De qualquer modo, é muito mais fácil olhar para este desenho e identificar onde tenho as coisas, do que ir procurar no lugar (no meu roupeiro até é fácil, porque está organizado) ou ler o extenso texto do post.
 
Agora um aspecto positivo, que não tem a ver com este post. Reparaste como, após a organização do meu roupeiro, fiquei com áreas absolutamente livres? Há uns anos atrás, acharia impossível...
 
Eis agora, parte de uma divisão (neste caso do sótão), a que chamo «área de organização»:
 
 
O meu sótão foi remodelado, para ser transformado no escritório. Assim, deixámos apenas uma pequena área ao fundo, a que chamo «área de organização». Lá guardo objectos... bem... que não sabia muito bem onde os colocar. Caixas de electrodomésticos ainda na garantia (sei por experiência própria que são necessários em caso de avaria), materiais de construção, alguns objectos que a Letícia já não usa (mas que ainda deverão ser utilizados) e objectos de uso sazonal (a árvore e decorações de Natal).
 
Quero fazer esquemas da minha casa toda. Resultam mesmo.
 
Fotos: Mafalda S. - Esquemas de organização

3 comentários:

  1. Estes esquemas ajudam mesmo muito, posso comprovar. E ajudam ainda mais na planificação de projecto que queremos fazer e que leva algum tempo e dinheiro. Faz-nos pensar melhor nas escolhas e a gastar menos.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá! As caixas dos electrodomésticos são mesmo necessárias? Pergunto isto porque ando a mudar as minhas coisas de enxoval para a minha casa nova e pus as caixas dos electrodomésticos no ecoponto...mas guardei todos os papeis de garantias e manuais. Por acaso nunca me aconteceu pedirem-me caixa para questões de garantia (por ex. em Worten ou Media Markt)...agora fiquei a pensar se não fiz asneira :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive um problema com uma box (daquelas da Meo) e tinha deitado a caixa desta fora. O problema é que a caixa tinha um código qualquer do produto e deu-me algumas chatices por não o ter. De outra vez um produto teve de ser devolvido e teve de ser na caixa. De qualquer modo, pelo menos a 1.ª situação acabou por se resolver sem a caixa, por isso fica descansada. Não há-de ser grave....

      Beijo

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails