quarta-feira, 10 de julho de 2019

Livros que melhoraram a minha vida #2


Desde que me conheço que adoro livros. O cheiro das suas páginas, o grafismo e, sobretudo, as suas palavras. Palavras essas que me transportam para um universo alternativo - onde tantas vezes sou feliz. Onde nem sinto o tempo passar. Mas também palavras que ensinam. Que me mudam para melhor. Que me ajudam nesta caminhada que é a vida.

Há 6 anos atrás escrevi um post sobre os "livros que melhoraram a minha vida". Li uma série de outros livros entretanto, e creio que é chegada a altura de actualizar este post. Alguns livros mantiveram-se na lista, por terem sido marcantes e continuarem a sê-lo. Mas também há (muitas) novidades...

Um livro sobre felicidade

O "Como ser Feliz" de Sonja Lyubomirsky (falei dele aqui) é um daqueles que se mantém na lista. É, sem dúvida, um dos livros mais marcantes da minha vida. Com ele aprendi que tenho 40% de hipóteses de ser mais feliz. Para tal posso realizar actividades que a ciência provou que nos fazem mais felizes (actividades essas descritas no livro).






Livros sobre hábitos dos países mais felizes do mundo

Com o "O Livro do Hygge" de Meik Wiking (falei dele aqui) percebi como a filosofia dinamarquesa baseada no Hygge pode contribuir para a felicidade.

Tentei recriar momentos destes - acolhedores e reconfortantes - numa base diária. Basta apreciar as coisas simples da vida: assistir ao nascer e pôr-do-sol; acender umas velas ao serão; ler embrulhada numa mantinha...







"Thrive", de Dan Buettner, deu-me a conhecer os hábitos dos moradores de alguns dos lugares mais felizes do mundo. Foi através dele, que li pela primeira vez, sobre o hygge dinamarquês. É difícil replicar todos os hábitos, mas alguns já fazem parte da minha vida.






Livro sobre estratégia para gerir o stress e aumentar o bem-estar

A estratégia do Shinrin Yoku foi uma descoberta recente na minha vida - no ano passado, para ser mais precisa. Comecei a praticar e... apaixonei-me completamente.

Traduzido à letra Shinrin Yoku significa «banho de floresta. Trata-se de uma terapia que usa o poder terapêutico da Natureza para prevenir ou reduzir o stress. Permite-nos relaxar através da sincronização com a floresta - enquanto absorvemos as suas vistas, os cheiros e os seus sons.

Encontrei a inspiração no livro "Shinrin Yoku" de Yoshifumi Miyazaki (falei dele aqui). Só de folhear um livro com imagens tão bonitas, já ficamos mais relaxados.



Um livro com estratégias para melhorar o bem-estar emocional

"O Livro das Pequenas Revoluções" de Elsa Punset (falei dele aqui) reúne 250 exercícios para melhorar o nosso bem-estar emocional. Traz sugestões para enfrentar o stress e a ansiedade, nos protegermos das emoções e ambientes tóxicos, para gostarmos mais de nós, para enfrentarmos os medos, para sermos mais felizes, etc. É um livro incrível, quando utilizado na prática. Eu ainda hoje ando a realizar os seus exercícios e sinto-me sempre melhor depois de o fazer.


Biografias inspiradoras

Ultimamente tenho lido bastantes biografias. A verdade é que eu vejo estas pessoas como uma inspiração. Os seus exemplos de persistência e superação, inspiram-me a lutar pelos meus próprios sonhos.

Gosto particularmente das biografias da foto. 

"A Sabedoria da Oprah" de Lisa Ashton, não é uma biografia convencional. Nesta são relatados vários episódios da vida de Oprah, mas foca-se mais nas lições que ela foi aprendendo. Pessoalmente admiro muito a Oprah, pois tinha tudo para dar errado e ainda assim, conseguiu superar-se de uma maneira surpreendente. Quem imaginaria que uma miúda pobre, filha de pais separados, negra numa América racista, vítima de violência doméstica e abusos sexuais, com uma gravidez na adolescência, com problemas de peso e deprimida (grande lista!), chegaria onde chegou? Ela é a prova viva de que, quando nos empenhamos, os sonhos podem concretizar-se...

No livro "Rainha D.ª Amélia - Uma Biografia" de José Alberto Ribeiro, conhecemos uma história quase oposta, de quem nasceu num berço de ouro. Ainda assim, a vida dela foi tão cheia de problemas, que me admira como não sucumbiu à tristeza. Mas não... era uma mulher admirável! O seu lema de vida era a «Esperança» e isso diz tudo. Ao invés de ficar amargurada, focava-se naquilo em que podia agir (na educação dos filhos, nos deveres de rainha, em actividades solidárias, na companhia dos amigos, na arte, etc.). Um exemplo do seu carácter: foi ela quem ofereceu uma bolsa de estudo para a primeira mulher que frequentou a Universidade de Coimbra. (Falei um pouco mais da D.ª Amélia, neste post).

O livro "D. Fernando II" de Maria Antónia Lopes marcou-me, talvez por considerar D. Fernando uma pessoa fascinante (e não, não sou monárquica). Em primeiro lugar, só o facto dele ter mandado plantar uma floresta inteira em Sintra, deixa-nos uma lição: a de que é possível transformar o inóspito em belo, aumentar a biodiversidade, transformar o clima em algo mais húmido e fresco... O rei foi um ecologista, mesmo sem o saber! Para além disso, foi alguém muito à frente do seu tempo. Casou por amor 2 vezes e foi um excelente marido (mesmo que no 2.º caso, o facto de ele ter casado tivesse sido um escândalo - ainda assim, preocupou-se mais em ser feliz, do que em seguir «o rebanho». Curiosamente este «rebanho» não se importaria se ele fosse só amante... mas casar 2.ª vez?... que escândalo!). Tinha uma visão política progressista e a meu ver incompreendida. Ainda bem jovem, não se ficando pelas palavras, agiu activamente para a construir, para além do parque, o lindíssimo Palácio da Pena. O seu fascínio pela arte e pelo belo, fê-lo defender o património do nosso país. Um exemplo, pois apesar de todas as críticas e intrigas ao seu redor, conseguiu lutar pelos seus ideais.

A última biografia inspiradora é a "Becoming. A Minha História" da Michelle Obama (falei dele aqui). Novamente um livro em que cada vivência se transforma numa lição. Novamente alguém cuja vida poderia muito bem seguido por maus caminhos (a Michelle cresceu num bairro problemático), mas que com o seu empenho, conseguiu concretizar uma série de sonhos. Constatei como o amor da família e a educação, podem fazer a diferença. Tive mais noção de situações de racismo, de que anteriormente não me apercebia. E achei inspiradora a forma como ela lida com as suas fraquezas, gafes, inseguranças e críticas injustas.

Livros sobre educação e parentalidade positiva

Eis o segundo livro que havia referido em 2013 e que vou manter na lista. Este é inclusive o meu livro favorito do Dr. Phil McGraw: "A Família em Primeiro Lugar. O plano, passo a passo para criar uma família feliz." (falei dele aqui). Foi neste livro que me inspirei, para realizar actividades que criassem lembranças felizes aos meus filhos. Mas também me inspiro para lidar com as birras, fomentar a sua auto-estima, transmitir-lhes os meus valores e ajudá-los a alcançarem o seu melhor.

Tenho pena de não ter conhecido os livros do pediatra Mário Cordeiro, logo quando engravidei da minha filha. Ainda assim, a leitura dos seus livros inspira-me a ser melhor mãe, acalma-me quando há problemas e orienta-me (porque não nem sempre o instinto é suficiente).

Tenho 3 livros dele:
- "1333 Perguntas para Fazer ao Seu Pediatra" - Com aquelas dúvidas que queremos colocar ao pediatra (sobre alimentação, sono, desenvolvimento, etc.). As questões vão desde o nascimento até à adolescência.
- "O Grande Livro dos Medos e das Birras" - O nome diz tudo. É uma ajuda preciosa para saber lidar com as birras nos mais diversos contextos.
- "Educar com Amor" - Um guia que nos ensina a educar crianças felizes e equilibradas, cheio de exemplos práticos. Só para perceberes como é inspirador, vou dizer-te o nome de dois dos capítulos do livro: "As qualidades humanas que devemos ensinar aos nossos filhos [empatia, coragem e dignidade, partilhar, honestidade, altruísmo, responsabilidade]" e "Como ensinar a criança a ser alegre".

O "Educar para a Felicidade" da Dr.ª Christine Carter (falei dele aqui) foi o primeiro livro que li sobre parentalidade positiva. Está cheio de sugestões práticas, para ajudarmos os nossos filhos a serem felizes. A autora, uma investigadora da felicidade na Universidade de Berkeley dos EUA, influenciou-me tanto, que cheguei a fazer um curso dela à distância (tinha a ver com o cumprimento de objectivos e resoluções).

O último livro relacionado com parentalidade positiva, que quero mencionar aqui, é o "Pais à Maneira Dinamarquesa " de Jessica Alexander e de Iben Sandahl (falei dele aqui). No livro, as autoras justificam a felicidade dinamarquesa, com a forma como são educados na infância. 

Pessoalmente, identifico-me (imenso) com a educação dinamarquesa - entre outras coisas, a aposta na brincadeira livre, a preferência por um clima de cooperação em vez de competição e crítica, a criação de momentos hygge, etc., etc. 

Livros sobre organização e gestão de tempo
Este ano já estou a ler o livro d' "O Método Bullet Journal" de Ryder Carroll pela segunda vez... A primeira foi para ler mais aprofundadamente e sublinhar as passagens importantes. A segunda, estou a fazê-la de momento, para criar um esquema do meu próprio BuJo (diminutivo de Bullet  Journal), mas aproveitando as ideias mais interessantes do livro. (Prometo que depois deste trabalho farei um post no blog).

Na realidade eu já uso o BuJo há uns anos, um método que consiste em personalizar um caderno, adaptando-o às nossas necessidades, com o intuito de organizar o presente e programar os objectivos que queremos alcançar no futuro. Vai muito além da simples agenda, pois tanto pode servir para programar as tarefas diárias, como para registar os livros lidos, monitorizar um hábito que queremos adquirir, organizar as limpezas da casa, registar o que aconteceu de relevante na nossa vida (transformando-se também num diário), planear uma viagem, etc., etc. Este foi, até hoje, o método de organização e gestão de tempo que resultou melhor comigo! E depois de concluído, transforma-se num registo interessante daquela época da nossa vida.

O livro "Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida" da Marie Kondo (falei dele aqui), que nos ensina a destralhar e a organizar a casa, foi uma verdadeira inspiração na minha vida. Surgiu justamente quando iniciei o meu «plano para o destralhamento total da casa», pelo que pude aplicar grande parte das técnicas do livro. Devo dizer que nunca um destralhe tinha sido tão eficaz e, o sentimento de realização (e até de felicidade) foi indescritível.




Livros para promoção da saúde
O "Anti Cancro" de David Servan-Schreiber (falei dele aqui) fez com que mudasse um série de hábitos na minha vida. Posso dizer que, só depois de o ter lido, passei a consumir alimentos orgânicos (sempre que consigo encontrá-los, pois onde vivo, nem sempre é fácil...) e a usar produtos de higiene, beleza e limpeza ecológicos.

O autor, sempre baseado em estudos científicos, analisa os casos de pessoas que passaram por este problema e ainda assim conseguiram sobreviver. Fala em detalhe, do que pode causar ou ajudar a prevenir a doença, sugerindo uma série de mudanças no estilo de vida.

Li, no ano passado, "Uma Casa Mais Saudável, Uma Família Mais Feliz" de Marcelina Guimarães e Miguel Fernandes (falei dele aqui). Este livro, na área da geobiologia («medicina do habitat») fala do impacto do lugar onde vivemos (meio ambiente e construção) na nossa saúde. Apresenta sugestões para tornar esses lugares, dentro dos possíveis, mais saudáveis. 

Há por exemplo radiações naturais (ex.: gás radão) e artificiais (ex.: antenas, linhas de alta tensão, electrodomésticos...) que influenciam a saúde. Os autores mostram como contornar estas e outras situações (sempre baseados em estudos científicos).

Livro sobre finanças pessoais
O último livro que mantenho da lista anterior: "A Economia Lá de Casa" de João Martins.

Na verdade li vários livros sobre o tema, mas foi este que fez o click. Nele encontrei a inspiração necessária (ou seja, ideias práticas) para me livrar do crédito habitação muito antes da data prevista.

Livros sobre ecologia e vida sustentável
O "Minuto Verde" da Quercus (falei dele aqui), é um daqueles livros que toda a gente deveria ler (e reler). Tem cerca de 200 recomendações, que podemos pôr em prática, em prol do ambiente.

Este livro mudou-me completamente e fez-me rever as minhas atitudes. Só após a sua leitura, percebi verdadeiramente coisas como a importância de não deitar o óleo pelo esgoto abaixo, porque "(...) apenas um litro de óleo alimentar usado pode contaminar um milhão de litros de água". Confesso que não tinha a mínima consciência disso. Hoje muito do que faço, devo -o a esse livro.
Esta foi a minha mais recente descoberta, verdadeiramente transformadora: "A Sexta Extinção" de Elizabeth Kolbert (um livro que ganhou o Prémio Pulitzer e é recomendado por personalidades como Yuval Noah Harari, Al Gore, Bill Gates e Barack Obama).

Este livro de divulgação científica, explica com uma clareza incrível, as provas que existem das 5 extinções em massa que ocorreram no passado e daquela que o Ser Humano está a provocar actualmente. A autora não só fala da investigação de vários cientistas, como ela própria foi verificar in loco, as provas daquilo que escreve.

Muito triste saber que mais de um quarto de todos os mamíferos estão em vias de extinção, tal como 40% dos anfíbios, um terço dos corais e dos tubarões, um quinto dos répteis e um sexto das aves.

Se este livro não mudar mentalidades, não sei o que mudará...

Livros sobre espiritualidade
Sou um pouco contraditória no que respeita à espiritualidade. Acredito num Ser Superior, mas não em religiões. 

Nas várias bíblias com que me deparei, mudavam sempre uma ou outra passagem, consoante a religião (e atenção, porque por vezes basta uma alteração numa vírgula, para alterar todo o sentido da frase).

Até que chegou a Bíblia traduzida por Frederico Lourenço, com a qual me identifiquei de imediato (tenho o volume I e o volume III). Esta vem repleta de notas informativas e conteúdo histórico, é vista como um objecto de estudo, com o intuito meramente académico. É isso que me cativa, pois parece-me uma visão mais isenta. (Nota: Ao todo serão publicados 6 volumes. Até à data, o autor publicou também o volume II e o volume IV, Tomo I).


O livro "Provas da Vida Depois da Morte" de Jeffrey Long e de Paul Perry (falei dele aqui), apresenta um estudo que abrangeu pessoas - de diversas etnias, idades e culturas, por todo o mundo - que passaram por experiências de quase morte (EQM).

O investigador, o Dr. Jeffrey Long, cresceu numa família ligada às ciências (o seu pai chegou a ser nomeado para um prémio Nobel). Ele próprio enveredou pelo mundo da medicina e após vários anos de investigação, passou de descrente a alguém que acredita que existe algo mais para além da morte. O livro apresenta 9 provas disso (uma por capítulo), a interpretação das mesmas, relatos de quem passou por isso, análise estatística de casos, a descrição dos argumentos dos cépticos e a sua contraposição, com justificações para cada um deles.

Este livro foi (vá, continua a ser) importante na minha vida, pelas perdas que já sofri e pelo que já assisti trabalhando num Lar de Idosos. Deu-me esperança de que pode haver algo mais, num outro plano... 

Livro de receitas saudáveis


O livro "Natural - O Grande Livro da Cozinha Vegetariana" da Joana Alves (falei dele aqui) trouxe-me informação importante sobre nutrientes, alimentos que devemos ter na despensa, superalimentos... ou seja, de tudo um pouco para termos uma alimentação mais saudável.

Eu não sou vegetariana, mas incluo semanalmente na minha ementa, várias refeições do género. Por outro lado, sou esquisita, nem sempre as refeições ditas saudáveis, me agradam em termos de sabores. Este foi um livro que me surpreendeu a esse nível. Pois para o meu gosto pessoal, até agora, as receitas que fiz têm-me agradado bastante.


««»»

Espero que tenhas gostado desta lista. Para mim, foram livros transformadores, que moldaram a pessoa que sou hoje. 

Quem sabe o que o futuro me reserva? Ansiosa por descobrir, algures no folhear de novas páginas... ou até nestas, que me marcaram tanto.

E tu? Tens algum livro que te marcou profundamente, que melhorou a tua vida? Se tiveres, partilha comigo.

Fotos: 1.ª: Engin Akyurt; restantes: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. Tenho dois livros que me ajudaram numa altura difícil da minha vida e que por isso, considero-os muito importantes. Um é o "Ser Feliz porque sim" e outro é "Limpeza de consciência em 21 dias"! Já os li e reli, e de vez em quando gosto de dar uma vista de olhos. Para além destes tenho muitos outros que adorei, alguns até referiste aqui. Mas estes foram uma ferramenta muito importante em tempos difíceis 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas sugestões!
      O primeiro que falas também está na minha estante, mas o segundo desconhecia. Fui ler o resumo e fiquei super-curiosa...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Excelente, apesar de ir mais para as biografias e filosofia:-) mas são sugestões oprimas , obrigado!!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails