quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Um livro para uma casa mais saudável e feliz

Há algum tempo que um livro não me surpreendia tanto, como este: "Uma casa mais saudável, uma família mais feliz" de Marcelina Guimarães (arquitecta) e Miguel Fernandes (geógrafo). E surpreendeu, pela quantidade de informação que eu própria desconhecia.

Trata-se de um livro na área da geobiologia ou «medicina do habitat», que estuda o impacto do meio ambiente e das construções na saúde e aplica esse conhecimento na edificação ou reestruturação de espaços, para os tornar mais saudáveis. 

Apesar de em alguns países ser prática comum, ter em conta os factores que tornam uma casa saudável (por ex. na Alemanha, França, Suíça, etc.) em Portugal ainda há um enorme desconhecimento sobre o tema. Conclusão: nem sempre vivemos ou trabalhamos nos edifícios mais saudáveis...

Contudo, ao longo do tempo efectuaram-se diversos estudos (expostos no livro), que conseguiram associar determinadas patologias (especialmente cancro) com a exposição a elementos nocivos para a saúde. Cito a conclusão de um desses estudos, feito na Polónia, sobre a relação de radiações terrestres com mais de 5000 casos de cancro na localidade de Stettin: "Após a sua investigação às 2908 habitações, descobriu que todas as camas das 5348 pessoas falecidas, com cancro, nessas habitações estavam sob forte influência de radiações terrestres."

Os autores não falam obviamente só de radiações terrestres. Este foi só um exemplo. Ao longo do livro abordam, entre outros, os seguintes temas:
- A evolução do habitat e o seu impacto na saúde;
- O que é, para que serve e exemplos de investigações da geobiologia ou medicina do habitat;
- Factores associados à habitação que influenciam a saúde (a envolvente e factores de ordem ambiental; radiações naturais [por ex. gás radão - inclui um mapa com as concentrações deste gás em Portugal Continental] e artificiais [instalações eléctricas, electrodomésticos, linhas de alta tensão, telemóveis, antenas, etc.]; qualidade do ar; conforto acústico, lumínico e térmico; desenho bioclimático; água e instalações hidráulicas; materiais de construção e decoração; plantas naturais);
- As radiações e a saúde (efeitos sobre a saúde; sintomas e doenças mais comuns);
- 10 mandamentos para algumas divisões da casa (o quarto, a sala e a cozinha );
- A arquitectura saudável.

É óbvio que o ideal seria ler este livro antes de construir uma casa. Contudo, o mesmo dá soluções para minorar os factores negativos a que possamos estar sujeitos, em espaços já edificados.

Para cada tema do livro, os autores têm um resumo no final do que é mesmo proibido, do que devemos evitar e do que é obrigatório. Se há coisas que só um técnico especializado consegue medir ou tratar, na maioria dos casos há pequenas mudanças que nós mesmos podemos efectuar. Vou dar 1 exemplo de um destes resumos, sobre o tema "radioactividade ambiental e gás radão". Os autores dão várias sugestões, mas aqui vou exemplificar só com uma:
"Proibido - Permanecer ou pernoitar em habitações de férias/fim-de-semana, que estão fechadas por largos períodos de tempo, sem um arejamento prévio de 15/20 minutos;
EvitarDecorar espaços interiores com granitos, xistos/ardósias e basalto;
Obrigatório - Construir e decorar os espaços com materiais não radioactivos, tais como madeira, bambu, mármore, pedras calcárias, cortiça, etc." 

O livro está realmente muito interessante. Agrada-me sobretudo a base cientifica por detrás de cada tema. Estou certa que pode não só ajudar-nos a ter mais saúde, como pode salvar vidas. Descobri também que tenho uma data de coisas para melhorar cá por casa...

Foto: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails