sexta-feira, 5 de julho de 2019

Uma boa notícia para o ambiente! Portugal vai ter mais ciclovias.


Em criança andava bastante de bicicleta... todos, mas todos os dias. As ruas, com excepção da Estrada Nacional, estavam vazias de automóveis e podíamos andar por ali à vontade.

Entretanto, o tempo foi passando e na minha adolescência quase toda a gente começou a ter carro (inclusive o meu pai, que só teve nessa altura). Começou a tornar-se mais complicado, para circular à vontade naquelas ruas. Ainda assim, nas férias, eu e uma amiga, fazíamos de Segunda a Quinta-feira 7 km numas estradas mais alternativas - que atravessavam o campos de milho, de girassóis ou de sobreiros. 

Entretanto mudei para a cidade e, aqui, nem me atrevo a andar (quanto mais deixar os meus filhos...). Isto porque há muito trânsito e apenas 2 ciclovias bastante pequenas. Se quiser sair de casa até às ciclovias, tenho de levar as bicicletas no carro (e este só transporta 1 ou 2 bastante pequenas). Quando os meus filhos querem andar de bicicletas (sim, ensiná-mo-los a andar logo bastante pequenos), tenho de ir de carro até um lugar seguro.

Uma das 2 ciclovias da minha cidade. Encontra-se à esquerda, na foto.

Agora imagina a minha cara de felicidade quando li no Público que o governo pretende construir até 2030, mais 8.000 quilómetros de ciclovia. Que boa notícia para a saúde das pessoas e para o meio ambiente! 

Presentemente existem somente 2.000 quilómetros de ciclovias (podes consultar a lista aqui). Mas, desta forma, numa década passaremos a ter 10.000.

Eu acredito que quando são criadas condições, as pessoas começam a melhorar os seus hábitos. A ciclovia da foto é bastante curta e pouca gente anda lá de bicicleta (é que não é fácil transportá-la até lá). Ainda assim, as pessoas aproveitaram aqueles passeios e o parque que foi criado para fazerem caminhadas. Antigamente, era raro ver pessoas de fato de treino em caminhadas pela cidade. Agora é algo que vemos diariamente! Em grupo ou a solo, muitas pessoas o fazem.

Irão ser implementadas mais de 50 medidas para promover o uso da bicicleta em Portugal. Acredito que é um ponto de viragem no nosso país... para melhor! 😊 

Fotos: 1.ª Renate Granade; 2.ª Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails