terça-feira, 6 de julho de 2021

"Calm" - um livro para acalmar a mente


Ultimamente tenho lido dois livros por dia. Um mais leve, pela manhã - que me inspire e encha de energia positiva. E outro, de leitura mais densa, que vou lendo em pequenas pausas ao longo do dia e antes de deitar. Por exemplo, esta semana terminei a leitura do livro "Calm" (a minha leitura matinal) e de "Sapiens. História Breve da Humanidade".

Começar o dia com leituras destas, dá-nos outro ânimo para o resto do dia. Pessoalmente senti-me mais calma, positiva e com mais motivação para alcançar os meus objetivos. E acredito que se o tivesse lido em pequenas pausas ao longo do dia, teria sido uma lufada de ar fresco, um alívio mental no meio da azáfama diária.


"Calm" escrito por Michael Acton Smith (fundador de marcas como a Mind Candy e a Moshi Monsters, co-fundador da aplicação Calm) é um livro que a cada página transmite calma e serenidade. 

Um exemplo disso, são as páginas que iniciam cada capítulo, como o exemplo na foto. 

O objetivo do livro é justamente ensinar-nos a lidar com o stress, através da calma (o que envolve uma série de sugestões práticas, nomeadamente, o mindfulness e uma espécie de diário de gratidão). Sobre o livro, o autor refere:

"Ele foi concebido para o inspirar a desenvolver hábitos calmos
que o irão ajudar a prestar atenção à sua vida:
a fazer uma pausa, a apreciar a alegria e a beleza que o rodeiam,
a tentar viver no presente."


Cada capítulo aborda um tema específico, começando com uma introdução sobre o assunto (o que inclui algumas dicas e informação baseadas em estudos científicos).

São vários os temas abordados e, dentro destes, são sugeridas atividades para conseguirmos adotar hábitos calmantes. Eis os temas e alguns exemplos de atividades:
  • Natureza 🌿 (ex.: meditação na Natureza, ler poesia, serenidade através dos aromas, etc.); 
  • Sono 😴 (ex.: ideias para um quarto mais acolhedor, alongamentos calmantes, regras do sono profundo, etc.); 
  • Viajar 🚲 (ex.: meditação em viagem, fazer caminhadas, como ter uma viagem feliz, etc.); 
  • Relacionamentos 💕 (ex.: desligar o telemóvel, a árvore do amor, lista das pessoas que nos fazem mais felizes, etc.); 
  • Trabalho 👨‍💻 (ex.: fechar os olhos e imaginar o local de trabalho perfeito, exercícios para combater a ansiedade, 25 formas de fazer uma pausa, etc.);
  • Crianças 👧🏻 (ex.: o frasco da mente - para ajudar os filhos a compreenderem como uma mente mais calma pode ajudá-los, antes de dormir pedir à criança para enumerar 3 coisas que a fizeram feliz [tem piada porque eu fazia isto com a minha filha, quando ela era pequenina], criação de personagens através do desenho, etc.); 
  • Criatividade 🎨 (ex.: livros para colorir, meditação da criatividade, criar um mapa mental, etc.); 
  • Alimentação ☕️ (ex.: o ritual do chá, comer com consciência plena, comida reconfortante para saborear, etc.). 

Várias das atividades sugeridas, são explicadas em detalhe, como esta da “Meditação na natureza”.


Noutras, são explicados os seus benefícios e dadas sugestões para as conseguirmos praticar com mais frequência.


Em algumas páginas são dadas várias dicas em simultâneo. Na foto acima, por exemplo, estão parte de 25 sugestões para conseguirmos fazer uma pausa.


Há que dizer que o livro está repleto de imagens relaxantes. 

Ai, ai... também as fotos que tirei do livro foram à beira-mar, mas em 2019, quando estávamos longe da loucura que têm sido os últimos tempos. OK, foi só um aparte...


Também encontramos uma série de citações inspiradoras.


Por último, no fim de cada capítulo o autor incluiu 2 páginas para fazermos uma espécie de diário de gratidão. Isto porque a escrita poder ser terapêutica. Confesso que não usei estas páginas, pois já uso o meu Bullet Journal para o efeito. Mas confirmo, que este tipo de escrita é realmente muito positivo.

Bom, mas não há bela sem senão. E com pena minha há um detalhezinho que me chateia neste livro: a falta de índice. A sério, não entendo a ideia de não o colocar, porque facilita imenso na localização dos assuntos. Vá-se lá entender...

Mas de resto, adoro este livro! Sinto-o como uma pausa no ritmo alucinante que levamos. A ideia é que adotemos uma postura mais tranquila, com a introdução de hábitos relaxantes no nosso dia-a-dia. E este livro, sem dúvida que ajuda.

Parceria: Wook - Significa que se comprares através de links direcionados ao site da Wook, estarás a ajudar o blog. Isto porque uma pequena comissão das tuas compras, reverterá em descontos nas nossas aquisições de livros. Desde já, obrigada!

.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Muito bom. Tudo o que for da natureza, que seja leitura, musica ou um passeio, é muito enriquecedor! :)
    -
    Sãos teus olhos o mistério escondido
    -
    Beijos, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  2. Também tenho esse livro e adoro... de vez em quando pego nele e leio uma página aqui outra acolá.
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails