quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

TESTE: Qual o nível de stress na sua vida?

As coisas cá por casa já estão mais calminhas (ufa!). A minha pequenina já recuperou bastante, e já tem o sorrisinho lindo de sempre.

Voltei às minhas investigações e desta vez quero falar de um problema que, para ser honesta, me afecta bastante: stress.

Apesar de nem todo o stress ser necessariamente mau (aquele que nos motiva a agir, melhora a nossa concentração e nos dá a sensação de controle da situação), em dadas situações este pode ser um verdadeiro impedimento à nossa felicidade (quando nos sentimos dominados pelas dificuldades, esgotados e sem motivação para agir).

Deixo-lhe aqui um teste para descobrir qual o nível de stress na sua vida.

««»»

Classifique cada uma destas afirmações numa escala de 1 a 3:
1 = raramente ocorre;
2 = ocorre algumas vezes;
3 = ocorre regularmente.

1 – Fico acordado à noite, preocupado com o trabalho ou com outros assuntos que me afligem ou acordo com sonhos perturbadores.

2 – Reajo a pequenos problemas com raiva, ansiedade, sentimentos de mágoa e/ou ataques frequentes de choro.

3 – Como desenfreadamente ou perco totalmente o apetite.

4 – Aumentei o uso de álcool e/ou de tabaco.

5 – Passo por grandes períodos de tédio.

6 – Sinto-me incapaz de me libertar facilmente da tensão, ficando a remoer no mesmo assunto; tenho dificuldade em relaxar mesmo em momentos calmos ou nem sequer tenho tempo para relaxar.

7 – Perco o apetite sexual ou sinto algumas dificuldades a este nível.

8 – Manifesto uma quebra no desempenho no trabalho.

9 – Tenho dificuldade em determinar prioridades ou em tomar decisões.

10 – Aumentaram ocorrências como: dores de cabeça, problemas digestivos, dores de pescoço ou costas, problemas respiratórios, palpitações cardíacas, irritabilidade, fadiga excessiva, tonturas, dificuldades de raciocínio, ranger de dentes, espasmos musculares ou agravamento de problemas cutâneos (acne, eczemas, psoríase, etc.).

11 – Tenho uma maior susceptibilidade a apanhar gripes ou constipações.

12 – Tenho um desejo exagerado de aumentar o desempenho no trabalho ou preocupo-me demasiado em ser aumentado ou promovido.

13 – Tenho um desejo frequente de consultar ajuda profissional, seja um médico, um padre, um psicólogo ou um grupo de aconselhamento.

14 – Necessito de muito apoio pessoal de amigos e família, frequentemente mais do que eles estão dispostos ou são capazes de dar.

15 – Estou constantemente apressado ou com a sensação de que não tenho tempo suficiente para fazer tudo o que pretendo.

Pontuação:
15 a 25 pontos (sem stress) –
Não há muito stress na sua vida ou, o que é mais provável, é que lida de uma forma muito eficiente com ele, quando ocorre. Deve continuar a fazer o que fez até aqui, dado que isso resulta consigo.

26 a 35 pontos (stress ligeiro) – Por vezes experimenta níveis elevados de stress, mas este desaparece ao fim de pouco tempo. Se tiver um total de 30 pontos ou mais, talvez devesse iniciar um programa de alívio de stress e de relaxamento (falarei disto em futuros posts).

36 ou mais pontos (stress elevado) – A sua vida tem mais stress do que aquele que pode comportar e não está a lidar muito bem com ele. Deve reflectir imediatamente sobre o seu modo de vida e tomar medidas para o controlar, pois o excesso de stress é um problema sério que poderá minar a sua saúde, relações, desempenho profissional, etc. Não deixe de agir! (Também falarei sobre formas de controlar o stress em posts futuros).

Foto: Google images – Autor não identificado
Teste adaptado de: Combater o Stress; Selecções do Reader´s Digest, 1.ª Edição; Lisboa, Março de 1998.

16 comentários:

  1. Meu nível de stress anda um pouco alto, acho que preciso relaxar . A pergunta é, como, com duas crianças pequenas ainda nas fraldas e a casa toda para cuidar?
    Beijo
    Adri

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kkkk sua vida e praticamente a minha casa 2 criancas e bagunca kkk

      Eliminar
  2. ainda estou sobre os níveis de stress ligeiro... Adorei Mafalda, tô precisando me cuidar, bjs

    ResponderEliminar
  3. Fico feliz por saber que ela está melhor!
    Eu nem sei se faça o teste eu já sou um poço de stress até tenho medo da resposta lol

    ResponderEliminar
  4. por incrível que pareça estou sem stress, e olha que passei 116 dias com minha mãe no hospital, mas aprendi que tudo passa, respiro , medito, conto até 1000 e decidi que quero ser feliz, muito, muito feliz, pois a única vidad que tenho é essa, e já tive minha segunda chance,portanto : XÔ STRESS !

    ResponderEliminar
  5. Meu resultado:26=stress ligeiro!
    É, acho que um stress básico todo mundo tem hoje em dia, ou quase todo mundo, né?
    O importante mesmo é não deixar a coisa se instalar e reagir.
    O stress é um problema sério que acarreta muitas e graves consequências quando não é tratado, embora o melhor tratamento seja a prevenção.
    Beijo meu, na sua alma.
    Angel.

    ResponderEliminar
  6. o meu, certamente, já chega ao elevado.

    beijos.

    ResponderEliminar
  7. Estou chocado. Tive um péssimo resultado (se bem que já suspeitava). Acho que tenho mesmo de mudar de vida. :(

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Fiquei no nível mediano, o quê significa que há muito a melhorar. òtimo post!
    Mafalda, o que houve com a sua filhota? Deixei de passar um tempo por aqui e agora fiquei preocupada, apesar de parecer que ela lá está se recuperando, não é?
    Beijos cheios de saúde pra vc e sua família.

    ResponderEliminar
  9. Que felicidade Mafalda, saber que sua pequenina esta a sorrir, Glória a DEUS!!!

    Vou fazer o teste...

    Beijinhos minha querida!!!
    Bons sonhos com a familia!!!
    Muita LUZ!!!

    ResponderEliminar
  10. Oi flor, adoro seu blog.. virei fã.
    Obrigada pelas palavras!

    beijo

    ResponderEliminar
  11. Vá lá, vá lá. Tenho stress ligeiro.
    Publica mais posts destes. Adoro!

    Beijinhos
    Marina Reis

    ResponderEliminar
  12. 18 pontos! Que bom, não tenho stress na minha vida (eu achava que sim, mas parece que não, ainda bem)!

    ResponderEliminar
  13. meu nivel de stress esta em 39 oque eu faço,talves seja por isso que sinto dores por todo o corpo,me ajudem oque eu faço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o stress pode provocar uma série de tensões pelo corpo que originam dor. O problema é que podes ter stress em demasia na tua vida e, sobretudo não estás a conseguir lidar bem com ele. Existem uma série de estratégias para lidar com o mesmo como: organizar/planeares melhor a tua vida de modo a nem teres de lidar com situações stressantes, praticares relaxamento (meditação, yoga, visualização, etc.), aprenderes a gerir os teus pensamentos de modo a pensares mais positivo, gerires as próprias causas do stress. Se verificares neste blog, existem vários posts para te ajudar a gerir melhor o stress.

      De qualquer modo, poderás sempre recorrer à ajuda de um terapeuta. E podes também ler um livro muito prático sobre o assunto, o "Tranquila-mente" do Vítor Rodrigues,está neste link: http://www.wook.pt/ficha/tranquila-mente/a/id/14662981

      Lembra-te, se te estás a sentir mal neste momento, és tu quem tem de dar um primeiro passo para tentares melhorar a tua vida. Não deixes de o fazer. A vida é demasiado curta, para estares a sofrer, ao invés de a aproveitares. Boa sorte! Há luz ao fundo do túnel, acredita!

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails