terça-feira, 13 de julho de 2021

O poder das novas experiências


Volta atrás no tempo. Recorda-te de uma viagem memorável que tenhas feito. Agora repara, como essa viagem te traz boas recordações.

No meu caso, uma das viagens que ainda hoje me põe um sorriso no rosto, foi uma que fiz em família num dia frio, no início da Primavera. 

Fomos à Serra da Estrela, pelo lado da Covilhã. Era a primeira vez que íamos juntos para esses lados. 

Lá fora chuviscava, mas no carro estava quentinho e ouvia-se música agradável. Chegámos lá e ficámos deslumbrados com aquele branco, com o lago congelado, com os telhados cobertos de neve. Os miúdos brincaram e fizeram um boneco de neve.

O almoço foi num restaurante acolhedor, com comida saudável e apetitosa.

Depois, seguimos para a serra do Caramulo, também ela encantadora. 

Aproveitámos para visitar o museu do Caramulo, repleto de brinquedos, obras de arte e automóveis com história. Da loja de recordações, que tinha uma agradável lareira acesa, trouxemos um Wolkswagen carocha de brincar. Hoje está a decorar uma das prateleiras de livros cá de casa. Quando o olhamos, impossível não recordar aquela viagem que nos fez tão felizes.

Daí partimos para o Buçaco. A chuva parecia ter deixado tudo mais verdejante (se é que isso é possível) e com pequenas cascatas de água por todo o lado. Aqueles sons relaxantes, aquele cheiro da floresta... Foram sensações mágicas!... 


Ficámos algum tempo a contemplar aquele lugar lindo. Depois seguimos viagem.

Parámos para jantar num restaurante acolhedor, onde crepitava uma lareira e se ouvia o som de um piano. Só depois regressámos a casa.

Agora comparemos com as viagens que fazemos habitualmente, por exemplo de casa para o trabalho, ou até quando vamos repetidamente para o mesmo lugar de férias. Parece que a primeira experiência fica gravada com mais detalhe na memória. As que se seguem, acabam por entrar na rotina. Isto acontece devido ao poder de adaptação do Ser Humano. Quer sejam coisas positivas ou menos boas, acabamos por nos adaptar e estas deixam de causar tanto impacto.

Como refere Meik Wiking no seu livro “A Arte de Criar Memórias Felizes,  “Um estudo das investigadoras britânicas Gillian Cohen e Dorothy Faulkner apurou que setenta e três por cento das memórias nítidas eram de vivências em estreia ou acontecimentos únicos. As experiências novas e extraordinárias estão sujeitas a um processamento cognitivo mais elaborado, o que leva a uma codificação melhor dessas memórias. É este o poder das estreias. Os dias excecionais são dias memoráveis.” 

Novas experiências positivas na tua vida
v

Proporcionares a ti mesmo/a novas experiências positivas ajudar-te-á a ser mais feliz no presente e a criar lembranças felizes para o futuro.

Eis algumas sugestões para introduzires novas experiências positivas na tua vida:

Faz planos para visitares lugares novos - podes ir conhecer uma nova cidade, praia ou montanha. Mas isto também pode envolver: ir conhecer um novo espaço verde na tua cidade, fazer um trajeto diferente no regresso do trabalho, ir visitar um museu de uma cidade vizinha, etc. 

Experimenta uma nova comida - podes experimentar uma comida nova num restaurante, preparar uma receita mais exótica, trazer um novo fruto do supermercado... 

Aprende coisas novas - pode ser num curso presencial ou online ou através de livros... Mas escolhe algo que te abra os horizontes e que te faça evoluir enquanto ser humano.

Lê um novo livro - estas são as vantagens dos apaixonados pela leitura. Podem até reler, mas há sempre algum livro novo para explorar.

Cria novas experiências dentro de casa - podes tomar o pequeno-almoço ao nascer do sol, jantar à luz de velas, jogar em família ao serão em vez de ver tv, fazer uma sessão de cinema, escrever num blog ou num diário, orar ou meditar, construir a tua árvore genealógica, etc.

Cria novas experiências fora de casa - experimentar um novo desporto, andar num novo meio de transporte (ex.: elétrico, balão, etc.), acampar, fazer um piquenique, participar num retiro, ajudar numa causa social, envolveres-te em atividades espirituais, etc.

Mima-te a ti mesmo/a - ir a um SPA (ou ter um SPA day em casa), mudar de penteado, comprar uma roupa que adores ou aventurares-te a transformar algo que já tenhas, etc.

Redecora a casa - isto não significa que tenhas de gastar dinheiro - por vezes basta fazer um destralhe, mudar as coisas de sítio, dar uma nova vida a velhos objetos...

Assiste a espetáculos culturais - agora é mais complicado, em tempo de pandemia. Mas pensando no futuro, ou até recorrendo à internet, poderás assistir a concertos de música, peças de teatro, espetáculos de stand-up comedy...

Luta por um sonho que nunca tenhas tido coragem de concretizar - realiza todos os dias uma pequena tarefa para alcançares o teu objetivo. Mas vai variando aquilo que fazes. Assim, conseguirás apreciar verdadeiramente a jornada.

E tu? Tens alguma experiência marcante que queiras partilhar?

Fotos: 1.ª Sorby Photo; 2.ª, 3.ª e 4.ª Mafalda S.; 5.ª Chena.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails