terça-feira, 2 de março de 2021

Finalmente encontrei o método de limpeza ideal para mim: o método “Clean Mama"


No início do ano defini que duas das tarefas para aumentar o meu bem-estar (o meu foco do ano), seriam:
  • Pesquisar sobre como simplificar as tarefas domésticas; 
  • Testar diferentes “cronogramas de limpeza” até encontrar o mais adequado à minha situação.
Foi isso que fiz. Pesquisei (e ainda continuarei a fazê-lo) e testei diferentes cronogramas de limpeza.

A minha opinião, é que cada pessoa deve pôr em prática o que melhor funcionar para si. Por isso, o que resulta comigo, pode não ser o ideal para ti (ou até pode, nada como testar).

Eis as várias hipóteses que testei:
- há uns anos fazia a limpeza maior, essencialmente num dia: ao Sábado. Era o dia inteiro dedicado a essa tarefa. E ao Domingo de manhã ainda passava a ferro e cozinhava. Conclusão: quase não descansava. Desisti de concentrar tudo num só dia e hoje quase não passo a ferro (só mesmo o imprescindível).
- entretanto conheci o método fly lady, de que muita gente é fã (espreita uma das minhas explicações favoritas sobre o método, em português).  Neste método temos 2 rotinas: uma matinal e outra noturna. Destralhamos 15 minutos por dia, antes de tentarmos organizar o que quer que seja. (Também concordo que o destralhe/organização prévios sejam importantes). A limpeza é feita por zonas, por apenas 15 minutos. (Quem consegue, apenas neste tempo?!...). Também nos podemos inscrever para receber newsletters, com orientações (eu inscrevi-me e passado uma semana já estava arrependida, com tanto e-mail que recebi). Podemos obviamente pegar no melhor do método (ele tem ideias bem interessantes), mas sinto que não é para mim.
- tentei dedicar-me a uma área da casa em cada dia da semana (ex.: Segunda - WC´s, corredor e hall). O problema é que depois surgiam imprevistos e eu acabava por desanimar, pois baralhavam-me o sistema todo e sentia que andava sempre atrasada (consequência: desmotivação!);
- até que finalmente descobri o método Clean Mama. Testei-o durante um mês, para me assegurar que dava uma opinião sincera. E a verdade é que finalmente parece que encontrei um método que responde às minhas necessidades! Yeahhhh!....

O método "Clean Mama"

Neste método devemos realizar 5 TAREFAS DIÁRIAS, essenciais para mantermos a casa organizada (podemos adequar a ordem das tarefas, às nossas necessidades):

1) fazer as camas;
2) verificar o chão (limpar pisos que possam estar sujos [ex.: varrer ou aspirar chão da cozinha, após refeições]);
3) limpar bancadas (ex.: da cozinha ou da casa-de-banho);
4) destralhar;
5) tratar da roupa (ex.: pôr roupa a lavar).
(Na minha opinião, podes sentir falta de alguma tarefa, como por exemplo ir despejar o lixo [cá em casa, é o marido que costuma fazer isso], é uma questão de ajustares às tuas necessidades).

Entretanto temos as chamadas TAREFAS SEMANAIS, a que nos devemos dedicar a cada dia da semana (novamente, podemos adequar a ordem das tarefas - eu costumo seguir a ordem da autora):

Segunda-feira: limpar WC's;
Terça-feira: limpar o pó da casa;
Quarta-feira: aspirar;
Quinta-feira: lavar o chão;
Sexta-feira: realizar tarefas que, devido a imprevistos, não tivemos tempo durante a semana ou incorporar tarefas rotativas mensais (ex.: limpar as janelas, lavar o frigorífico, limpar o forno [a parte de cima do fogão, limpo sempre que sujo], etc.);
Sábado: lavar lençóis e toalhas de WC (no meu caso, opto por lavar as toalhas, no dia que limpo as casa-de-banho);
Domingo: descansar!!!

Para além das tarefas diárias e semanais, ela ainda fala de um FOCO MENSAL, que podemos introduzir depois de incorporar as primeiras tarefas de que falei (ainda me considero nesta fase, pelo que ainda não introduzi o foco mensal). A ideia do mesmo é termos um foco a cada mês, que nos permita ir organizando a casa ao longo do ano, de forma lenta e constante. Ou seja, é mesmo pensado para quem tem pouco tempo. Por exemplo este mês, ela começa de forma lenta com a chamada "limpeza de Primavera". 

Para não te sentires perdida/o, espreita também o instagram do método (onde vão sendo dadas sugestões) ou retira os mapas gratuitos que são disponibilizados no site (atenção que também há produtos pagos, mas os gratuitos estão assinalados). No meu caso, também recebo as newsletters. Estas não me assustam, acho que vêm na quantidade certa e motivam-me bastante.

Pois é... sinto que (finalmente) descobri o método de limpeza ideal para mim.

Fotos: 1.ª Conger design; 2.ª 6581245
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. São tudo boas sugestões. !temos a mania de deixar tudo para o sábado" :))
    *
    Seduzida pela leveza do horizonte
    *
    Beijo e um maravilhoso dia.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, gostei muito das suas sugestões.

    ResponderEliminar
  3. Muito curioso, temos percursos semelhantes. Nas alturas em que a minha empregada não tem podido vir (e sao 5 horas semanais, só dá mesmo para essas tarefas da semana) também tenho seguido este método e tenho achado muito equilibrado. Algo que me tem ajudado bastante, para não perder noção do tempo que passa entre cada repetição de tarefa, é a aplicação Tody. Dá para definir a periodicidade de cada tarefa, assinalar quando a fazemos e surge na lista quando está na altura de repetir.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails