terça-feira, 23 de março de 2021

"Nunca desista dos seus sonhos" ou um livro sobre resiliência

Este ano comecei as minhas leituras por um livro pequenino, mas inspirador: "Nunca desista dos seus sonhos" de Augusto Cury. Queria começar por algo mais calmo, já que no ano passado, o complicado ano de 2020, comecei com "O pequeno livro do Grande Terramoto"... Eu não sou supersticiosa, mas lá que foi uma grande ironia, isso foi. E atenção, que o livro sobre o terramoto de 1755 é muito interessante!

Bem, mas voltemos ao livro de Augusto Cury, que no fundo é um livro sobre resiliência. Não me lembro de ler este termo específico, mas tem tudo a ver com o não desistir e voltar a reerguer-se após cada queda. Ideal para quem precisa de uma motivação extra, para passar à prática e começar a lutar pelos seus sonhos ou para dar um novo alento a quem até agora não teve sucesso.

Como sempre, os livros de Augusto Cury baseiam-se na ciência, particularmente na teoria da Inteligência Multifocal (para quem não sabe, o autor é psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor).

Em primeiro lugar, o autor fala da importância de ter sonhos, quer para a nossa vida e, em muitos casos, para a própria humanidade. Houve pessoas que mudaram o curso da história para melhor, simplesmente porque não desistiram dos seus sonhos.

Seguidamente, o autor fala de como criamos áreas doentias no nosso inconsciente, que nos fazem ter medos (por vezes irracionais), afetam a forma como construímos os pensamentos e como agimos. Por outro lado, incita-nos a enfrentar os nossos monstros internos e a não sermos escravos dos nossos pensamentos. Para isso, fala-nos da importância de termos sonhos e de como não é preciso ser um ser extraordinário, para os alcançarmos. Como o autor refere:
"(...) as conquistas dependem de 50% de inspiração, criatividade e sonhos, e 50% de disciplina, trabalho árduo e determinação."
Ainda neste capítulo, o autor indica características essenciais para alcançarmos os nossos sonhos (que resumo aqui): 
(1) Fazer escolhas;
(2) Traçar metas;
(3) Executar metas 
(dedicando-lhe pelo menos 10% do nosso tempo);
(4) Ter paciência;
(5) Ter coragem;
(6) Saber lidar com as derrotas;
(7) Ter paixão pela vida;
(8) Ter amor pela humanidade.

Nos capítulos seguintes, o autor mostra-nos como isto acontece na prática, através de pessoas que nunca desistiram dos seus sonhos. Pessoas que ninguém daria nada por elas, que sofreram muitas derrotas e que apesar de todas as contrariedades conseguiram alcançar os seus sonhos (e, nos casos apresentados, até mudaram o curso da história... para melhor). O autor fala de sonhadores como Jesus Cristo, Abraham Lincoln e Martin Luther King (só me entristeceu não ter incluído nenhuma mulher...).

Mas em suma: livro pequenino, mas muito inspirador!

Foto: Mafalda S.
Parceria: Wook - Significa que se comprares através de links direcionados ao site da Wook, estarás a ajudar o blog. Isto porque uma pequena comissão das tuas compras, reverterá em descontos nas nossas aquisições de livros. Desde já, obrigada!
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails