terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

O (meu) FOCO do ano - 2021


Todos os anos costumo escolher uma área de foco. Algo relacionado com um objetivo, com o que quero melhorar na minha vida. Por ex. em 2018 decidi levar uma vida mais ecológica (alterei vários hábitos que se mantêm até hoje). Em 2019 foquei-me na gestão de tempo (quando comecei a usar diariamente o meu querido e utilíssimo Bullet Journal ou Bujo).

Contudo, em 2020, foi talvez a primeira vez que a luta pelos meus objetivos ficou muito aquém do esperado. O foco era o minimalismo. Propus-me a realizar uma série de tarefas para uma casa/vida mais minimalista. 

Mas a vida às vezes dá voltas, como não esperamos... E não falo só da pandemia - que me levou a gastar muito mais tempo em higienizações. Falo também da doença do meu pai. Estar lá, para ele, passou a ser uma prioridade! Acompanhei-o onde pude, cheguei a tê-lo a morar cá em casa. Só lamento que todos os esforços tenham sido em vão... infelizmente, acabou por falecer. 

Por isso, há casos e casos. Não alcancei o que pretendia, mas estive ao lado de quem amo quando precisou de mim.

A vida segue o seu rumo. Em Janeiro fiz a minha reflexão anual no Bujo, e decidi sobre qual será o meu foco para 2021 (foco que por ser mais generalista, se irá prolongar, por mais tempo). Assim, o meu foco será, o bem-estar

Quem estudou o conceito de “saúde” (no ano passado tinha pensado neste foco para 2021... mal eu sabia que ia ser um tema tão em voga), sabe que a mesma não se refere somente à ausência de doença. Representa sim, uma situação de bem-estar global, a nível físico, psíquico e social. Há quem também inclua termos como o bem-estar subjetivo (ou felicidade), a espiritualidade, etc. 

Anyway... o que importa, é que finalmente decidi focar-me mais em mim.  A verdade é que nos últimos anos,  tenho sido uma das minhas últimas prioridades. E isso tem-se refletido na minha saúde física, bem como num decréscimo da minha felicidade. E penso... como poderei cuidar dos outros, se eu própria não estiver bem? Por isso, sem culpas, quero regressar um pouco às raízes, àquilo que que me fez iniciar este blog (e que melhorou consideravelmente a minha vida na altura). 

Vou agora esquematizar o meu foco para 2021 e talvez par os anos seguintes...

OBJETIVO GERAL: bem-estar.
Objetivos específicos:
(a) Saúde
Tarefas associadas
- Ler sobre o tema;
- Implementar estratégias, ao longo do ano, de acordo com o que aprender nos livros.

(b) Felicidade
Tarefas associadas
- Ler sobre estratégias para ser mais feliz;
- Praticar atividades hygge (coincidentes com as estratégias para ser mais feliz), pelo menos 1 vez por dia;
- Registar a(s) tarefa(s) realizada(s) no item “Presente do dia” do meu Bujo (só para garantir, que a realizo mesmo);
- Fomentar a gratidão, registando no Bujo as “3 Coisas Boas da Semana” (ou seja, 3 coisas que aconteceram, pelas quais me sinto grata);
(Nota: para perceberes melhor como incluo estes itens no meu Bullet Journal, espreita este post).

(c) Espiritualidade
Tarefas associadas
- Ler sobre o tema;
- Orar ou falar com Deus, ao longo da semana (tem sido a minha forma de meditação). Aqui agradeço o que tenho de bom e peço ajuda para enfrentar os momentos difíceis. Desde que perdi todos os meus antepassados, que a espiritualidade me tem ajudado bastante.

(d) Minimalismo
Tarefas associadas
- Ler sobre o tema;
- Inspirar-me nas ideias de pessoas minimalistas partilhadas do YouTube (costumo “ouvir” o que dizem, enquanto realizo tarefas domésticas);
- Destralhar 2 áreas por semana (quando me refiro a áreas, podem ser pequenas, como por ex.: 1 gaveta, 1 estante, etc.).

(e) Gestão de tempo (relativo a tarefas domésticas)
Tarefas associadas
- Pesquisar sobre como simplificar as tarefas domésticas (em livros, blogues, YouTube...);
- Testar diferentes “cronogramas de limpeza” até encontrar o mais adequado à minha situação.

De realçar, que não irei ler sobre todos os temas em simultâneo. Mas semanalmente irei ler sobre um ou mais destes temas. As tarefas que vou realizando para alcançar estes objetivos são registadas num tracker que incluo no meu Bujo, com o título “Monitorização de Objetivos”:


À esquerda incluo o nome do objectivo, depois segue-se uma tabela para os dias da semana, onde coloco uma cruz sempre que cumpro a tarefa, à direita tenho a periodicidade da tarefa. Este tracker é super-útil, porque me dá uma motivação extra, sempre que constato que estou a cumprir aquilo a que me propus. 

Em passinhos lentos mas firmes, quero melhorar a minha vida. Recuperar o equilíbrio que anda um pouco perdido. Manter o foco, certamente irá ajudar.

E tu? Também tens um foco para este ano?     

.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Gostei bastante da publicação. Obrigada pela partilha!! :)
    -
    Alma desassossegada...
    -
    Beijo, e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. O meu foco vai ser o de sempre... estar mais presente no aqui e agora, ser uma pessoa melhor e, sobretudo, uma mãe capaz de criar crianças felizes e independentes. Para isso faço Yoga, meditação e leio imenso sobre bem-estar. Também ando no caminho do minimalismo há una anos. E leio sempre este blogue, que tem sido uma excelente referência. Espero que consigas alcançar todos os teus objetivos e que este ano seja muito mais gentil. Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Sigo o seu blog e tenho grande apreço por aquilo que escreve, mas hoje quero dizer-lhe que o que fez pelo seu querido pai não foi em vão, foi um ato de amor e isso vai ajudá-la viver com maior serenidade. Um grande beijinho

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails