quarta-feira, 17 de março de 2021

Da Vinci e o seu amor pelos animais - ou um homem muito à frente do seu tempo

Antes de adormecer tenho-me deleitado a ler a biografia de Leonardo Da Vinci (mais propriamente: "Leonardo Da Vinci" de Walter Isaacson). Confesso-me fascinada (pela positiva), com vários aspetos da sua vida. Este homem que nasceu em 1452 (este ano faria uns módicos 569 anos), estava muito à frente do seu tempo.

Leonardo era um apaixonado pela ciência (sim, não era só pela arte). Através dos seus estudos, percebeu que ao contrário das plantas, os animais sentem dor. Isso fez com que mudasse completamente as suas atitudes perante os animais, demonstrando-lhes um grande amor.

Imaginem que ao passar por locais onde vendiam pássaros, ele comprava-os, para os poder libertar das suas gaiolas. Queria evitar a morte e o sofrimento de qualquer animal, inclusive das moscas, que evitava matar a todo custo.

Tornou-se por isso vegetariano, e só vestia roupa que não tivesse origem animal. Há várias passagens nos seus cadernos, onde atacava a prática de comer carne e incitava a uma dieta à base de vegetais. Olhem só o que ele escreve: "Não providencia a natureza suficiente comida simples para satisfazer a vossa fome? Ou, se não vos contentais com coisas simples, não podeis fazê-lo juntando essas comidas simples num número infinito de combinações?". (1)

A sério, este homem era uma verdadeira inspiração! Inclusive para mim, que apesar de comer cada vez menos alimentos de origem animal, não sou vegetariana. Evito produtos testados em animais ou algo que tenha de alguma forma provocado o seu sofrimento (mas é quase impossível fazê-lo a 100% - quantos medicamentos por exemplo, não são previamente testados em animais? É uma equação complicada...). 

De qualquer forma, ando fascinada com a forma como Leonardo Da Vinci via o mundo. Especialmente, como amava o conhecimento e ficava encantado com a perfeição da Natureza. Como respeitava os animais (sim, e também era gentil com as pessoas).

Este livro vem recheado de curiosidades, factos encantadores e até episódios bem divertidos. Uma vida surpreendente sem dúvida, a de Leonardo. Alguém inspirador - inclusive nos dias de hoje!

.............................................................
(1) Walter Isaacson apud J.P. Richter (Cadernos, 844) e MacCurdy (Cadernos, 84) in "Leonardo Da Vinci", 1.ª edição, Porto Editora, Lisboa, Maio de 2019, 156-157.
Pintura: Presumido auto-retrato de Leonardo da Vinci. Florença, Galleria Degli Uffizi.
Parceria: Wook - Significa que se comprares através de links direcionados ao site da Wook, estarás a ajudar o blog. Isto porque uma pequena comissão das tuas compras, reverterá em descontos nas nossas aquisições de livros. Desde já, obrigada!
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Gostei bastante... Obrigada pela partilha!!

    *
    Mar...Alimento ilusório...
    *
    Beijo, e uma excelente tarde...

    ResponderEliminar
  2. Ola Mafalda,
    pouco sei sobre Leonardo, mas só a maneira como escreves-te sobre ele já fiquei com vontade de conhecer.
    Bjs, Lucia

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails