quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O livro "O Poder do Menos" de Leo Babauta

Sinto-me realizada. Creio que é essa a palavra.

Tencionava destralhar/organizar pelo menos 4 vezes por semana. Propus-me a isso, com o intuito de adoptar uma vida mais minimalista.

A verdade é que Fevereiro está a chegar ao fim e mantenho-me firme na luta por este objetivo. Tenho destralhado e organizado um pouquinho praticamente todos os dias. E mesmo que faça pouco, as coisas vão aparecendo feitas. Tudo está a ficar mais espaçoso e relaxante. E isso é tão bom!...

Um dos fatores para essa motivação, é sem dúvida a leitura. Tenho lido um pouquinho todos os dias sobre minimalismo. Para além das ideias que posso aplicar na prática, mantenho a motivação em alta.

Um dos livros que li foi "O Poder do Menos" de Leo Babauta. Na verdade já o tinha lido há uns anos, mas é incrível como quando relemos parece que descobrimos sempre algo de novo. Ou pelo menos, algo que faz sentido na nossa vida actual (aconteceu comigo, ao perceber na última leitura a importância das TMI).

Vivemos vidas muito corridas, com solicitações constantes. "O Poder do Menos" vem mostrar-nos como identificar o essencial e libertarmo-nos do que não faz falta. Com isto, conseguiremos focar a nossa atenção no que importa: nos objetivos que poderão melhorar a nossa vida e fazer-nos mais felizes.

O autor, Leo Babauta, escreve um dos blogues mais conhecidos na área do minimalismo, o Zen Habits. O livro foi inspirado em várias das ideias que foi partilhando ao longo do tempo.

"O Poder do Menos" está dividido em duas partes: «Os Princípios» e «Na Prática».

Na primeira parte ele fala dos princípios que nos irão ajudar a simplificar a nossa vida e a sermos produtivos, naquilo que realmente é importante para nós. Esses princípios, descritos individualmente ao longo de 6 capítulos, são os seguintes:
1. Fixar limites;
2. Escolher o essencial;
3. Simplificar;
4. Concentrar-se;
5. Criar hábitos;
6. Começar por algo pequeno.

Na segunda parte ele mostra-nos como aplicar estes princípios no nosso dia-a-dia. Aborda os seguinte temas:
  • O que é preciso para alcançar um objetivo (inclui o seu «Sistema do Objetivo Único», que eu aliás estou a usar);
  • Como simplificar as tarefas;
  • O recurso às TMI (tarefas mais importantes);
  • Como fazer uma gestão simples do tempo;
  • Como usar a Internet e o e-mail racionalmente, sem desperdiçar muito tempo; 
  • Como organizar os papéis, recorrendo a um sistema de arquivo simples;
  • Como reduzir os compromissos e arranjar tempo para aquilo que gostamos; 
  • Como simplificar a nossa rotina diária (com sugestões para a rotina matinal, da noite e como transformar as rotinas em hábitos);
  • Como organizar o local de trabalho e manter um lar simples (impedindo a acumulação de tralha e tendo um sistema para manter as coisas organizadas);
  • Como ter um ritmo de vida mais lento (tem muito em comum com o slow living);
  • Como ser mais saudável e manter uma boa forma física, de um modo simples; 
  • Como manter a motivação para não desistir.

Um livro super-inspirador, do qual retirei ideias que estou a aplicar na prática. Porque com passos simples, poderemos alcançar grandes objetivos.

Foto: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails