Há dias estava a reler um livro que li há alguns anos atrás - "O Poder do Menos" do Leo Babauta - e percebi que houve uma ideia que me passou completamente ao lado. Também te acontece isto? Há coisas que só fazem sentido ou que só nos apercebemos, numa segunda leitura.
O autor fala de uma estratégia, que consiste no uso de TMI (ou Tarefas mais Importantes). Eis como funciona na prática:
- Pela manhã, pego no meu Bullet Journal (ou Bujo) e, durante a reflexão matinal, defino as tarefas que devo concretizar ao longo do dia. O autor sugere que dessas tarefas seleccionemos as 3 mais importantes (pode ser outro número, mas eu também prefiro 3). Assim, à frente dessas 3 tarefas, coloco o símbolo «!!!». E isto até nem é novidade, pois, quando tinha algo de muito urgente a concretizar, eu já usava este símbolo para identificar uma prioridade. Mas já vamos ao que é novidade...
No meu Bujo tenho uma coleção personalizada sobre "Objetivos", onde escrevi aquilo que pretendo alcançar. São pouquíssimos os objetivos que escolhi, mas o Leo Babauta até sugere que nos dediquemos a um único objetivo e, só depois deste ter sido atingido, passemos a outro.
Entretanto, definimos as tarefas que vamos realizar semanalmente para alcançar esse objetivo. Imaginemos que o teu objetivo é destralhar a casa. Então podes definir que durante 4 dias da tua semana vais realizar um destralhe - que pode ser maior ou menor, consoante a tua disponibilidade. O importante é que seja feito!
No entanto, muitas vezes ocupamo-nos de tanta coisa, que os nossos objetivos acabam postos de lado. E quando não conseguimos cumprir aquilo a que nos propomos, lá vem a desmotivação.
Então, o que o autor sugere é que, obrigatoriamente, uma das TMI seja a tarefa associada ao teu objetivo. No exemplo anterior, do destralhe, durante 4 dias da tua semana vais colocar esta tarefa como uma das tuas prioritárias. Só assim, pouco a pouco, poderás alcançar os teus objetivos.
Ok, isto parece um bocado básico. Mas a verdade é que desde que estou a incluir a tarefa associada ao meu objetivo, na lista de TMI, nunca mais falhei aquilo a que me propus. Parece pouco, mas como diz o povo "devagar se vai ao longe".
Foto: Nietjuh
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Resumindo: disciplina.
ResponderEliminarUm abraço, com votos de um natal crístico e feliz, pressagiando a poesia de um ano verdadeiramente novo e renovador.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.