quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Já sei qual será o meu foco para 2021 !


Eu sei... o ano mal começou e já estou a falar do «foco» para o ano seguinte. Parece esquisito...

Neste momento estou concentrada no «minimalismo». Praticamente todos os dias destralho e/ou organizo qualquer coisa (apesar do objectivo ser fazê-lo no mínimo em 4 dias da semana). Estou a manter-me firme nesta resolução 😊, porque ao contrário de há anos atrás, não me disperso numa imensidão de objetivos. O minimalismo é realmente a minha prioridade.

Contudo, para variar (ironia), as doenças rondam a minha casa. Como sempre, problemas do sistema respiratório (gripes, amigdalites, sinusites, rinites alérgicas, asma...). Desde o final de 2018 que tem sido assim. Praticamente só no mês de Setembro é que não houve qualquer problema. 

Sentirmo-nos doentes, por si só já é uma chatice. Mas isto afecta imenso a produtividade e, obviamente a própria felicidade.

Foi por isso que decidi que o meu próximo «foco» será na saúde. Quero aprender mais sobre o assunto. Se possível prevenir determinadas situações e promover a saúde em geral.

Podes pensar que poderia focar-me nisso desde já. Mas vou manter-me firme no minimalismo. A pouco e pouco estou a conseguir melhorar o espaço onde vivemos e não vou desistir disso agora. Primeiro porque estou super-motivada (até doente, realizei pequenas tarefas para alcançar este objetivo) e depois, porque o minimalismo também pode beneficiar a saúde. Se existirem menos objectos cá em casa, haverá menos acumulação de pó. Respiraremos melhor e sofrerei menos com as limpezas (quando há muito para limpar, as alergias dão sempre o ar da sua graça... 🙈).

O que posso começar a fazer, é ler sobre o assunto. Pelo menos para ir descobrindo coisas em que posso melhorar. Uma acção concreta é que fui finalmente a um pneumologista. E sim, a minha bronquite asmática da infância parece estar a regressar. Mas pode ser controlada, fazendo por exemplo, medicação preventiva.

A minha filha que tem o mesmo problema, anda a ser acompanhada por uma especialista, no hospital. O mais pequeno fez medicação preventiva. Ainda assim, é ele que está doente de momento. Não sei o que se passa, mas onde vivemos, houve mesmo muita gente doente. Metade da turma da minha filha e alguns professores faltaram à escola num único dia. Uma mãe, contava-me que da turma da sua filha, só 4 crianças foram à escola. Portanto, fala-se tanto do coronavírus, mas os que por cá andam já chateiam bastante.

Quero assim saber o que posso fazer para nos prevenirmos. Quero melhorar o ar cá em casa (vivo no concelho com a segunda fábrica mais poluente do país, o que também não ajuda). Se necessário alterar a alimentação, consultar algum especialista, adquirir algum aparelho que melhore a qualidade do ar... não sei. A única certeza é que é nisto que vou investir.

E peço desculpa por não ter escrito tanto sobre a minha evolução no minimalismo, quanto gostaria. Lá está, as doenças tiveram tudo a ver com isso...

Foto: sasint
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. E porque não ser esse o foco já para 2020? Não há necessidade de adiar um ano :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que parece estranho... Para já vou seguir as instruções dos médicos. Mas gostaria de aprofundar, eu própria, mais sobre o tema, especialmente em termos de prevenção. E posso ir adquirindo esses conhecimentos aos poucos, mas para o ano de forma mais intensa, quero pôr uma série de coisas em prática, incluindo prováveis alterações cá em casa (estou até a pensar pintar a casa, com tinta anti-ácaros). Quero mudanças profundas e isso requer tempo.
      Por isso, acho que faz mais sentido ter menos e organizar primeiro, para ter uma casa mais fácil de gerir, que favoreça menos as alergias. Acho sinceramente que uma coisa leva a outra. Se continuar com muitos objectos, terei por exemplo mais que limpar, menos tempo para me exercitar, etc.
      Beijinhos

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails