quinta-feira, 30 de maio de 2019

10 Formas de construíres uma relação positiva com os teus filhos


1. Não fales com os teus filhos somente sobre a escola. Fala também de outras coisas. E, sobretudo escuta-os ! Deixa que eles te falem dos seus interesses.

2. Partilha com eles coisas da tua própria vida (o que inclui coisas sérias, mas também histórias divertidas).

3. Passa tempo exclusivo com eles, todos os dias. (O pediatra Mário Cordeiro refere que, se dedicarmos pelo menos 10 minutos por dia inteiramente aos nossos filhos [sem outras distracções como a televisão, a Internet, etc.], conseguimos fazer a diferença nas suas vidas. Podem jogar a alguma coisa, ler em conjunto, conversar, etc.

4. Façam coisas divertidas em conjunto (um ataque de cócegas misturado com beijinhos, um piquenique no quintal, uma sessão de cinema na sala, cozinhem algo especial, etc.).

5. Lembra-te e está atento(a) ao que é importante nas suas vidas: não falo só das datas de aniversário, mas de quando foram bem-sucedidos, de quem são os seus melhores amigos na escola, da sua personagem de animação favorita, da comida preferida, etc.

6. Partilha histórias inspiradoras (quando estavas com medo, mas conseguiste superá-lo; quando alguém com empenho conseguiu alcançar os seus sonhos; o que te ajudou a ti, quando tinhas problemas semelhantes aos deles; etc.).

7. Ensina-os a ver o lado positivo da vida (mostrando-lhes as coisas boas à sua volta; evitando que se comparem com os outros; ajudando-os a concentrarem-se nas soluções e não nos problemas, etc.)

8. Ajuda-os a ver beleza nas pequenas coisas: aquele lindo pôr-do-sol, o cheiro a maresia, o sabor de cerejas doces; etc.

9. Pede perdão e reconhece quando tu erras. (Sim, porque os pais também são humanos).

10. Diz muitas vezes o quanto os amas!

Foto: Elegant Fyers
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails