A combinação perfeita: papas de aveia com frutos vermelhos e as cores quentes do nascer do sol. |
Há uns tempos escrevi sobre as aprendizagens das minhas férias de Verão. De como queria aproveitar esses conhecimentos e transformá-los em hábitos benéficos. Estou a levar a aquisição de hábitos muito a sério... mas com calma.
Com o início do ano, passei a incluir na ementa semanal um prato de comida mais saudável (vegetariana ou não). Pode parecer pouco, mas prefiro concentrar-me em algo que possa cumprir. Só assim me manterei firme, sem desistir (já me conheço o suficiente, para saber que tem de ser assim).
Quando falo de comida saudável, não significa que nos restantes dias as refeições sejam piores. Significa sim, que são pratos mais conhecidos. Já os que quero experimentar, são receitas novas de livros de comida vegetarina e/ou mais saudável. A ideia é habituar os palatos cá de casa (incluindo o meu), a novos sabores, mais saudáveis.
Os «manuais de instruções»
Antes de tentar adquirir este hábito, preparei-me para o mesmo. Comecei a ler vários livros de culinária saudável (vegetariana ou não). Estes incluem pelo menos um capítulo onde explicam quais os ingredientes a ter na despensa, como prepará-los, qual o seu valor nutricional... Acredita, descobri muita informação nova.
Shakshuka, do livro "Natural" de Joana Alves. |
São estes mesmos manuais, aos quais recorro para escolher o prato saudável da semana. Não tem necessariamente de ser um prato principal. Já experimentei pequenos-almoços, bebidas, snacks...
Algumas receitas tiro da Net, mas os livros que uso são os seguintes:
- "Natural - O grande livro da Cozinha Vegetariana" da Joana Alves;
- "As receitas da Mafalda - Simples, saudáveis e deliciosas" da Mafalda Pinto Leite;
- "Cozinha Vegetariana para quem quer ser saudável" da Gabriela Oliveira;
- "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar", também da Gabriela Oliveira;
Infusão de águas com laranja, tomilho e limão, do livro "As Receitas da Mafalda" de Mafalda Pinto Leite. |
Tenho ainda outros na minha Wishlist, como "As Delícias de Ella" da Ella Woodward ou a "Cozinha Saudável" da Mafalda Pinto Leite... e amanhã deverá chegar o "Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças" da Gabriela Oliveira.
Fontes de inspiração não me faltam...
A substituição de ingredientes
A minha receita de patê de sapateira com ingredientes mais saudáveis, mas o mesmo sabor - substituí as tradicionais natas por creme de soja. |
Devo dizer que depois destas leituras, passei a fazer outras alterações nas minhas refeições. Passei a substituir ingredientes das refeições habituais, por outros mais saudáveis. Por exemplo em vez de natas para culinária, agora uso creme de soja (tem muito menos gordura); em vez de farinha de trigo normal, passei a usar farinha de trigo integral; em vez de açúcar amarelo, passei a usar açúcar de côco (tem baixo índice glicémico), etc.
Como está a correr
Batido de manga, substituindo o leite de vaca, por leite de aveia. A acompanhar, algumas amêndoas. |
Outra dificuldade é levar os miúdos a provar. Cá em casa, torcem muito o nariz a algumas novidades. Mas não desisto (vendo bem as coisas, hoje em dia também são fãs de comida asiática... 😂😂😂).
Mas no geral, a experiência está a ser bastante positiva. Estou a descobrir sabores e texturas muito interessantes. E, principalmente, estou a caminhar para uma vida mais saudável.
Wrap com recheio de ratatouille. Desta vez o Wrap é de farinha de trigo integral. |
««»»
De vez em quando penso na sabedoria de um dos povos mais saudáveis do mundo: o povo de Okinawa. Eles têm um provérbio que diz: "Deixem a comida ser o vosso medicamento." E têm razão! Nada como boa comida para nos trazer saúde e nada como saúde para nos sentirmos bem com a vida.
Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Olá Mafalda
ResponderEliminarAdorei o post e como sempre tens umas bem equilibradas .
Nada de radicalismos e se queremos que dure e fiquem fâs cá em casa a introdução tem de ser feita aos poucos :)
Cá em casa tem sido assim também e o que tenho introduzido pelo menos 50% vai ficando e eu não desisto .
Fazemos uma alimentação equilibrada, mas podia se fazer ainda mais.....
Há que ser persistente
Tens muito jeito para a cozinha e já te disse que deverias fazer rubricas de culinária, fica aqui a ideia .
bjs
Lulu
Eu sou um bom exemplo do que se ganha comendo coisas industrializadas, gordurosas e doces. Nunca me preocupei com alimentação saudável até 2013 quando fui surpreendida por uma crise de glicemia que levou a ficar 13 dias hospitalizada.Comia coisas que achava de fácil e rápido preparo e nos restaurantes me esbaldava nos doces,frituras e massas.
ResponderEliminarHoje tudo que como é regrado em quantidade e qualidade. ainda bem que deu tempo de me restabelecer e não ficar dependente por demais de remédios. Bjs
Pode colocar a receita do wrap
ResponderEliminar