quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Como ter tempo para tudo?

Ultimamente não tenho escrito no blog, tanto quanto desejaria. Sinto que me faz falta. É aquele momento em que estou a sós comigo mesma, um escape da correria do dia-a-dia. Um lugar onde me sinto feliz e onde cresço enquanto pessoa. Mas quando não arranjo tempo para escrever... parece que me falta uma parte importante da minha vida.

A verdade é que os últimos tempos têm sido deliciosos (com o novo bebé cá em casa, a juntar-se à minha princesa e ao maridão), mas parece que o trabalho não acaba. A sério, levanto-me às 6h e por vezes às 22h ainda estou de volta de alguma tarefa. Sinto-me cansada. Feliz, mas a cair para o lado.

1.º Passo: Fazer uma lista com todas as tarefas/actividades
Lembrei-me então de fazer um lista com todas as tarefas/actividades que tenho para fazer nesta fase da minha vida. Incluí tudo o que me lembrei: desde as tarefas domésticas, às tarefas associadas às crianças, às minhas necessidades básicas (como comer ou dormir), às tarefas que sei que me fazem bem e para as quais não arranjo tempo (por ex. escrever no blog, meditar) e àquilo que quero fazer em família (tempo para os filhos, para a actividade especial da semana em família, para estar com o marido...).

Esta lista está dividida do seguinte modo:
- designação da tarefa/actividade;
- periodicidade da mesma;
- área a que respeita (cada área tem uma cor diferente);

Exemplo:

N.º
Tarefa/actividade
Periodicidade
Área
1
Levar a Letícia ao Inglês
2x/semana
Filha
2
Regar as flores
1x/semana
Plantas
3
Elaborar a ementa
1x/semana
Alimentação
4
Cortar legumes para congelar
2x/semana
Alimentação
5
Escrever no blog
2x/semana
Blog
6
Pôr roupa a lavar
4x/semana
Roupa
7
Estender a roupa
4x/semana
Roupa
8
Destralhar 1 área
4x/semana
Limpeza/arrumação
9
Varrer o chão ou aspirar (corredor, hall, cozinha)
diariamente
Limpeza/arrumação
10
Lavar o rosto com gel de limpeza
2x/dia
Higiene
11
Colocar creme de dia
diariamente
Higiene
12
Colocar creme de noite
diariamente
Higiene

Só para teres uma noção, para a minha semana inteira encontrei ao todo 75 tarefas/actividades.

Entretanto, lembrei-me de adaptar cá para casa, o que fazia para organizar as tarefas das funcionárias no meu trabalho. Elaborar um mapa de tarefas/actividades.

2.º Passo: Elaborar um mapa de tarefas/actividades
Neste mapa devemos distribuir todas as nossas tarefas/actividades, pelo tempo que temos disponível (o ideal é fazeres previamente um registo de tempo, para saberes quanto tempo gastas em cada uma das tuas tarefas).

Ainda não conclui o meu mapa, mas podes ter uma noção do aspecto que está a adquirir, através desta foto:

Se reparares cada área está com a respectiva cor. Cada tarefa tem definida a sua duração e o dia da semana em que costuma ser feita.

Quais os benefícios que encontrei neste método?
1) Identificar erros na gestão do meu tempo - Ultimamente andava a preparar a roupa da Letícia na própria manhã, quase à hora dela se vestir. Após observar como estava a organizar as coisas, resolvi fazer uma alteração. Esta semana, preparei a roupa toda de uma vez ao Domingo (tendo em conta a informação meteorológica). Ganhei logo mais tempo durante as manhãs... e também menos stress.

2) Conseguir perceber se é possível fazer tudo o que desejo ou, caso contrário, definir o que é prioritário neste momento da minha vida;

3) Ajustar o tempo ou periodicidade de algumas tarefas, de modo a incluir aquilo que também é importante ou me dá prazer (ex. ter tempo para mim mesma e para a minha família).

Não é uma obrigação, é uma orientação
Antes que penses que o meu dia assim é uma seca, com horários para tudo, devo salientar que isto não é uma obrigação, é uma orientação. Só gerindo o meu tempo, consigo encontrar espaço para o que é mais importante. Prefiro ter horários para me orientar, do que andar numa correria e ter a sensação que não consigo chegar ao que mais importa (se bem que para simplificar, entretanto transformei aquele que era um mapa mensal, num mapa semanal).

Ainda não conclui o mapa (actualmente está mais completo do que o que vês na imagem). Mas mal comecei e já consegui melhorar algumas situações, pelo que tenho a certeza que facilitará a minha vida. E afinal... é isso que realmente importa!

Foto: Mafalda S.
...........................................
Sabe mais sobre o meu dia-a-dia:
Facebook || Instagram

10 comentários:

  1. UAU! Que organização! Como gostaria de ser assim... A sério que limpas uma divisão da casa às 6 da manhã? E os vizinhos? Valorizo imenso a tua força de vontade, mesmo! Uma coisa que mem inspira: ver o dia a dia de alguém organizado e tentar "copiar", dentro das minhas tarefas. Podes mostrar, no final, como é um dia dos teus em casa, por exemplo?
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Na verdade coloco o despertador às 5h50 para poder saborear mais 10min na caminha, e depois começo mesmo a limpar às 6h da manhã. Estou tão habituada, que parte das vezes até acordo antes do despertador. Quanto aos vizinhos, não há problema, porque não mora ninguém no apartamento de baixo e eu própria moro no último andar. O único senão é que a esta hora não consigo aspirar, tenho de varrer ou deixar para aspirar um pouco mais tarde. Mas aquela hora muda completamente o curso do meu dia, faz toda a diferença. Depois de ter o mapa concluído, posso dizer como é um dos meus dias.
      Mas sabes, a minha sorte é que sou muito disciplinada e para ter motivação basta-me ler algum livro ou blog de organização. Por vezes basta fazê-lo 5 minutos antes de começar uma tarefa e fico logo cheia de energia para a fazer.
      Contudo ultimamente, não andava a gerir bem as coisas. Foi por isso mesmo que resolvi tentar este método, para facilitar a minha vida. Acho que vai correr bem :)

      Beijinho (e obrigada pelas palavras simpáticas!)

      Eliminar
    2. E podemos saber em que outros blogs te inspiras? Não consigo encontrar nenhum com que me identifique tanto como este... e estou a falar a sério! Este é realista, é de uma pessoa para pessoas, sem fantochadas!

      Eliminar
    3. Ultimamente tenho lido mais livros do que blogues. Mas posso dizer-te que o meu blog favorito sobre este assunto, que só aborda mesmo organização e gestão de tempo, é o Vida Organizada da Thais Godinho. Adoro o blog dela, inspira-me imenso. Deixo-te aqui o link:
      http://vidaorganizada.com/

      Também concordo contigo. Prefiro ler textos realistas, de pessoas que têm a humildade de admitir que não são perfeitas, que falham e que não hesitam em levantar-se de novo e tentar melhorar. Blogs demasiado críticos com outras opiniões, acreditando que só as suas ideias são válidas ou importantes, ou que demonstrem arrogância, simplesmente não sigo. Prefiro ler artigos de pessoas interessadas em melhorar e em trazer contributos positivos para o nosso dia-a-dia.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Mafalda :)

    Muitos Parabéns pelo teu blog. Cruzei-me com ele, há já algum tempo (numa das minhas pesquisas pelo nosso tema em comum "felicidade", e gostei tanto que venho regularmente). Achei curioso porque me identifiquei logo com ele.. temos interesses em comum, lemos livros semelhantes, e hoje achei curioso a tabela que estás a construir porque tenho uma semelhante :)
    Há uns anos tinha como projecto fazer um blog semelhante ao teu, com base na felicidade, e no caminho para a alcançar... com base nos livros, artigos, pesquisas e cursos que fui lendo e fazendo... contudo a verdade é que fui adiando, e acabei por encontrar no teu blog muitos dos temas que gostaria de focar. Continuo a escrever, mais para mim, pois tal como também dizes, é algo que me faz falta.. mas por enquanto o teu blog vai-me de alguma forma "alimentando", e o meu projecto ainda não sentiu necessidade de ver a luz do dia... talvez um dia, essa hora chegue :)
    Até lá, continuo a vir espreitar o teu!
    Felicidades para o teu blog e para a tua vida! E espero que possas continuar a influenciar-nos de forma tão positiva :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanta empatia entre nós as duas :)

      Obrigada pela tua simpatia. Adoro este tema e acho fantástico quando alguém partilha da mesma paixão. O mundo precisa de mais pessoas como tu, pois quando pomos em prática o que lemos nos livros/blogues, não só melhoramos as nossas vidas como o que nos rodeia (por menor que seja o nosso contributo, pequenos gestos fazem a diferença).

      Beijinhos. Desejo que sejas muito feliz!

      Eliminar
  3. Tens razão parece que cada vez temos menos tempo é sempre preciso fazer qq coisa!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (entretenimento e cinema)

    ResponderEliminar
  4. Olá adoro a sua força de vontade,eu ainda estou a tentar implementar o acordar mais cedo, por isso até conseguir arrumar alguma coisa de manha ainda vai um longo passo. Adorava conseguir ter essa força de vontade e facilidade em se manter motivada, pois eu tenho lido imenso o seu blog ( que adoro), para me motivar a organizar, e a ser "feliz" (algo que ando um pouco desmotivada comigo mesma), e acho fantástica a forma como se motiva tão facilmente. Conclusão: ainda tenho um longo caminho pela frente, e entretanto vou lendo este blog fantástico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A motivação para mim consegue-se de 2 formas essenciais:
      1.ª lendo sobre as áreas que queremos melhorar nas nossas vidas (principalmente antes de fazer alguma tarefa relacionada com isso);
      2.ª com a obtenção de pequenos sucessos (ex. se conseguiste destralhar 1 gaveta que há muito desejavas, fica tão bonito o resultado final, que te dá motivação para continuar).
      Dá o primeiro passo, por mais pequenino que seja. Não imaginas a quantidade de coisas que podes melhorar na tua vida... ;)
      Beijinho e obrigada pela tua simpatia!

      Eliminar
  5. Dicas espectaculares :) Vou tentar pô-las em prática!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails