terça-feira, 7 de outubro de 2014

Reorganizando o meu tempo

A vida muda e o que resulta numa altura para nos trazer mais bem-estar, pode não ser o mais adequado noutras ocasiões.

Por cá existiram 2 mudanças essenciais, que fazem com que tenha de redefinir as minhas prioridades: a minha gravidez e a entrada da Letícia no 1.º ano.

A gravidez é algo muito positivo na vida de uma mulher (como estou a adorar sentir os pontapés do meu Luquinhas). Contudo tem agravado substancialmente as minhas dores nas costas. As noites têm sido más, pois acordo por volta das 4h00 e pouco com dores e raramente consigo voltar a adormecer. De dia, de tempos a tempos fico extremamente cansada, com as ditas dores a massacrar-me. À parte disto, tenho tentado fazer o máximo que consigo no trabalho, para deixar tudo preparado para a minha ausência. Tudo coisas que têm reduzido substancialmente a minha energia.

Com a entrada da Letícia na escola, surge também a necessidade de a acompanhar nos TPC's e nas actividades extra (escolhidas por ela: o Inglês e a catequese, bem como a Natação, que já frequentava a conselho médico).

Dado isto, quero reorganizar o meu tempo, para dar respostas às actuais necessidades. Pensei assim fazer o seguinte:

- Sair a horas do trabalho e delegar o que me for possível;
- Dizer «não» ao máximo de compromissos possíveis (é que só na semana passada todos os dias tive compromissos, inclusive no Sábado e no Domingo... uma estafa);
- Fazer mais pausas para descansar as costas e recuperar energia;
- Praticar cerca de 15min diários de exercícios específicos para as dores nas costas;
- Destralhar novamente a casa, eliminando ainda mais o que é acessório (isto para perder menos tempo em tarefas domésticas);
- Neste momento, a minha prioridade é a família e o bem-estar do bebé, por isso vou tentar não me incomodar tanto com tarefas domésticas (se algo estiver desarrumado e eu estiver mesmo cansada... paciência, arrumo quando tiver mais energia, ou se por algum imprevisto for demasiado tarde para fazer o jantar, compro comida fora num lugar da minha confiança);
- Ajudar a Letícia nos trabalhos de casa, enquanto preparo o jantar;
- Após o jantar, é o momento para estar em exclusivo com a família (longe da TV ou da Internet).

Agora algo que diz respeito ao blogue:
- Só escreverei no blogue os posts que conseguir ao fim-de-semana, o que significa que há alturas em que poderei escrever menos;
- Não terei a mesma capacidade (já por si limitada) para responder a todos os e-mails que recebo no blogue. Agradecia por isso que, antes de me questionarem sobre alguma coisa, pesquisassem primeiro no blogue, no espaço que diz "Pesquisar neste blogue". Normalmente as respostas encontram-se em posts mais antigos. De momento estou a ponderar dar respostas aos e-mails que receba no máximo até esta semana. Depois disso, só mesmo aos muito, muito urgentes;
- Continuarei com a minha pesquisa habitual sobre a felicidade, pois essas leituras são normalmente feitas antes de dormir e é algo que me continua a fazer muito bem. Sempre que consiga, partilharei convosco! (Presentemente ando a pesquisar informações na área das neurociências, nomeadamente métodos para controle do stress... é espectacular!).

Por outras palavras, o meu entusiasmo não se desvaneceu (longe disso), mas tenho de ajustar as minhas actividades e o tempo que despendo nelas, aos meus níveis actuais de energia. 

Foto: Robeto C.P. Martinez

6 comentários:

  1. Mafalda!
    Faz muito bem abrandar o ritmo.
    Todos os seus leitores compreendem...

    Felicidades.

    ResponderEliminar
  2. Que boa novidade! muitos muitos parabéns!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Penso que sim Mafalda, que faz muito bem em abrandar o ritmo. A Letícia precisa muito de apoio nesta transição. A minha Maria Rita também está no primeiro ano e bem sei como é importante para ela ter-me disponível.Para mim a família também está sempre em 1º lugar. Quem não aceitar bem esta decisão, paciência, não se pode mesmo agradar a todos!

    ResponderEliminar
  4. Malfada, tenho um pequeno de 2 anos e 7 meses e estou grávida de 32 semanas. Não trabalho fora e já me sinto cansadíssima, imagino você!

    Descanse bastante, compreendemos perfeitamente rs

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  5. :) Devo andar distraida, leio sempre o blogue e so hoje percebi da gravidez!

    Parabéns!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails