terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O que te faz perder tempo precioso #4


Hoje escrevo as últimas linhas, da série de posts sobre "gestão de tempo". Aproveito para falar de algo maior, de situações que podem estar a fazer-te perder anos de vida, podem estar a impedir os teus maiores sonhos, de mostrares cá para fora a tua essência. Como disse no post #1, é importante reconhecer as situações, para que possamos agir sobre as mesmas. Hei-las! É contra elas que deves lutar.

««»»

30. Deixares que os outros façam escolhas por ti - Diferentes pessoas, são felizes de diferentes maneiras. Por isso, só tu poderás saber o que te fará mais feliz. Se fizeres escolhas só para agradar os outros, lembra-te que as consequências serão sentidas por ti, nunca pelos outros. E quanto tempo perderás na tua vida, se fizeres a escolha errada?

31. Permitires que os outros te manipulem - Pode ser bom ouvires a opinião de outras pessoas, mas não permitas que te usem. Existem pessoas que só te querem dar conselhos, não necessariamente para te ajudar, mas para te levarem a agir, de acordo com o que elas pretendem que tu faças. E isso pode não ser o melhor para ti...

32. Tentares impressionar toda a gente - É uma perda de tempo, porque é impossível agradar a todos. Nem todos gostarão de ti, tal como tu não adoras toda a gente. Obviamente que deves procurar melhorar enquanto pessoa. Mas não tentes ser perfeito(a). Isso é meio caminho andado para a infelicidade, porque hás-de sempre encontrar um outro defeito em ti. Procurar unicamente ser melhor que ontem, e estares bem contigo mesmo(a).

33. Preocupares-te demasiado com o que dizem de ti - Novamente, é impossível agradares a todos. E o mais importante é a forma como reages ao receber uma crítica. O ideal é resolveres a situação o mais rapidamente possível, para não ficares a matutar no assunto:
a) se receberes uma crítica justa - ao invés de ficares na defensiva, concentra-te em resolver a situação;
b) se receberes uma crítica injusta directamente - sem ficares irado(a), mas com muita calma, responde com educação a quem te criticou. Explica-lhe claramente as razões que fundamentam as tuas acções/opiniões (atenção, que se responderes de forma agressiva, será muito mais difícil para a outra pessoa, compreender a tua explicação e os teus motivos);
c) se receberes uma crítica injusta, mas indirectamente (a velha história do "andam a dizer mal de ti") - opta por te concentrares em melhorar enquanto pessoa, o teu comportamento é a melhor resposta para dissuadir críticas injustas.
(Aprende mais sugestões sobre como lidar com críticas, neste post).

34. Duvidares de ti mesmo(a) - Este pode ser um verdadeiro entrave para conseguires avançar (mas lembra-te que a vida não fica à tua espera). Em primeiro lugar, lembra-te dos teus sucessos do passado (podem ter-te parecido difíceis na altura, mas é um facto que os conseguiste alcançar). E se conseguiste outrora, é uma prova de que,se fores à luta, conseguirás alcançar os teus sonhos. Dá um passo de cada vez, todos os dias, mas não deixes de avançar. E, sobretudo, trabalha igualmente a tua auto-estima. À medida que esta aumenta, terás mais confiança em ti mesmo(a).

35. Estares bloqueado(a) pelo medo - Lembra-te que por teres medo de algo, não significa que vá acontecer. O medo é apenas um sentimento, não um facto concreto. Como dizia um velho provérbio chinês "Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier", ou seja, para ficares mais descansado(a) podes sempre ter um plano B, para o caso das coisas correrem mal. Mas o pior do medo, é levar-te à inacção. Não deixes de lutar pelo que desejas, só por medo. O insucesso já está garantido, mas o sucesso está unicamente nas tuas mãos.

36. Comparares-te negativamente com os outros - A comparação com os outros, com quem pensas que tem mais ou que é melhor que tu, é um atraso na tua vida, um verdadeiro ladrão de felicidade. Opta por comparar-te contigo mesmo(a), com o que já evoluíste na vida e com o que ainda podes alcançar. Contudo, esta é por vezes uma atitude tão entranhada na tua mente, que é difícil deixar de o fazer (aprende a largar este vício, com estas sugestões).

37. Concentrares-te naquilo que não tens - Antes de perderes tempo a pensar no que não tens, lembra-te do seguinte: há muitas pessoas que desejariam ter o que tu tens agora e não o conseguem. Opta por te concentrares no que tens de bom (ex.: uma família linda, um emprego estável, uma vontade de aprender inesgotável, etc.).

38. Focares a tua atenção em pensamentos negativos, tais como:
a) no negativismo face à tua situação actual - mesmo que algo tenha corrido mal, não significa que tudo vai ser mau daqui por diante (tanta gente que teve maus momentos, até alcançarem os seus sonhos...). Quando a tua mente ruminar para os problemas, tenta desviá-la para as soluções (mesmo que isto signifique um esforço mental). Para além disso, envolve-te em alguma tarefa que te distraia destes pensamentos (ex.: fazer exercício, ver filmes cómicos na Net, etc.).

b) na raiva - a raiva em relação a dadas pessoas, ou em relação à sociedade, faz-te mais mal a ti, do que propriamente aos outros. Faz da bondade um ritual diário. Mesmo que lides com pessoas más, fala num tom respeitoso e calmo (o que não significa deixar de argumentar face ao que sabes que tens razão). É mais fácil ganhar uma discussão se mantiveres a calma. Quanto à sociedade, se vês que algo está mal, não te deixes minar pela raiva. Concentra a tua energia para tu próprio(a), dares o teu contributo para a mudança.

c) no ressentimento relativamente a outras pessoas - novamente, o ressentimento far-te-á mais mal a ti, do que à pessoa que te ofendeu. É importante que perdoes, para te libertares dos sentimentos negativos e seguires em frente com a tua vida. Perdoar não significa que tenhas de aceitar tal comportamento, ou passares a conviver com quem te ofendeu. Tem mais que ver com tomares consciência de que não podes mudar o que se passou, mas podes superar e ter uma vida mais feliz (lê mais sobre o perdão aqui e aqui).

d) no arrependimento - há coisas que poderias ter feito diferente, mas já não podes mudar o passado. Das duas uma: se for possível, tenta remediar os teus erros. Se tal não for possível, vê nessa situação uma oportunidade de aprendizagem. Se te ocorrer algo semelhante, para a próxima já saberás como agir.

39. Não aproveitares o melhor de cada momento - Aproveita as lembranças felizes do passado, espera o melhor futuro possível e, concentra a tua atenção nos bons momentos presentes. É nisto que te deves focar! Evita cometer os erros de te concentrares no pior de cada momento, tais como:
a) Pensares no que foste no passado - Todas as pessoas vão mudando ao longo do tempo. Se não estás contente com a tua situação actual, analisa o que te desagrada e procura melhorar enquanto pessoa. 
b) Pensares no que tiveste e já não tens - Relativamente ao que tiveste, recorda-o como uma coisa boa que aconteceu na tua vida. Mas a vida continua, e com quase toda a certeza (se estiveres aberto(a) a isso), ainda te trará outros momentos felizes.
c) Preocupares-te com os erros que cometeste - As experiências negativas do passado, não são um prognóstico para o futuro. Aprende com eles,adquire mais conhecimentos e concentra-te em melhorares para não cometeres erros semelhantes. 
d) Não conseguires aproveitar os bons momentos do presente - Por vezes ansiamos tanto determinado momento, que quando chega a altura não o aproveitamos devidamente... e desiludimo-nos. Tens de aprender a saborear, ou seja, aprenderes a apreciar os pequenos detalhes do teu dia-a-dia, de modo a intensificar o prazer do momento e fazeres com que essa experiência dure o maior tempo possível (Eis um exercício óptimo para aprenderes a fazê-lo).
e) Pensares no que seria a tua vida se fosse de dada maneira - Pois, mas não é assim, e esta é mesmo uma forma de desperdiçares o teu tempo em pensamentos inúteis. Opta por traçares um plano para alcançares os teus objectivos. Vais ver que a tua vida, irá realmente melhorar se fores mais pro-activo(a).
f) Sonhares com o futuro, mas não fazeres nada para alcançares os teus sonhos - Se não passares à acção, os teus sonhos não passarão disso, de sonhos. Opta por definir claramente os teus objectivos e utiliza estratégias diárias para os concretizares (sabe como neste post).
g) Adiares sonhos, pensando que o momento perfeito virá - Este é um dos maiores desperdícios de tempo que podes fazer na tua vida. É que a vida é curta e o momento perfeito pode nunca chegar... Faz algo a cada dia que passa, por menor que seja, para alcançares os teus sonhos. Quando deves começar? Hoje mesmo!

40. Relacionares-te demasiado com pessoas que te desanimam - Provavelmente tens o azar de ter pessoas «castradoras» na tua vida (aquelas que te criticam constantemente, incutem-te medo para perderes a coragem de seguir em frente, querem [mesmo que subtilmente] fazer escolhas por ti e são demasiado pessimistas). Podem até nem ser más pessoas, mas tendem a afastar-te da tua felicidade. Mas o que podes fazer?
a) Opta por fazeres o que consideres melhor para ti, e deixa que os resultados falem por si;
b) Também tu tens o poder de influenciar quem te rodeia, mantêm-te firme e influencia pela positiva;
c) Aproxima-te e convive com pessoas mais optimistas;
d) Em último caso, afasta-te das pessoas castradoras. No caso de se tratarem de familiares, promove encontros mais ocasionais (isto quando não conseguires fazer mesmo nada, para mudar a sua posição).

41. Brigares demasiado com as outras pessoas - Sendo ou não provocado por ti, as discussões constantes são uma forma ineficaz de comunicação. Perdes tempo e não consegues nada...

Mesmo que a outra pessoa esteja agitada, fala com ela, com voz firme, mas calma. Coloca a agressividade de lado e fala sempre num tom respeitoso. Tenta ver e demonstrar os aspectos positivos de cada situação e compromete-te a corrigir o que está errado. Se a razão está do teu lado, mostra argumentos que explicam o teu ponto de vista, evitando a todo custo a agressividade. A verdade é que as pessoas tendem a acalmar, quando falamos num tom de voz calmo e a nossa mensagem é transmitida de forma mais eficaz (salvo algumas excepções, como por ex. com uma pessoa embriagada... nesse caso é melhor deixar a conversa para o dia seguinte). 

Existem casos extremos (violência doméstica, ser assediado no trabalho, etc.) em que a melhor solução é procurares um grupo de ajuda. Mas não tens de perder anos de vida, em situações deste género.

42. Concentrares as tuas conversas nas críticas constantes:
a) às outras pessoas - sê mais tolerante com os outros. Todos nós somos humanos e corremos o risco de errar. Para além disso, podes não conhecer todos os factos e estares a julgar injustamente. E enquanto estás concentrado nesse género de actividade, vais atrasando tarefas, deixando de viver bons momentos...
b) à sociedade em geral - não devemos fechar os olhos ao que corre mal na sociedade, mas não adianta falar 24 h sobre o assunto. Pensa no que tu próprio podes fazer para melhorar e... AGE!. Para além disso, concentra-te igualmente no que acontece de bom. Apesar de não ser tão falado, o bom tem lugar todos os dias.

43) Não lidares com os teus problemas - Fingir que não existem ou ficar a remoer nos problemas, só fará com que estes se arrastem no tempo. Lidar com os problemas é a melhor forma de os sanares e de ganhares tempo para te concentrares noutros assuntos. (Sabe como aqui).

««»»

Chegou assim ao fim esta série de posts sobre "gestão de tempo". Espero que te ajudem (e a mim também), a encontrares tempo para o que de melhor tens na tua vida.

Brevemente vou frequentar uma formação de "gestão de tempo". Considero esse tempo um investimento, pois certamente conhecerei mais dicas para melhorar a minha vida. Partilharei algumas boas ideias aqui.

Fica bem! Aproveita a vida!

Foto: Leland Francisco

6 comentários:

  1. Gostei muito do post...cada um dos itens para refletir como procedemos na nossa visa e como podemos melhorar...na verdade a vida é demasiado importante para que percamos tempo com o que nos trava e não interessa...!
    Bjs
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Bom dia

    Venho agradecer-lhe todos estes posts dos ultimos dias. Fantásticos. Obrigada, disse tudo claramente o que no fundo todos sabemos mas é dificil pôr em prática. E "ouvi-lo", lê-lo desta forma simples e objectiva é na verdade uma ajuda extraordinária. Há já algum tempo que sigo o seu blog, aproveito agora para lhe agradecer, há sempre uma luz, uma frase, uma imagem que nos cativa e incentiva. Obrigada
    GCabral

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    Muito obrigado pelos post de gestão de tempo. Acho que são realmente úteis :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito Mafalda. Muito bem escritos, muito directos e muito uteis. Obrigada pela tua partilha. :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela partilha. Tens razão nas tuas dicas: temos é de nos focar nas coisas boas da vida, naquilo que já temos e muitas vezes não valorizamos. Talvez por educação ou por influência dos "medien" a nossa mente reage mais ao negativo e mau do que ao bom.É o velho ditado " faz mais barulho uma árvore a cair, do que uma floresta inteira a crescer"

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails