quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O que te faz perder tempo precioso #3


Hoje vou falar-te de situações que podem estar a fazer-te perder tempo, especialmente por falta de organização. De qualquer modo, aconselho-te a leres os posts anteriores, bem como o que se seguirá, pois também estão relacionados com este tema.

««»»

Eis as situações em questão:

22. Estares rodeado(a) por excesso de tralha - Porque não agendas por exemplo 30 minutos do teu dia, para eliminares a tralha de casa ou do escritório? A verdade é que o excesso de objectos faz-te perder imenso tempo à procura do que necessitas (se contabilizasses esse tempo, provavelmente eliminavas JÁ, o que está a mais). Para além disso, a eliminação de tralha em casa, reduz em média, 40% do trabalho doméstico.

23. Não teres a casa/escritório organizados - Organiza estes espaços, de modo a que faça sentido para ti. Para tal, deves ter em conta o seguinte:
a) os espaços devem ficar bonitos e funcionais (adequados às tuas necessidades);
b) os objectos devem ser guardados próximos do lugar onde vão ser utilizados;
Ex.: cesto de papéis, junto da secretária.
c) cada objecto deve ser guardado, sempre no mesmo local;
d) os documentos devem ser organizados por categorias.
Ex.: Dossier para contas da «casa» (água, luz, gás, etc)., outro para a «situação financeira» (orçamentos, contas bancárias, investimentos, etc.).

24. Não teres um sítio certo para guardar cada objecto - Define um lugar certo para cada objecto. De início pode requerer algum esforço, mas se repetires o acto de guardar cada objecto no seu lugar respectivo, com o tempo já o fazes sem pensar. Isto evita perdas de tempo à procura de objectos.

25. Entupires o carro com porcarias -  Traz sempre um saquinho dentro do carro. A ideia é que, ao invés de ires acumulando papéis, plásticos e afins nos compartimentos das portas, no fim da viagem possas deitar, de imediato, o lixo fora. Basta pôr o conteúdo dentro do saquinho e deitares fora no lixo ou no ecoponto.

26. Não saberes o que fazer para o jantar - Quem diz jantar, diz outras refeições... Elabora uma ementa, de preferência mensal (para ires menos vezes ao hipermercado). Assim que tiveres a ementa, anota os produtos de que vais necessitar, para não te faltar nenhum ingrediente. Cá em casa uso inclusive um modelo de lista de compras, para garantir que não me esqueço mesmo de nada.

27. Não planeares as épocas festivas antecipadamente - A verdade é que se deixas tudo para a última hora, tens mais probabilidade de encontrar confusão no hipermercado, de andar numa correria para comprar presentes... para não falar do stress acrescido (espreita este exemplo de planificação antecipada de uma festa).

28. Perderes demasiado tempo em tarefas domésticas - Existem imensos truques que podem fazer-te poupar tempo em casa. Podes ir pesquisando para cada área. Vou dar-te alguns exemplos:
- na cozinha - quando cozinhas, na fase em que a comida já está no forno ou na panela, aproveita para ir adiantando tarefas (lavar a loiça, pôr a mesa, etc.);
- na casa-de-banho - lava de imediato a banheira após o banho (para que a sujidade não seque e tenhas de perder mais tempo a lavar);
- no tratamento da roupa - quando estenderes a roupa, vai colocando logo cada meia junto do respectivo par. Assim, quando estiverem secas, podes dobrá-las e guardá-las de forma mais rápida;
etc.

29. Não te manteres informado(a) sobre dicas de gestão de tempo - Há imensos truques que podes aprender em livros, na Internet ou até em conversa com amigos. Não deixes de te manter informado(a), porque um pequeno truque pode fazer a diferença no teu dia-a-dia.

Por exemplo comigo, antigamente perdia imenso tempo de manhã, porque me esquecia sempre de onde tinha colocado as chaves. Entretanto, passei a ter chaveiro. E foi um tempo que nunca mais desperdicei.

««»»

Na próxima Terça-feira publicarei o último post desta série. Desta vez falarei de situações mais abrangentes. Perdas de tempo que poderão estar a impedir-te, de alcançares os grandes sonhos da tua vida.

4 comentários:

  1. Bom dia :D
    Confesso que me identifico com alguns pontos que referiste como "não saber que fazer para o jantar" ou "perder demasiado tempo com as tarefas domésticas". É inevitável perder o tempo, mas todos podemos tentar geri-lo melhor.
    Obrigado pelas dicas :D
    Beijinhos*
    http://pedronopaisdasmaravilhas.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  2. Estou a adorar esta série de posts sobre o que nos faz perder tempo! Obrigada, Sara.

    ResponderEliminar
  3. olá Mafalda, antes de mais quero agradecer-lhe! Agradecer-lhe porque com a sua ajuda tenho conseguido ser mais feliz e fazer os meus filhos mais felizes. A Mafalda é uma inspiração, já li o seu blog todo e tenho tentado colocar muitas das ideias em pratica. já comprei quase todos os livros que tem recomendando e já os li, pena que os de refeições estão esgotados e não consigo encontrar. Continue com este excelente trabalho a ajudar muitas pessoas. beijinhos. Tânia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário tão simpático. Fico muito, muito feliz, por saber que de alguma forma conseguiste ser mais feliz pondo em prática o que aqui partilho. É justamente para isso que o blogue existe!
      Beijinho

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails