Por vezes estamos tão concentrados na felicidade futura, que algures, algum dia iremos encontrar, que nos esquecemos de apreciar a jornada. Acontece que a felicidade não é propriamente um estado permanente a que se pode chegar, mas é feita de pequenos prazeres que façam sentido para cada um de nós.
É nos pequenos nadas do dia-a-dia, na forma como encaramos o mundo e como apreciamos o que é belo, que reside a chave para a felicidade.
Eis
45 coisas tão simples e banais, mas que nos podem fazer felizes – basta dar-lhes o devido valor:
1 – Ler um bom livro – sabem aqueles livros que nos fazem ficar acordados até tarde, só porque são bons de ler? Então e aquele cheirinho a livro novo? Os títulos apelativos que nos enchem de curiosidade?
2 – O cheiro do café acabado de fazer - o aroma do café fresco é das coisas mais deliciosas que existe, experimente cheirá-lo.
3 – Ter a casa limpa e arrumada – sabe aquela sensação de leveza que encontramos, quando vemos um
espaço livre de tralha e com cheirinho a limpo? Aprecie a calma e paz de espírito que a limpeza e arrumação podem trazer.
4 - Um passeio matinal numa manhã soalheira – é tão agradável andar com calma num dia de sol, a apreciar a paisagem, as montras, as pessoas, sem horários para cumprir.
5 - O som dos passarinhos – já reparou no canto dos passarinhos e em como este som pode ser relaxante? Repare e aprecie o momento.
6 – Tomar o pequeno-almoço numa esplanada ou varanda – já imaginou deliciar-se com comida saborosa, num espaço destes. A experiência é obviamente mais intensa se a paisagem em redor for encantadora. (Este é um dos pequenos luxos a que me posso dar, pois a
vista da minha varanda é realmente lindíssima).
7 - Programar uma actividade especial com a família – estou a falar de actividades com o núcleo familiar mais importante para si (por ex. o(a) seu(sua) companheiro(a) e filhos). Pode agendar um piquenique, ver um filme, um passeio pelo campo, etc.
8 – Visitar locais de interesse cultural – experimente visitar galerias de arte, museus, palácios, teatros. Vai ver que sai de lá muito mais leve e feliz.
9 - Recordar-se dos bons momentos passados – dê uma olhadela aos seus álbuns de fotografias, assista aos filmes das férias, pegue na primeira roupinha que o seu filho usou quando nasceu…
10 – Escrever um diário de gratidão – registe o que lhe acontece de bom: conseguiu concluir aquele projecto a tempo, aquelas palavras carinhosas que a sua filha lhe disse, a melhoria do tempo… Ao escrever começa a dar valor às pequenas coisas e a aperceber-se do que tem de bom na vida.
11 – Melhorar a sua aparência - por vezes para melhorar o seu astral, basta um corte de cabelo diferente, fazer a barba, colocar uns acessórios, usar maquilhagem, utilizar vestuário adequado ao seu corpo...
12 – Mimar-se – isto significa não viver só para os outros, mas reservar tempo para actividades que imprimam prazer à sua vida. Todos os dias, dedique pelo menos 30 minutos para fazer algo que o(a) deixe feliz: passear, ler, ouvir música… O que importa é que sinta que merece ser mimado(a), que é especial
13 - Escrever um blog – eu que o diga, para além de desanuviar do stress do dia-a-dia e de aprender algo de novo, é um prazer encontrar pessoas interessantes na Internet e sobretudo receber comentários positivos (sim, estes motivam-nos mesmo a seguir em frente).
14 – O cheiro e o sabor da sua comida favorita – nada melhor do que deliciarmo-nos com
aquela comida que nos enche a alma.
15 – Comer um delicioso pedaço de chocolate – mesmo para quem não é um louco por chocolate (como é o meu caso), creio que todos apreciamos o prazer do seu sabor único.
16 – Uma cama macia quando o corpo está cansado – é realmente relaxante podermos descansar o corpo numa cama confortável, especialmente quando estamos muito cansados.
17 - Uma massagem relaxante - vá a um Spa ou peça ao(à) seu(sua) companheiro(a) para que lhe faça uma massagem de relaxamento. Ficará como novo(a).
18 – Um banho relaxante - um banho morno cheio de espuma, velas acesas, gotas de óleo tranquilizante, sais minerais e uma música calma são os ingredientes ideais para alguns momentos de puro prazer.
19 - Entrar numa igreja vazia e entrar em contacto com Deus – aprecie o silêncio, ore, entre em contacto com Deus. Aprecie a paz interior que este momento lhe pode trazer e
sinta o lado espiritual da vida.
20 - O nascer ou o pôr-do-sol - vale a pena dedicar alguns minutos do dia a apreciar este espectáculo de luz e de cor. A beleza destas imagens iluminam o nosso estado de espírito.
21 – A lua grande e amarela no horizonte – é das imagens mais belas que a Natureza nos pode oferecer. Esqueça qualquer mito em torno da Lua e deixe que esta lhe encha o coração de alegria com a sua luz mágica.
22 – O cheiro da erva ou terra molhada, após a chuva – há qualquer coisa neste cheiro que desperta os nossos sentidos e nos dá uma sensação de prazer interior. Aprecie o momento.
23 – Um arco-íris no horizonte – mais um fenómeno natural que nos pode encher de felicidade, se o soubermos apreciar.
24 – A neve a cair – este é um espectáculo maravilhoso, especialmente em Portugal, onde a neve é tão rara. Basta um pouquinho de neve e ficamos todos sorridentes (para além de dar para uns 3 dias de notícias no telejornal!).
25 – Andar descalço(a) sobre a relva - se tiver um jardim (ou conhecer algum) procure andar descalço(a) sobre a relva. Especialmente após um dia de trabalho, é super-relaxante.
26 – Receber e dar miminhos a um animal de estimação – podem ser os gestos ideais para levantarem o nosso astral e acalmarem o nosso sistema nervoso.
27 - Rir-se – rir é uma das melhores formas de descontrair e reduzir o stress. Pode fazê-lo em encontros com amigos, vendo programas cómicos de TV, assistindo a stand-up comedy ou até lendo piadas na internet. O que importa é dar uma boa gargalhada.
28 – O riso de uma criança – haverá som mais bonito do que ouvir uma criança a rir. Delicie-se e deixe-se contagiar pela sua alegria e felicidade genuínas.
29 – Ter um hobby – dedique parte do seu tempo a um hobby que lhe dê prazer, como fazer uma colecção, pintar,
praticar jardinagem, bordar,
tirar fotografias, escrever um blog (gosto especialmente deste!), etc.
30 – Ter um sonho e fazer algo todos os dias para o concretizar – ter um sonho é o que dá sentido às nossas vidas. Sentir-se-á feliz se acreditar que o pode concretizar e isso só acontece se fizer algo todos os dias para isso.
31 – Ser elogiado – sabe tão bem, até nos motiva a fazer mais e melhor. Aprecie e valorize os elogios que lhe façam.
32 – Mudar o humor de alguém com um elogio – por vezes somos tão rápidos a criticar e esquecemo-nos de elogiar quando é merecido. Diga aos outros o que aprecia neles, que gestos o encantaram, que tarefas concretizaram na perfeição. Para além disso, fazer os outros felizes também aumenta a nossa felicidade.
33 - Levantar-se mais tarde ao fim-de-semana – ok, até nem é o meu caso (levanto-me cedo para agendar os posts da semana aqui no blog – ou seja, é por uma boa causa). Mas sem dúvida que levantar um pouco mais tarde e fugir da habitual rotina, nos consola a alma.
34 - Ouvir a nossa música preferida – há algo de especial na música, consegue levar a nossa mente para longe, melhorar o nosso estado de espírito, trazer alegria às nossas vidas.
35 – Andar sem pressa pela praia – aprecie cada pormenor: as águas brilhantes, o horizonte longínquo, o som das gaivotas, o cheiro do mar, o toque delicado da areia, o prazer dos pingos molhados no rosto…
36 - Passear por uma paisagem deslumbrante - a vegetação pode melhorar o estado de espírito. Que tal ir dar um passeio no campo e apanhar umas flores silvestres?
37 – Cuidar de plantas – as plantas, flores, no fundo toda a Natureza, fazem bem à nossa alma. As plantas em casa aumentam a beleza e a tranquilidade. Se tiver um jardim aproveite para o tornar num refúgio perfeito onde possa relaxar diariamente.
38 - Olhar para o céu repleto de estrelas – encante-se com a beleza do Universo, observe como tudo é tão perfeito e belo.
39 – Dormir ao som da chuva – é extremamente acolhedor e confortável, ouvir o som da água caindo lá fora, enquanto estamos aconchegados na nossa cama.
40 – Observar alguém que ama dormindo – se parar uns segundos e observar quem ama dormindo, quase que de imediato surgirá um sorriso no seu rosto. É enternecedor vê-los assim tão serenos, sentir que fazem parte da nossa família, do nosso mundo, sentir o quão especiais são e como é bom tê-los ao nosso lado.
41 - Encontrar velhos e bons amigos – apesar de nem sempre ser fácil na corrida do nosso dia-a-dia, é muito bom encontrarmo-nos com os bons velhos amigos e passar horas rindo e conversando, sem qualquer horário. Ficará muito mais animado, garanto.
42 - Fazer uma boa acção – ajudar os outros e fazê-los felizes contribui para a nossa própria felicidade. Esteja lá para o(a) seu(sua) parceiro(a), ajude um amigo,
participe em campanhas de solidariedade.
43 - Estudar algo novo e aplicá-lo na sua vida – comece a estudar algo do seu interesse e mude a sua vida aos pouquinhos, consoante o que aprendeu. É entusiasmante ver as mudanças que se podem operar para melhor, quando nos esforçamos para tal. (Eu que o diga, pois já aprendi e mudei muito ao escrever este blog).
44 – Renovar a decoração da sua casa – pode ser um pequeno pormenor como comprar umas almofadas novas ou algo mais dispendioso como substituir a mobília. Pode somente mudar a disposição das coisas ou pintar umas paredes. Estas mudanças fazem muito bem ao nosso estado de espírito, são como uma lufada de ar fresco para a nossa alma.
45 - Viajar e conhecer novos lugares e culturas – não há nada melhor para renovar a nossa energia e melhorar o nosso estado de espírito. Por vezes basta mudar de ares ao fim-de-semana para ficarmos com outro ânimo (esta é sem dúvida uma das minhas sugestões preferidas).
Bom, mas como somos todos diferentes, o que agrada a uns, poderá não aumentar a felicidade de outros. Por isso, estou curiosa por saber: e a vocês, o que vos faz felizes?
Foto: Google images – Autor não identificado.