terça-feira, 24 de agosto de 2021

A importância de partilhar histórias de família com os filhos

 

Uma das imagens da minha infância é a de estar com a minha avó, junto da lareira, com ela a contar-me histórias. Falava-me de antigas “lendas” da nossa terra (cujas personagens incluíam sempre alguém real) e também me contava histórias da minha própria família. 

Ao lado da casa da minha avó, morava uma das minhas tias preferidas (que também era tia da minha avó). Tal como a avó I., a tia também tinha uma mão cheia de histórias para contar. Foi assim que conheci histórias fantásticas dos meus antepassados, tendo criado uma ligação inexplicável com os mesmos (mesmo que em grande parte dos casos, não os tenha conhecido).

Hoje em dia, tento transmitir essas histórias aos meus filhos. Para que não se percam no tempo e para que eles próprios possam transmiti-las às gerações seguintes.

Porque é importante transmitir as histórias de família aos mais novos? 

- Trata-se de uma atividade que te conecta com as crianças e lhes abre horizontes para além de atividades como jogos de computador, tv, etc.;

- Segundo David Niven, permite fortalecer laços entre os vários membros da família e sentir afinidade com estes;

- Fortalece o sentimento de pertença à família, trazendo um olhar positivo acerca da mesma e reforçando a sua importância na vida da criança;

- De acordo com Dr. Phil McGraw, as crianças cujas famílias valorizam a sua história e os seus rituais, são menos suscetíveis a desenvolver problemas comportamentais. Há também uma menor predominância de conflitos no Lar.

- Há uma maior probabilidade de desencadear nas crianças quando adultas, níveis elevados de interesse e preocupação pelos membros da família (segundo J. Leader);

- Por último, e muito importante, aumenta a probabilidade em 5% de os filhos serem mais felizes quando adultos (igualmente, de acordo com J. Leader). Pode parecer uma percentagem pequena, mas uma vez que só 40% da nossa felicidade depende exclusivamente de nós, 5% já é alguma coisa! 😊

5 formas de partilhares as histórias da tua família

Vou partilhar contigo, o que temos feito cá em casa:

① Conto histórias quando surgem oportunidades - quando confecionamos uma receita da avó I., quando passamos junto de um lugar especial, antes de adormecer, quando vemos fotografias, etc. (há sempre uma boa desculpa para o fazer);

Mostro-lhes objetos especiais - uma pintura feita pela tia, uma almofada que pertenceu à trisavó deles, um velho livro que pertenceu ao avô, etc.;

Repetimos rituais e tradições dos nossos antepassados - no dia 1 de Novembro ia-mos à terra “pedir os bolinhos” (pelo menos até ter chegado a pandemia, agora tentamos ser criativos e os “bolinhos” veem ter cá a casa), no Natal fazemos receitas da avó e montamos uma presépio que pertenceu à bisavó, etc.;

Pesquiso sobre a nossa árvore genealógica e vamos acrescentando histórias à família - com isto divertimo-nos com alguns nomes interessantes, percebemos que para estarmos aqui alguns tiveram de empreender longas viagens, descobrimos as ocupações de outros... é super-gira esta pesquisa (espreita este post para saberes como tudo começou e, caso tenhas interesse, como podes fazer a tua própria pesquisa);

O nosso “livro da família”
Criámos um “livro da família” - comprámos um livro artesanal em Sintra e nele registamos coisas como: episódios e curiosidades sobre a família, receitas de culinária, factos importantes, o porquê das pessoas se chamarem assim, a árvore genealógica, etc. Podemos complementá-lo com ilustrações, fotografias, postais... (espreita este post, se quiseres criar o teu próprio “livro da família”).

<<>>

Cá em casa adoramos este género de atividades. E se isto puder contribuir para a felicidade dos filhos e nos mantiver mais unidos... só por isso já vale a pena.

E por aí? Também partilham as histórias de família?

Fotos: 1.ª Free photos; 2.ª Mafalda S.

.............................................................

"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

2 comentários:

  1. Uma publicação muito interessante! :))
    .
    Deambulava num sonho inacabado
    .
    Beijo, e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Que post tão bom! Há uns meses uma prima minha, que nem conheço, criou um grupo no Facebook sobre a nossa familia. Descendentes Correia Telo. Ela tem feito imensa pesquisa sobre a familia,e nesse grupo partilha tudo, desde a nossa árvore genealógica até informação da chegada dos primeiros familiares ao Algarve. Além disso vamos partilhando coisas mais íntimas e corriqueiras,de cada agregado familiar. Tem sido giro,porque eu por exemplo, não conheço quase ninguém da familia do meu avô materno, e assim tenho conhecido,mesmo que só online,e vamos mantendo o contacto. Também é uma rede de apoio, pois nos momentos mais tristes tem sido bom termos algum conforto por parte de familiares. Sempre fui muito ligada à família, e nos últimos tempos que perdemos algumas pessoas próximas num curto período de tempo, fiquei ainda mais!
    Quero criar algo para o meu filho, onde deixe registado coisas sobre a nossa família, só me falta decidir como o vou fazer. Obrigada pela tua partilha e inspiração.
    Beijinhos Mafalda!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails