terça-feira, 20 de outubro de 2020

Usar o telemóvel a nosso favor, para adormecer


Lá fora começa a escurecer e tudo o que queremos é uma boa noite de sono. Nem sempre isso é possível e eu era daquelas que tinha muitas insónias... Mas entretanto, com algumas estratégias, o sono tem sido mais reparador.

Sei que pode soar estranho juntar a palavra telemóvel e adormecer na mesma frase. Mas existem estratégias relacionadas com o telemóvel, que nos podem ajudar a adormecer... Sim, tem funcionado comigo!

Quando desligar o telemóvel é útil...

1) Desligo o telefone ou coloco o telefone em "modo de avião” 1 h antes de ir para a cama. Aproveito para me envolver em atividades mais relaxantes: jogar alguma coisa com os miúdos, estar na conversa com o marido ou ler.

2) Depois do jantar, é a última vez que vou espreitar redes sociais, notícias ou e-mail. Por vezes é quando publico no Instagram. Mas depois desta consulta, raramente volto a fazê-lo.

Quando manter o telemóvel ligado ajuda...

1) Parece estranho, mas pode ajudar a relaxar. Basta pegar num livro ou meditar, enquanto ouço sons da natureza (e para isso ouço o YouTube no telemóvel). Com os sons certos, é impressionante como ficas mais relaxado/a para adormecer. (Podes espreitar alguns exemplos do que costumo ouvir, neste post).

2) Quando preciso mesmo de desligar a luz, ou acordo a meio da noite e fico meio desperta, aciono o Night Shift do telemóvel (aquela luz amarelada), e leio algum livro que tenho no próprio telemóvel. Apesar de não ser o meu formato de leitura preferido, acreditem que ajuda. Ah! E se quiser ouvir os tais sons da Natureza, enquanto leio (não o faço sempre, mas às vezes sabe bem), nesse caso uso os fones e recorro à aplicação “musi”, que me permite ler e ouvir vídeos do YouTube em simultâneo.

Por isso, o telemóvel nem sempre é um vilão. Basta usar os recursos certos! Não navegar na Net em sites que nos despertam, ao invés de relaxarem. Comigo, acredita, funciona.

"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

Related Posts with Thumbnails