quarta-feira, 17 de abril de 2019

O que quero fazer para tornar-me mais saudável


"A confiança é como o ar que respiramos
Quando está presente, ninguém nota realmente. 
Mas quando está ausente, toda a gente percebe.
Warren Buffett

Pois é... quando estamos saudáveis parece que nem sentimos o corpo. Gostava de me sentir assim, mas este ano não tem sido fácil.

O pequenino entrou para a escolinha e começou a apanhar vírus atrás de vírus, ou as chatas das bactérias que nos põem doentes. Ele começa por ficar doente e depois a coisa espalha-se por toda a família. Portanto, as idas ao médico têm sido frequentes e tem sido um exagero com tanto medicamento... Felizmente, apesar da frequência das doenças, o pequenito até é quem se recupera melhor.

No meu caso já vou no 4.º antibiótico e ainda adiciono uma injecção de penicilina, outra de anti-histamínico e um soro com cortisona... um exagero, de tanta medicação. A verdade é que com tanta infecção respiratória consecutiva, comecei a sentir falta de ar (coisa que não sentia desde a infância). Ainda por cima, não foi só uma crise, mas quatro. Os médicos disseram-me que pode ser a minha bronquite asmática, que estava adormecida, a dar sinal de vida. Espero mesmo que não, pois isso é uma chatice...

Como isto tem afectado a minha vida


Um dos sintomas que tenho tido é um cansaço enorme e isto teve uma série de consequências negativas:
- não tenho tido capacidade para lutar pelos meus objectivos (neste caso, para realizar as tarefas menores para os alcançar);
- não me tenho alimentado da melhor forma. Tenho preparado refeições mais fáceis, algumas saudáveis, mas outras nem por isso... Também não tenho ingerido tanta fruta (falta de apetite, mesmo);
- não tenho praticado exercício físico (a sério, tive dias em que só me apetecia ir deitar... pena que raramente o podia fazer);
- não tenho tido tanta capacidade para ajudar a minha filha com o estudo, nem realizar actividades com o mais pequeno;
- as minhas tarefas são feitas mais lentamente (a arrastar-me, diga-se!) e consegui atrasar uma série delas. Bolas!...;
- até a minha paixão, os livros, tem ficado para trás. Leio 1 ou 2 páginas e não consigo mais... (nas pausas em que não fico doente, noto logo a diferença para melhor);
- por razões óbvias, não me sinto tão feliz. Como escrevi em tempos "Se nos sentimos saudáveis, a saúde não influencia fortemente a nossa felicidade (porque o nosso corpo está «silencioso»). No entanto, a doença frequente pode tornar-nos bastante infelizes".

Resultados positivos que alcancei no passado
Mas pensando bem, no passado já tive problemas que consegui resolver. Então porque não pegar nessas experiências e motivar-me para ter uma melhor saúde? (Quando falo de melhorar a saúde, incluo também a saúde da família).

No ano passado consegui reduzir o colesterol "mau", aumentar o colesterol "bom" e reduzir também os triglicéridos. Bastaram umas alterações à dieta.


O que pretendo fazer, para melhorar a saúde
Por vezes, o que nos acontece dita a alteração dos nossos planos. É justamente isso que vou fazer, ora vejamos:

1) Dentro dos meus objectivos para 2019, vou alterar as prioridades. Inicialmente, a prioridade máxima era "gerir melhor o meu tempo", mas dadas as circunstâncias, a minha prioridade será "ter uma vida mais saudável". Quando a situação estabilizar, darei atenção aos outros objectivos.

2) Irei incluir mais frutas e legumes na alimentação. Entretanto tomei conhecimento de diversos estudos em que doentes asmáticos aumentaram o consumo de frutos e legumes diários (aumento de 1 a 2 porções, para 7 porções por dia). Os resultados foram bem animadores, pois houve uma melhoria substancial em termos de saúde e redução de crises. Testou-se também com suplementos vitamínicos ao invés de fruta e legumes, mas neste caso, não surtiu qualquer efeito.

3) Iremos a novas consultas médicas, mas numa lógica de prevenção.

4) Vou ler ou reler livros ou capítulos de livros que falem sobre 2 temas: a saúde dos pulmões e o fortalecimento do sistema imunitário. Seleccionei os seguintes livros:


- "Alergias" do Dr. Stuart H. Young e Bruce S. Dobozin (médicos alergologistas) e Margaret Miner (escritora de livros de medicina). Li este livro há uns anos, quando sofria imenso de rinite alérgica. E foi a minha salvação! Depois de aplicar na prática várias das suas dicas, a minha situação melhorou consideravelmente. Agora quero relê-lo, mas dar especial atenção aos capítulos da asma e aos relacionados com sinusite. Este livro é realmente muito bom. Fala de possíveis tratamentos, de medicação, mas também de medidas que podemos adoptar para prevenir as situações de crise. Inclui capítulos como: Como evitar os alérgenos em casa; Medicamentos para Alergias; Imunoterapia; Asma; Febre dos Fenos e outras formas de rinite; Alergias Ocupacionais e "Edifícios doentes"; Gravidez e Alergias; Teorias e tratamentos questionáveis; etc.

- "Como não Morrer" do Dr. Michael Greger (médico especialista em nutrição, segurança alimentar e saúde pública). Ok, devo dizer que não simpatizo nada com este título. Acho-o um exagero. Mas em termos de conteúdo... está espectacular! O autor fala de uma série de problemas de saúde que podem levar à morte ou pelo menos reduzir substancialmente o bem-estar dos seus portadores. Informa-nos de vários estudos relacionados com o problema em questão, indicando quais os alimentos que comprovadamente previnem, melhoram ou curam estas doenças. Li o capítulo dedicado às doenças pulmonares, mas também quero ler sobre a prevenção de infecções e sobre problemas com causas iatrogénicas (decorrentes dos efeitos adversos dos medicamentos). Na primeira parte do livro o autor aborda também outras doenças, como: as cardiovasculares, a diabetes, o cancro, a depressão, o Parkinson, as doenças cerebrais, etc. Na segunda parte, fala de como fazer uma alimentação saudável, que previna doenças, detalhando informações sobre alimentos específicos que são benéficos para a saúde.

- "O Grande Livro das Alergias" do Dr. Leo Galland (médico especialista em Medicina Integrativa). Este livro foca-se nas causas das alergias e em como os desequilíbrios no meio ambiente e no nosso corpo estão a afectar o nosso sistema imunitário. Fala de como a poluição, os maus hábitos alimentares, a falta de exercício e o consumo excessivo de antibióticos estão na origem do aumento das alergias. Propõe uma série de medidas práticas, para conseguirmos viver com mais saúde. Aborda temas como: a imunidade desequilibrada; desmascarar alergias escondidas; missão de desintoxicação; a dieta de equilíbrio imunitário; as alergias estão a fazê-lo engordar?; alergias nasais e sinusite; asma; o que acontece nos seus intestinos não fica nos seus intestinos; etc.

- "You - Sempre Jovem. O plano de 14 dias que o manterá sempre jovem." do Dr. Michael F. Roizen (médico especialista em Medicina Interna) e Dr. Mehmet C. Oz. (cirurgião cardiovascular). Neste livro, quero focar-me nos capítulos sobre como estimular o sistema imunitário e respirar sem problemas. No entanto, o mesmo aborda outros assuntos interessantes, tais como: a memória, o coração, o stress, a diabetes, o sistema digestivo, o sono, a menopausa, a próstata, a líbido, o envelhecimento dos olhos, como "muscular" os ossos, a audição. Cada capítulo fala-nos de possíveis problemas em cada uma destas áreas e inclui uma série de dicas para os prevenir ou melhorar. Inclui também um plano de 14 dias, com uma série de tarefas diárias para tornar o corpo mais saudável. Ah! O livro é escrito com muita clareza, mas também mmmuuuiiito humor. (A minha edição é antiga, mas inseri o link para a versão actualizada do livro).

- "Prevenir e Tratar as Alergias" da DECO. Neste, quero dar especial atenção aos capítulos sobre rinites alérgicas, a asma e as alergias respiratórias. O restante livro, fala do seguinte: noções gerais sobre alergias, os meios de diagnóstico, as alergias da pele, as doenças alérgicas dos olhos, as alergias alimentares, as alergias aos medicamentos, as alergias às picadas de insectos, as alergias das crianças. Inclui várias sugestões para prevenção e tratamento. No final tem um glossário com termos associados às alergias.

- "Os Segredos das Pessoas que Nunca ficam Doentes" de Gene Stone (escritor de livros de Medicina). Neste livro o autor mostra o que fazem de diferente as pessoas que não costumam ficar doentes e mostra a base científica para cada uma das situações. Irei ler os capítulos sobre: prevenção de constipações; imunidade, cura de infecções; aumento de energia, cura de inflamações; prevenção de problemas respiratórios; alergias e desintoxicação; aumento da imunidade, combate à fadiga e prevenção da infecção da garganta. Há ainda outros temas que podem interessar-te, tais como: longevidade; queima de gorduras, perda de peso e aumento do metabolismo; problemas cardiovasculares; pele saudável; bom humor; autoestima; memória; controlo do stress, da diabetes e da tensão arterial; desenvolvimento infanto-juvenil; controlo de colesterol; alívio de dores; problemas gastrointestinais, diminuição de cólicas; condição física e boa forma; controle da ansiedade; problemas no sistemas nervoso; diminuição das dores  musculares.

- "You - Manual de Instruções. Tudo o que precisa de saber para ter um corpo jovem e saudável." do Dr. Michael F. Roizen (médico especialista em Medicina Interna) e Dr. Mehmet C. Oz. (cirurgião cardiovascular). O livro que ando a (re)ler actualmente, novamente mantendo o foco nos pulmões e no sistema imunológico. Contudo, este também aborda os seguintes temas: o coração e as artérias; o cérebro e o sistema nervoso; os ossos, as articulações e os músculos; o aparelho digestivo; os órgãos sexuais; os órgãos dos sentidos; as hormonas; o cancro. Inclui também um plano alimentar para levar uma vida mais saudável, com uma série de sugestões de receitas. (nota: inseri o link para a edição mais actualizada do livro).

Espero que estes sejam os primeiros passos para uma vida melhor. Mais saudável e mais feliz.

Foto: 1.ª jill111 2.ª Ryan McGuire; 3.ª e 4.ª Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. Estou quase nesse ritmo, também!

    As suas melhoras rápidas.

    ResponderEliminar
  2. As melhoras boas e rápidas e uma sugestão: recorrer a uma consulta de mefmedic tradicional chinesa e se for o caso, fazer acupuntura!
    Resulta muito bem! Tem resultado comigo e com vários familiares e amigos. Corrigindo desequilíbrios energéticos, também se evitam os medicamentos.

    Tudo de bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails