terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Os meus objectivos para 2019


Estive um tempo sem escrever Resoluções para o Ano Novo. Mas este ano, resolvi voltar às velhas práticas. Peguei na minha agenda e escrevi aquilo que prendendo alcançar em 2019.

Os meus 5 objectivos
O meu objectivo prioritário, como referi anteriormente, é fazer uma gestão mais eficaz do tempo.  Ainda assim, quero investir noutras áreas. Defini então, 5 objectivos (escolhi só 5, porque temos mais probabilidade de ser bem-sucedidos quando nos focamos em menos objectivos). Ei-los:

1 - Gerir melhor o meu tempo;
2 - Ler mais livros;
3 - Ter uma vida mais saudável;
4 - Prosseguir com a aprendizagem/investigação na área da Psicologia Positiva;
5 - Dedicar-me mais ao blog.

Objectivos gerais e específicos
Visto assim, os objectivos parecem demasiado subjectivos. Mas estes são objectivos gerais. Para cada um deles traço objectivos específicos

Por exemplo, para o primeiro objectivo, o de «gerir melhor o tempo», entre outros, tenho objectivos específicos como:
- Ler o livro "O Método Bullet Journal" de Ryder Carrol (é só um exemplo, tenho outras leituras em mente);
- Criar a minha nova agenda com base no método Bullet Journal (nota: a minha agenda não tem início necessariamente em Janeiro e fim em Dezembro - por ex. a do ano anterior ainda estou a usar, apesar de já me restarem poucas páginas);
- Destralhar e reorganizar a casa (apesar de ter feito um grande destralhe total da casa em 2015, no ano passado acumulei algumas coisas... também quero organizar os espaços de forma mais adequada às minhas necessidades - influência deste livro e do Pinterest!).

Tarefas fáceis de gerir (e de medir)
Entretanto vem a parte divertida: transformar os meus objectivos em acções concretas.

Para isso divido os meus objectivos específicos em tarefas menores, mais fáceis de concretizar. Normalmente, escolho de entre os objectivos, aqueles em que quero investir em determinado mês. Entretanto, defino as tarefas que pretendo realizar a cada semana, para concretizar esses mesmos objectivos. Estas tarefas mais pequenas devem ser fáceis de medir, para conseguir avaliar a minha evolução (verificar se estou a avançar como queria, ou se terei de reajustar as tarefas para que as consiga realizar).

Vamos a dois exemplos concretos.

① No mês de Janeiro, um dos meus objectivos específicos é destralhar e reorganizar a casa. Assim, dividi a casa em áreas menores (1 gaveta, 1 prateleira, etc.) e defini como tarefa semanal «destralhar e organizar 4 áreas da casa»:
  • Semana de 14/01 a 20/01/2019     ☒     ☒     ☒     ⬜       ➡️ inicialmente estes quadradinhos estão em branco, mas à medida que vou realizando as tarefas vou assinalando com uma cruz (x);  ➡️ incluí 4 quadradinhos, porque são 4 as áreas que pretendo organizar/destralhar.

② No que respeita ao objectivo geral «Ler mais livros», um dos objectivos específicos é «definir o n.º de páginas a ler por dia» (o n.º pode variar, consoante o tipo de livro).

Assim, no mês de Janeiro, um dos livros que me propus a ler é  "O Método Bullet Journal" de Ryder Carrol. Para este, a minha meta de leitura é de 30 páginas por dia. Assim, logo pela manhã coloco um post it, 30 páginas à frente daquela em que estou a ler. É essa a meta do dia.

Contudo, este é um dos objectivos no qual não sou muito rígida (porque quero que a leitura continue a ser um prazer e não uma obrigação). Assim, esta meta é só orientadora. Em alguns dias não a atinjo e noutros posso ultrapassá-la. Contudo, o facto de a definir, deixa-me entusiasmada por tentar alcançá-la. Por outro lado, sei de quem lê 50 ou até 100 páginas por dia. Claro que isso depende do tipo de livro, mas também da disponibilidade de cada um. Eu adapto à minha realidade. Para 30 páginas posso ter tempo, para 100... acho difícil. Preciso de definir algo que seja desafiador, mas que saiba ter capacidade para realizar.

Avaliação e anotações especiais
Semanalmente, verifico se consegui concretizar aquilo a que me propus. Nas tarefas a que me proponho na semana seguinte, incluo o que não consegui realizar na semana anterior (se for realmente necessário) e proponho-me a novas tarefas.

Em cada semana, tenho também um espaço para anotar o que considero que está ou pode influenciar o sucesso ou fracasso dos meus objectivos.

Ex.: Na semana em que a minha filha tem testes (costumo ajudá-la nos estudos), tenho dificuldades em escrever no blog. - com base nisto, talvez tenha de programar a escrita para outro horário, fazer posts mais curtos, ou ter posts previamente agendados.

Ex.2: Não consigo limpar e organizar a casa em determinado horário e dia da semana, pois aparecem sempre visitas nessas ocasiões (isto é verídico). - talvez seja caso para programar as limpezas e organizações para outra altura.

Ex.3: Uma amiga sugeriu-me a leitura de determinado livro, sobre felicidade. - irei ler a sinopse do livro e, se achar interessante, incluo-o na minha wishlist de livros. Irei adquiri-lo de acordo com a prioridade que achar conveniente.

Com base na análise dos resultados e nestas anotações, mensalmente revejo a estratégia para alcançar os meus objectivos (poderei ajustar um ponto ou outro). E depois, volto a selecionar os meus objectivos específicos e  a definir as tarefas para o mês seguinte.

««»»

E é isto. Sinto que a escrita me ajuda imenso, tal como a divisão em tarefas bem pequenas - mais fáceis de gerir. Passo a passo, espero alcançar aquilo a que me proponho e, sobretudo, crescer interiormente. Espero que desse lado, também seja assim. Feliz 2019!

Foto: Stock Snap
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. Oi, Mafalda!
    uaau, que incrível sua organização para alcançar seus objetivos.
    Aqui minha meta é ler 10 páginas por dia rs
    O importante é ler.

    A minha meta principal para este ano é restabelecer minha saúde mental.
    Conheço seu blog faz tempo e ele será de grande utilidade para mim neste objetivo. Estou lendo desde o comecinho.

    E ah, minha meta também é destralhar a casa. Adoro essa tarefa, mas com duas crianças, será um processo um pouco lento por aqui rs

    Que tudo dê certo para nós!
    Beijos do Brasil!

    :*

    ResponderEliminar
  2. Sempre inspiradora, Mafalda! Também pretendi organizar-me melhor para ter mais tempo para mim, e para descansar mais. Feliz 2019 😊

    ResponderEliminar
  3. Meu objetivo deste ano é voltar ao mundo dos blogs! Sai do facebook e de vários grupos do WhatApp... minha meta é ler 10 blogs que eu sigo por dia e fazer os comentário. Estou começando pelo seu, amei os seu objetivos para 2019!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails