sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Organização da despensa


No início do ano propus-me a concretizar 5 objectivos gerais, um dos quais é «gerir melhor o meu tempo». Dentro deste, um dos meus objectivos específicos é «destralhar e reorganizar a casa». Assim, no mês de Janeiro a tarefa a que me propus foi destralhar e reorganizar a despensa. 

Se me segues há algum tempo, deves de lembrar-te que em 2015 já tinha feito um grande destralhe (e na casa inteira!). Mas entretanto, tinha visto uma data de ideias giras no Pinterest e neste livro... e não resisti, quis dar uma reviravolta cá em casa.

Decidi começar pela despensa. O lugar onde guardo uma miscelânea de coisas: produtos alimentares, de higiene e beleza, de limpeza, medicamentos... 😌 Para facilitar a organização, agrupei os produtos por categorias. Não foram por isso arrumados ao acaso, mas sim, de modo a fazer sentido para quem vive cá em casa. Na foto acima ficas com uma visão geral do resultado final. Mas vou mostrar-te a minha organização detalhada (do chão até ao tecto... 😅😊).

A zona do chão

Nesta zona tenho:
 à esquerda (não tirei foto) -  papel higiénico e de cozinha.

 ao centro:
a) um pequeno móvel (foto à esquerda) com a seguinte disposição:
a.1) cesta de baixo com cebolas e alhos;
a.2) cesta do centro com laranjas e limões;
a.3) cesta de cima com restantes frutas.
b) garrafas de água;
c) cesto com 3 divisórias (foto abaixo), para as batatas, batatas doces e gengibre - que aliás tenho de comprar.

 à direita - balde para lavar o chão e encostado à parede uma esfregona, vassoura e pá. 

Um dia ainda farei uma obras neste espaço, porque o chão não foi pavimentado (lá tivemos tempo, em 13 anos que vivemos aqui? 😂) e como se vê na foto em cima, à esquerda, até a canalização está à vista (no comments).

Mas voltando aos assuntos sérios, mantive alguma distância entre as batatas e as cebolas. Li, não poucas vezes, que quando juntas produzem gases que causam a deterioração a ambas. Por isso, mais vale prevenir...






A primeira prateleira
Aqui incluo:
 à esquerda -  enlatados.

Confesso que só recorro a eles em último caso. É quase que a minha prateleira das emergências, pois prefiro os frescos ou congelados. Por exemplo a polpa de tomate uso mesmo quando os tomates à venda são tão pálidos, tão pálidos, que dali não há a mínima possibilidade de sair um molho de jeito.

 ao centro - produtos para lanches e pequenos almoços:
a) chá;
b) leite;
c) cereais, biscoitos ou bolachas caseiras (neste momento tenho biscoitos de alfarroba);
d) frutos secos e desidratados e sementes.




E para estes últimos produtos, comprei umas caixas para os acondicionar. Anteriormente usava o saco onde eles vinham e fechava-os com uma mola da roupa. Conclusão: se não fossem consumidos em pouco tempo, começavam a adquirir um sabor esquisito, com um cheiro mais esquisito ainda. As tampas têm uma mola que ajuda a manter as caixas bem fechadas. Daí que os produtos se mantenham em boas condições por mais tempo.

A quantidade de caixas que comprei também não foi ao acaso. Adquiri exactamente o número que preciso, para os produtos que uso habitualmente (sim, sou uma pessoa de pormenores... fazer o quê?) Na foto umas das caixas estava vazia, mas só porque se tinham acabado as castanhas do Pará.

 à direita - temperos e gorduras:
   a) sal;
   b) especiarias e ervas secas;
   c) gorduras e vinagres.







A segunda prateleira
Nesta encontram-se:
 à esquerda -  leguminosas, massas, arroz e cereais.

Como podes ver, optei por colocar estes alimentos também em frascos herméticos.
 ao centro:
a) leguminosas, massas, arroz e cereais (continuação);
b) ingredientes para bolos e outros doces;

Há também um motivo para aquelas caixas (foto à direita), tanto na 1.ª, como na 2.ª prateleira. Nelas coloco os produtos embalados em plástico que ainda não foram abertos. Só quando os abro é que os coloco dentro da frascos ou caixas. Tenho por exemplo um frasco hermético com algum arroz, mas também tenho nesta caixa um pacote de arroz por abrir.

Muitas pessoas fazem etiquetas bonitas e colam-nas nos recipientes. No meu caso, como sou do contra como os lavo com frequência, optei por não fazer isso.

Colo sim, na base (parte de baixo) do recipiente uma etiqueta identificando o produto e o seu prazo de validade. Em alguns casos acrescento alguma outra informação que seja importante. Por exemplo nas massas, incluí o tempo de cozedura.




 à direita - bolachas e outros doces (estes últimos são raros - só costumamos ter, basicamente, quando alguém nos presenteia - ok, ou quando me dá uma vontade doida de comer deste chocolate... 😋🙈).  Ah! O pássaro da foto à direita, é a minha caixa de palitos (uma lembrança bem antiga, de uma familiar muito querida).









A terceira prateleira

Aqui incluo:
 à esquerda -  produtos de higiene e beleza, divididos em 3 caixas:
a) produtos para o cabelo;
b) produtos para higiene do rosto, corpo e mãos;
c) produtos hidratantes.





 ao centro:
a) produtos de higiene diversos (pastas de dentes e escovas, cotonetes, pensos higiénicos, etc.);
b) medicamentos, divididos em 4 cestos (tenho mantido a mesma organização desde 2012):
b.1) compressas, máscaras e pensos rápidos;
b.2) medicamentos para o sistema digestivo e vitaminas;
b.3) medicamentos para gripes e constipações, alergias e dores;
b.4) medicamentos infantis.
c) lenços de papel (desde que os coloquei dentro daquela caixinha, nunca mais ficaram desarrumados...😊antes empilhava-os e acabavam numa confusão 😒).

 à direita - bebidas alcoólicas e groselha.

A quarta (e última) prateleira

Esta é especialmente dedicada aos produtos para a casa.:
 à esquerda - produtos de limpeza:
a) para WC;
b) para cozinha (que honestamente raramente uso - presentemente sou fã do vinagre de sidra, bicarbonato de sódio e afins);
c) limpa vidros;
d) para móveis (que raramente uso... tenho os mesmos frascos há anos).

 ao centro
a) produtos de limpeza (continuação):
a.1) para o chão e lixívia;
a.2) para lavar loiça;
a.3) para lavar roupa;
b) acendalhas e fósforos;
c) folhas de alumínio, papel vegetal e sacos de congelação;
d) produtos para jardinagem.

 à direita:
a) outros produtos para a casa (tipo desentupidor de canos, lubrificante para as fechaduras, etc.);
b) equipamento eléctrico variado, como lâmpadas, extensões, etc. (estão dentro da caixa que diz «home»).

««»»

Fiquei satisfeita com o resultado. O facto de ter organizado por categorias, de modo a fazer sentido para a minha família, tornou tudo mais funcional (vamos a um ex.: não é por acaso que os alimentos estão mais acessíveis e os produtos de higiene e limpeza mais distantes - digamos que é uma precaução com o meu filho mais novo). Também gostei de ter colocado os produtos em caixas e frascos herméticos, pois parece que os produtos mantêm as suas características por mais tempo (e também sujamos menos as prateleiras... o que me agrada bastante! 😁).

Espero que tenhas gostado! Que de alguma forma te inspire na organização do teu próprio espaço (claro que deves adaptar as ideias - o que importa é que funcione para ti).

Fotos: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

3 comentários:

  1. Está muito gira, de fazer inveja, e ao nível do pinterest (qua também adoro tirar de lá inspiração). Se não falasses da canalização à mostra e do chão acho que ninguém reparava. Eu só estava a ver que o móvel dos cestos de fruta, que é muito giro, nem me focava no resto. Beijinhos e que continues a inspirar-nos.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!! Bonito e funcional...
    És sempre inspiradora
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails