quinta-feira, 28 de junho de 2018

O livro da Magda Gomes Dias, para resolver conflitos entre irmãos e criar harmonia familiar

Tenho dois filhos, uma menina de 10 anos e um rapaz de 3. Se numas alturas não se largam, rindo à gargalhada ou dando beijinhos, noutras brigam como gato e rato. Somos uma família normal, portanto.

Como a Magda Gomes Dias refere "Nenhuma relação está isenta de conflito" e este "(...) não tem de ser, necessariamente, algo mau." O meu objectivo enquanto mãe é que eles aprendam a resolver os seus conflitos, mantendo o respeito um pelo outro. Acredito que nós, pais, com mais conhecimentos, podemos melhorar a harmonia familiar. Foi por isso que comprei o livro da Magda "Para de Chatear a tua Irmã e Deixa o teu Irmão em Paz! - Como criar Harmonia Familiar e Resolver Conflitos entre Irmãos".

Gosto da forma como esta autora escreve! Em muitos livros os autores explicam minuciosamente os problemas e as suas causas, mas no que toca à resolução dos mesmos, são parcos em palavras. Nos livros da Magda isto não acontece. Ela mostra-nos o que foi estudado sobre determinado comportamento ou situação, mas também nos dá imensas sugestões sobre o que podemos fazer na prática. Apresenta-nos inclusive vários casos reais, sempre com estratégias de acção para os pais.

Bom, mas vamos ao conteúdo do livro.

A autora dividi-o em 4 capítulos e cada um aborda os seguintes temas:

No primeiro capítulo fala-nos da normalidade dos conflitos e do seu lado positivo. De como estes não devem de ser ignorados ou apagados, podendo constituir uma excelente oportunidade para ensinar competências às crianças (que lhes irão ser úteis ao longo da vida). Fala também da influência da relação entre irmãos noutros relacionamentos, e ainda das expectativas e receios dos pais.

No segundo capítulo são abordadas as origens dos conflitos. A autora fala da influência da ordem do nascimento, do género, da idade, das etapas de desenvolvimento da criança, do próprio «feitio» de cada um e dos ciúmes. Em cada um destes pontos, indica o que os pais podem fazer para ajudar as crianças. Fala ainda da chegada do segundo filho, do filho favorito e da diferença entre promover a partilha e forçá-la.

No terceiro capítulo a autora elucida-nos sobre a importância dos pais na harmonia familiar e na resolução de conflitos. A autora começa por dar dicas para promover um ambiente de paz em casa. Fala-nos de como a palmada e o castigo não resultam a longo prazo, tal como da ineficácia da permissividade. Apresenta-nos antes uma outra visão, a da Parentalidade e Educação Positivas e de como a pôr em prática. Fala da enorme influência que temos na vida dos filhos e da importância da vinculação (incluindo formas de trabalhar o vínculo junto dos filhos). Ensina a promover a relação entre filhos de casais separados e fala das competências que os pais devem desenvolver em si próprios. Em suma, um capítulo recheado de informações úteis!

O quarto e último capítulo fala do que é que todas as crianças precisam para aprenderem a desenvolver relações positivas com os irmãos. Dá-nos ideias para darmos atenção a cada filho, como desenvolver as competências sociais e a gerir as emoções, como prevenir conflitos, como comunicar de forma positiva, como incentivar a reparação dos danos que a criança causou (ao invés de a castigar). A autora indica ainda estratégias para se criarem memórias felizes e sentimentos positivos entre irmãos.

Em anexo inclui uma check list com o que deves rever a cada trimestre. Acho bem interessante, pois permite-te fazer um ponto de situação, para que saibas como agir a cada momento. Traz também um útil guia prático de intervenção rápida e positiva perante um conflito. Em situação de emergência, este é um guia rápido que nos indica o que fazer no momento do conflito e que, no fundo, resume o que foi ensinado ao longo do livro.

Na minha opinião, mais um livro fantástico da Magda Gomes Dias! Daqueles para ler e reler... (Em tempos falei também do seu primeiro livro, o "Crianças Felizes". Podes espreitar o post aqui.)

Foto: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails