Nesta série de posts tenho falado recorrentemente da importância de termos uma casa limpa e arrumada. Um lugar agradável para vivermos. Mas isto, sem nos tornamos escravos da casa! Se estivermos sempre a limpar e a arrumar, que tempo sobrará para outras actividades?
Duas formas de evitar tarefas extra é simplesmente prevenir a sujidade ou evitar que esta se agrave. Pode parecer insignificante, mas a verdade é que estas medidas, podem poupar-nos muito tempo no dia-a-dia.
Hoje darei sugestões, justamente nesse sentido. Formas de prevenir, para não termos trabalho extra.
««»»
67 - Tira os sapatos assim que entras em casa - Mesmo quando os sapatos parecem limpos, acabam por trazer pó e outras impurezas da rua (em dias de chuva, podem também trazer lama). Por isso retira-os e calça uns chinelos/sapatos só de casa, ou se preferires anda descalço/a. Para facilitar esta tarefa, é conveniente teres um lugar definido para os guardares junto da entrada.
68 - Evita que fique tralha espalhada pela casa - Podemos nem nos aperceber, mas deixar um livro aqui, um brinquedo acolá, peças de roupa em cima dos móveis... irá fazer com que se acumule pó extra nestes locais. Em casos extremos, é um atractivo para uma série de bichinhos. Por isso, o ideal é guardares quando acabares de usar e definir um momento do dia, para apanhares toda a tralha espalhada em casa.
69 - Cria o hábito de só fazerem refeições na cozinha ou na sala de jantar - Por mais que tenhamos cuidados, podemos deixar cair bocadinhos de comida, migalhas e entornar bebidas. O ideal é comermos nos lugares designados para o efeito. Ainda assim, por vezes queremos mesmo fazê-lo noutro local, como por exemplo quando planeamos uma sessão de cinema com pipocas, na sala. Há assim que prevenir! Neste caso, cada um poderia ter a sua própria tigela de pipocas e colocá-la em cima de um tabuleiro ou de um pano.
70 - Tem especial cuidado na hora de cozinhar - Cá em casa coloco uma toalha em cima da mesa, que uso só para cozinhar. Assim evito pôr nódoas nas toalhas das refeições, bem como sujar o local onde preparo os ingredientes. Outros cuidados são coisas simples como: não mexer os alimentos na panela bruscamente, para não sujar o fogão; não colocar o fogo demasiado alto para não arrufar; quando transfiro a comida de um recipiente para outro, faço-o num lugar protegido (lava-loiças, ou na mesa protegida por uma toalha ou pano), uso um tapete junto da bancada de cozinha, para evitar sujar o chão, etc. Se mesmo assim sujar (acidentes acontecem...), limpo de imediato, para que a sujidade não endureça e a limpeza fique mais difícil.
71 - Garante que a sanita fica sempre limpa após uso - A ideia é que após cada uso seja feita a descarga e limpa com o piaçaba em caso de necessidade. É importante começar a educar as crianças neste sentido, logo que usem a sanita.
72 - Previne a humidade - É uma chatice quando as paredes começam a ficar negras, devido à humidade. Dá uma trabalheira a limpar e não é nada saudável, por isso:
a) assim que terminares o banho abre a janela (se a tiveres) e a porta da casa-de-banho para o vapor sair;
b) areja a tua casa, abrindo portas e janelas sempre que possível;
c) coloca um exaustor na cozinha;
d) usa um desumidificador;
e) estende a roupa, sempre que possível fora de casa, ao ar livre;
f) não exageres no número de plantas que tens dentro de casa;
g) nos lugares onde é produzida uma grande quantidade de vapor, podes instalar um extractor;
h) em último caso, se nada resultar, podes contactar um profissional. As casas mais recentes, já são construídas de forma a prevenir o excesso de humidade interior. Mas mesmo numa casa antiga, podem-se fazer alterações para minorar o problema.
73 - Se tiveres animais com pêlos, escova-os frequentemente - Isto evita que o pêlo se espalhe por toda a casa.
74 - Previne a sujidade em geral - É uma questão de pensares nas consequências antes de agires, de ficares atento/a aos pequenos acidentes. Toma cuidado por exemplo ao regar as plantas ou ao lavares as mãos para que não pingares o chão, ao abrires pacotes de farinha, açúcar, etc. Educa os teus filhos também neste sentido. Diz-lhes que quanto menos sujarem, menos tempo se perderá a limpar e mais tempo terão para estarem juntos. Eles devem por exemplo afiar os lápis no sítio certo, proteger o local e as roupas quando fazem trabalhos manuais, arrumar os brinquedos depois de os usarem, etc.
75 - Não deixes agravar a sujidade - Quando sujares limpa de imediato, para que a sujidade não seque e custe mais a limpar. Lava por exemplo a banheira após o banho, o lavatório após lavares os dentes, algo que entornaste, etc.
««»»
Hoje foram dados mais uns passos para manteres a casa limpa e arrumada, sem que te tornes um/a escravo/a da casa. O teu espaço certamente se está a transformar num lugar mais agradável e acolhedor.
O próximo passo desta jornada é a «faxina/limpeza da casa». Ficará para um próximo post.
Até lá... sê feliz!
Fotos: 1.ª e 3.ª svenskfast; 2.ª alvhem; 4.ª homdecoor 5.ª rudinei; 6.ª Ikea.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Ótimas sugestões. Adoro estes teus post.
ResponderEliminarBom feriado
Bjs
Olá,
ResponderEliminarSempre temos que fazer alguma coisa em casa e seguir em ordem!!
Otimas sugestões!!
Beijos.