quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Adolescentes felizes, têm probabilidades de ter mais dinheiro em adultos


A eterna questão: o dinheiro traz felicidade?
A resposta que vários estudos demonstraram: sim, até um certo nível. Acima desse nível já não lhe damos tanto valor, deixando de ser um factor relevante para a  felicidade.
Mas há ainda um outro ponto interessante: a própria felicidade pode atrair dinheiro.

Baralhado? Espero que não. O que interessa aqui é que até um certo nível, o dinheiro pode efectivamente trazer mais felicidade às pessoas.

Num estudo que envolveu 10.000 adolescentes e jovens adultos, investigadores do Reino Unido e da Alemanha, descobriram que os jovens mais felizes tendem a ter salários, pelo menos 10% mais elevados que a média. Já os jovens mais infelizes tendem a receber vencimentos 30% mais baixos que a média. Mesmo no seio da própria família, os irmãos mais felizes tendem a ser mais bem-sucedidos financeiramente, do que os mais deprimidos. Para além disso, a felicidade juvenil faz com que se tornem adultos mais optimistas, extrovertidos e menos propensos a sofrer de neuroses.

Enquanto pais, deveria ser sempre nosso objectivo promover a felicidade dos nossos filhos. E, como vê, esta também pode contribuir para um certo conforto financeiro (que hoje em dia tanto desejaríamos).

Mas não devemos ver este estudo como algo determinista. Se foi um adolescente infeliz, não significa que tenha de esperar sempre o pior. É um facto que esses anos nos influenciam e, se podermos ajudar os nossos filhos a passarem por eles da melhor forma possível, tanto melhor.

Foto: Miguel Angel

4 comentários:

  1. Observando algumas pessoas que conheci e conheço... isso é verdade sim!

    Bom post para reflectirmos

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Não sei se concordo, eu fui tão mais feliz na minha adolescência, que o dinehiro que tenho agora :) talvez seja a execepção que confirma a regra :)

    ResponderEliminar
  3. Acredito mesmo nisso, Mafalda!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
  4. O dinheiro não traz felicidade, mas ajuda a não se ter preocupações!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails