terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Como criar uma família feliz – as dicas do Dr. Phil #2

O Dr. Phil McGraw fala no seu livro “A Família em Primeiro Lugar”, que uma das formas de criar uma família feliz é imprimir um ritmo à sua vida familiar. Isto está relacionado com a mensagem que a sua família transmite: aquilo a que pertencem, os vossos valores, o que fazem juntos.

Infelizmente, nem todas as famílias têm ritmos bons. Algumas caracterizam-se "(...) pelo caos, pela dor, pelo stress, pela mágoa, pela discórdia, pela paranóia, pela falta de confiança, pela divergência e pela deterioração dos padrões de relacionamento".

Como imprimir então um ritmo que faça a sua família feliz? Siga as dicas do Dr. Phil:

1 - Crie um ritmo previsível na sua vida familiar - estabeleça rotinas para que todos saibam as horas das refeições, dos trabalhos de casa, do uso da Internet e da televisão, do deitar... - tem um efeito reconfortante e tranquilizador.

2 - Promova actividades em família - tenha um jogo regular e/ou outras actividades que realizem semanalmente em família, em que haja interacção entre os vários membros - cria oportunidades de ligação e comunicação.

3 - Desenvolva projectos de voluntariado em família - ajudem os mais desfavorecidos, colaborem com regularidade numa igreja ou instituição de solidariedade social - confere um sentimento de realização e imprime o valor da dádiva.

4 - Reforce os valores da sua família - expresse os seus valores constantemente (por ex. não enganar as outras pessoas), explicando aos seus filhos porque é que isso é importante (por ex. é algo que não é correcto, pode magoar as outras pessoas, etc.) e dando o exemplo (nunca enganando ninguém).

5 - Crie um sentido de identidade para a sua família - incentive a investigação da vossa árvore genealógica, conte histórias de família, crie um projecto para investigarem os vossos antepassados (quem sabe não descobrem um parente famoso? As crianças irão adorar!), ou então criem um brazão de família - fortalece os laços entre os membros da família.

6 - Estabeleça padrões de conduta - estabeleça padrões que a sua família adopte e repita frequentemente, tais como: dizer «obrigada» e «por favor», pedir autorização para entrar no quarto dos outros, mostrar respeito pelas outras pessoas - faz sentir que cada um tem algum espaço dentro de casa.

7 - Assuma as responsabilidades pelas suas escolhas - isto significa que quando faz determinada escolha deve pensar nas consequências para a sua família (ao nível dos seus comportamentos e hábitos, dos seus gastos de dinheiro, dos riscos que corre, dos cuidados com a sua saúde, da sua disponibilidade emocional e fidelidade no casamento, do colocar o trabalho à frente da família, etc).

8 - Defenda a sua família nuclear e cada elemento que faz parte dela - a família deverá vir em primeiro lugar, pelo que deve ser leal à mesma (isto significa que não deve pôr a família de lado, por causa do namorado(a), dos amigos ou outras pessoas) e os membros da família devem fazer sacríficios uns pelos outros. Como refere o autor "Os amigos passam, mas só temos uma família e ela será nossa para sempre".

Foto: Google images - Autor não identificado.

8 comentários:

  1. Estive a ler muito atenta!
    Gostei imenso.
    Acho que estou a ficar curiosa por esse livro.

    Estas dicas Mafalda, são fantásticas e ajudam bastante a reflectir!

    Beijokas
    Acho que vou ler de novo :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Mafalda,
    Belas dicas do Dr. Phil!
    Que bom que temos bons escritores que se preocupam com a instituição familiar.
    O problema maior que percebo aqui no Brasil, é que uma família leva anos para estruturar sua escala de valores, enquanto que os meios de comunicação levam alguns dias para destruir toda uma hierarquia construída com muito esforço e dedicação.
    Há uma enorme falta de compromisso e banalização do que é mais sagrado. O núcleo familiar.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Adorei, família tem que ser muito bem cuidada, é nosso bem maior nesse mundo,
    bjs

    ResponderEliminar
  4. São conselhos sábios sem dúvida e que certamente, se colocados em prática, darão bons resultados.
    Obrigada mais uma vez por ler e partilhar os ensinamentos daquilo que lê.

    ResponderEliminar
  5. Esta dica é mesmo muito importante. Bj**

    ResponderEliminar
  6. Muito bo, a familia é o principio de tudo está em primeiro lugar....Bjks......Gil

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas!
    Tenho seguido o seu blog com muita atenção e carinho. Acho que realmente tem e pode ajudar-me ainda mais, a encontar a felicidade!
    Obrigada mais uma vez.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails