terça-feira, 14 de julho de 2020

Criando memórias felizes, através dos 5 sentidos


O sol descia no horizonte. Viajávamos de carro algures na serra de Sintra. No rádio tocava a música "Ballade pour Adeline" de um concerto do André Rieu. O cheiro a mar começou a sentir-se e, em todo o seu esplendor, surgiu o Cabo da Roca. A primeira vez que o víamos. Lindo, com aquelas cores douradas no céu. E hoje, quando ouvimos aquela música, somos transportados para aquele momento feliz.


Vários estudos comprovam que uma forma de trazer felicidade ao nosso dia-a-dia, é recordarmo-nos de momentos felizes já passados. Quando estamos a viver esses momentos, se prestarmos atenção aos vários estímulos sensoriais (aos sabores, aos cheiros, à visão, etc.), torna-se mais fácil desencadear memórias felizes, no futuro.

Segundo Meik Wiking, no seu livro "A Arte de Criar Memórias Felizes", "Quanto mais sentidos forem convocados - visão, olfato, audição, paladar e toque - , mais nitidez terá a lembrança (...), maior a probabilidade de nos agarrarmos a essa memória e a resgatarmos".

Devo dizer que esta capacidade é algo inata em mim. Sou feliz ao recordar e, no meu dia-a-dia, consigo encontrar pequenos prazeres que, eventualmente, se transformarão em lembranças felizes.

Eis algumas fotos que evocam memórias felizes...

A primeira da esquerda, lembra-me os tempos que passava em casa da minha avó. O chá de lúcia-lima recorda-me a árvore que ela tinha no quintal. Colhíamos algumas folhas e fazíamos um chá reconfortante e com um cheirinho maravilhoso. As pinhas recordam-me quando nos embrenhávamos pela floresta, para apanhar pinhas e pequenos galhos para a lareira. E isso também me lembra os seus deliciosos cozinhados sobre a lenha... que delícia! Pelo caminho sentia o cheiro forte a pinho e, com sorte, ela encontrava alguns mirtilos que me dava a provar.

Na foto da direita estava a fazer biscoitos de Natal com as crianças. Os mesmos que a minha mãe fazia outrora, com um ligeiro sabor a manteiga. Deliciosos! E sim, quando cozinho com os miúdos, deixo-os provar a massa ou rapar a tigela do bolo. Ainda hoje parece que sinto esses sabores - porque a minha mãe deixava-me fazer igual.


A foto acima à esquerda, recorda-me os dias quentes de Verão. Quando tenho um tempinho preparo um pequeno-almoço mais especial, pego num livro e, quando chega a hora, assisto ao nascer do Sol. Que espectáculo maravilhoso da Natureza! Estas manhãs, certamente ficarão na memória para toda a vida.

À direita está um prato vegetariano de uma ida a Lisboa (e como tenho saudades). Recorda-me os passeios em família. Esses eram dias em que quase sempre me deliciava com um prato assim. Pouco depois levávamos os miúdos «à brincadeira» (ou seja, ao parque infantil), onde parece que escuto os seus gritinhos de alegria. Seguia-se a ida à livraria, onde me perdia naquele cheiro a livros novos e nos títulos - tantos, tão apelativos! Abria um e mais outro, sentia-lhes a textura. Era definitivamente feliz.

Também tenho muitos momentos felizes no meio da Natureza.


Quando era adolescente, ia andar de bicicleta com uma amiga nas paisagens campestres da aldeia. Antes de sair colocava um perfume que parecia ter o cheiro da própria floresta. Nesses passeios -  normalmente no Verão - íamos à beira-rio ou até um campo de girassóis, passando por campos de sobreiros e de árvores de fruta. Saímos por vezes das bicicletas e íamos refrescar-nos debaixo de algum sistema de rega (creio que os donos nunca suspeitaram...). Nunca mais tive um perfume daqueles, e ainda bem, porque deixaria de ser especial se o usasse muitas vezes. Mas guardei o frasco. Hoje, quando o cheiro, transporta-me no tempo - até esses momentos onde fui tão feliz.

Mas a floresta traz-me outras recordações. As saídas em família. A fase do shinrin-yoku, que foi maravilhosa e que quero recuperar. Ou aquela altura, em que os meus pais tinham um horta escondida entre grandes árvores da floresta e com cascatas de água mesmo ao lado.

E como não poderia deixar de ser... as recordações do mar. Há sítio melhor para saborear com todos os sentidos?


Sentir aquela brisa no rosto. O som do bater das ondas e das gaivotas. O cheiro a maresia. Os sabores de um almoço típico. E ver aquele espectáculo maravilhoso, que é o pôr-do-sol no mar. São dias desses que me ficam na memória e que quero repetir com aqueles que amo. São dias desses que me fizeram feliz no passado e continuam a fazer-me sorrir no presente.

Voltando às palavras de Meik Wiking "Da próxima vez que estiver mesmo feliz e quiser capturar o momento, repare em todos os sentidos." É uma forma de transportar a felicidade passada, para o presente. Tal como a "Ballade pour Adeline", que ainda hoje me recorda aquele passeio na serra de Sintra.

Fotos e vídeo: Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

4 comentários:

  1. Tem um versículo na bíblia que fala "quero trazer à memória aquilo que me traz esperança". Só que muitas vezes queremos tanto guardar o momento em fotos e filmagens que esquecemos de guardar na mente e no coração. Adorei suas fotos e suas memórias afetivas que te trazem felicidade.
    Tem postagem nova no blog - se possível, passa por lá!
    Bj e fk c Deus.
    Nana - http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Que publicação brutal. Sublime! 🙏💯
    Beijo e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia minha querida Mafalda
    Adorei ler este post, como me identifico.
    Pra mim músicas, perfumes e lugares e sabores tbem me fazem viajar muitas vezes onde já estive e onde muitas vezes fui feliz.
    Mas se há coisa que não faço é repetir um perfume, nunca repito um perfume.
    Não sei bem porquê,mas não consigo.
    Olha uma das razões pelas das quais me desapeguei da Internet foi o facto de querer estar presente. Isto está tudo a passar mt rápido. Já vou fãzer 44.
    O teu vídeo é lindíssimo e os teus valores são preciosos.
    Bjs e espero te melhor
    Lulu

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito de ler esta publicação. Identifico -me com esta forma de pensar.Tenha uma excelente semana.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails