terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Como criar um guarda-roupa minimalista

Olhando para o meu roupeiro... até que a coisa não está má. É até bastante minimalista (ui... então se compararmos com há uns anos atrás...). 

O último destralhe que fiz foi a 1 de Julho (diz o meu Instagram) - neste caso, para a roupa de Verão. Contudo, quero fazer uma revisão também da minha roupa de Inverno. Sei que deveria tê-lo feito, logo na mudança de estação. Mas vá, na altura não tive realmente tempo.

Aliás, não quero fazer as coisas ao acaso. Estive até  a estudar sobre o assunto. São essas ideias que partilho hoje contigo.

O que é isto de uma guarda-roupa minimalista?
Pois, convém esclarecer. Segundo Francine Jay, autora do livro "Menos é Mais", trata-se de "(...) um guarda-roupa básico: um pequeno conjunto de peças essenciais que podem ser misturadas e combinadas numa grande variedade de looks".

Mas vamos à parte prática. Como poderemos criar um guarda-roupa minimalista? Eis algumas sugestões:

1 - Descobre qual é o teu estilo


Pessoalmente não tenho dúvidas sobre o meu estilo. Gosto de peças clássicas que depois possam ser combinadas com outras que tenham detalhes incomuns (um corte assimétrico, um entrelaçado, um acessório que destaque - como nas fotos acima). Para ter mais ideias costumo pesquisar no Pinterest. Tenho uma pasta com o título "moda" onde reúno inspirações acerca do meu estilo de roupa preferido. Claro que nem sempre é fácil encontrar estas ideias nas lojas. Mas como já sei o que pretendo, fica mais fácil evitar compras desnecessárias.

Conclusão: não sigo modas, mas sim o meu estilo pessoal. E tu? Já descobriste o teu? Será um estilo mais clássico? Boho? Vintage? Desportivo? Mais formal? Etc., etc... Se necessitares de ideias, como já referi, acho o Pinterest uma boa ferramenta para buscares inspiração.

2 - Define 1 ou 2 cores básicas
Eu escolhi o preto e o castanho, que são cores que me ficam bem e que combinam com cores mais arrojadas. 

Verifica que cores te ficam bem e escolhe os teus básicos. Para além das que referi podes optar pelo branco, creme, cinza, azul clarinho, etc. Se estiveres na dúvida, pesquisa na Net sobre análise cromática ou experimenta mesmo roupas em vários tons (por exemplo numa loja). Isto é importante, porque consoante o tom de pele, cor dos olhos e cabelo, há cores que nos realçam e outras que nos apagam completamente. No meu caso, por exemplo o branco é uma cor a evitar, enquanto que o castanho já me fica bem.

3 - Escolhe algumas cores de destaque
Estas são cores mais arrojadas, que podes combinar com as cores neutras escolhidas anteriormente. A mim, por exemplo, fica bem o bordeaux, o roxo escuro, o verde-musgo e o azul índigo. Claro que podes optar por escolher só 1 ou 2 cores de destaque... 

A ideia é que quando tiveres de escolher roupa, tenhas já em mente aquilo que te fica bem. Assim, evitas entupir o teu roupeiro com roupa que raramente vais usar. Mais vale pouco, de coisas que realmente adoras (sabias que só costumamos usar 20% das nossas roupas na maioria do tempo?).

4 - Selecciona roupa que te favorece
A ideia é que escolhas roupa de acordo com o teu corpo e não com o que está na moda. Por exemplo, se tens algumas gordurinhas na barriga, talvez um top hiper-justo não te fique tão bem. Espreita este post sobre "Como Escolher a Roupa Certa para cada Tipo de Corpo".

Há 2 truques que Francine Jay partilha, aos quais achei piada, mas que fazem sentido. Quando avalias uma roupa, imagina se seria uma boa escolha para o caso de encontrares o/a teu/tua ex casualmente ou para seres fotografado/a sem aviso prévio. Se a resposta for «não», esquece-a, não deve fazer parte do teu guarda-roupa.

5 - Opta pela versatilidade


Para teres menos roupa, opta por peças que possam ser usadas em diferentes ocasiões e combinadas em diferentes conjuntos. Por exemplo na foto acima, umas calças justas pretas fazem parte do primeiro e segundo conjuntos, que são combinações completamente diferentes. Ou então o casaco justinho do meio, também pode ser combinado com um vestido. Aliás, um vestido pode ser usado no dia-a-dia, ou numa ocasião mais especial, bastando adicionar-lhe um acessório mais chique. Ou uma camisa usada informalmente, no caso dos homens, pode ter um ar mais formal usando uma gravata.

6 - Inclui roupa que se adeqúe aos teus vários papéis 
Faz uma lista dos teus diferentes papéis, onde tenhas de usar roupa diferente. Por exemplo: em casa, no escritório, no ginásio, para fazer limpezas, etc. Depois, verifica a quantidade que necessitas para cada uma dessas situações. A ideia é que tenhas roupas para as tuas reais necessidades. Por exemplo, se só vais a um casamento ocasionalmente, para quê ter 10 conjuntos de cerimónia? Mas se frequentas o ginásio, talvez convenha teres 2 pares de ténis (só 1 será provavelmente insuficiente, pois quando uns estiverem a ser lavados, tens  de ter outros que possas usar).

7 - Recorre aos acessórios
Um acessório pode transformar completamente um conjunto. Pode por exemplo transformar um look informal, num look de cerimónia. Pode dar um ar mais interessante a um conjunto absolutamente normal.

Podes usar diferentes gravatas (homens), chapéus, cintos, cachecóis, echarpes, fios, brincos, sapatos. 

Tem cuidado para não adquirires acessórios em excesso. Apesar de eles ocuparem pouco espaço no armário, convém não exagerar.

Por último, recorre a organizadores para os guardares. Assim ficam facilmente visíveis e evitas a sua multiplicação. Na foto mostro como organizo os meus cintos e echarpes. Aqui só incluía 3 cores: preto, castanho e cinza (a foto é antiga). Nos fios é que tenho uma paleta mais colorida, para combinar com as «cores de destaque» (que mencionei no ponto 3).

««»»

Estas são as dicas que encontrei que penso que me vão ajudar - pois quero ter menos roupa, mas roupa que realmente me fique bem. Espero que te ajudem a ti também!

Fotos: 1.ª Free-Photos; 2.ª e 3.ª Pinterest; 4.ª Mafalda S.
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails