Este será o 3.º book haul deste ano. É o primeiro ano em que o faço, mas para uma amante de livros como eu, gosto particularmente destes posts (a sério, quando vejo algum post do género noutros blogs, lá estou eu a «cuscar»).
Os livros que apresento, de alguma forma fizeram parte da minha vida nestes últimos meses. Alguns li, outros só comprei, mas pretendo ler em breve. Aproveitei para acrescentar alguns livros de que me esqueci de falar nos outros posts (livros do 1.º semestre de 2017 & livros das férias de Verão). Sim, por vezes a velocidade da compra é maior do que a da leitura. Apesar disso, mais cedo ou mais tarde acabo por lê-los todos. Coisa de viciada em livros...
Mas vamos conhecê-los?
✓Alegria Hygge de Pia Edberg (escritora e empresária) - A ideia deste livro é inspirar-nos para a filosofia dinamarquesa do hygge (sensação de aconchego, de apreciação das coisas simples da vida e de conexão com o que é realmente importante). Dizem que um dos motivos pelos quais os dinamarqueses são tão felizes é por realizarem actividades hygge numa base diária. Este livro, de leitura leve, está cheio de dicas e exemplos práticos para alcançarmos o hygge em várias áreas da nossa vida (ex.: tire 30 minutos por dia para se dedicar a si próprio, decoração hygge, receitas hygge, minimalismo hygge, etc.). No fim do livro traz um desafio de 30 dias, para realizarmos actividades hygge.
✓ As Três Chaves para a Felicidade de María Reyes (psicóloga) - Segundo a autora, as três chaves para a felicidade são: 1) perdoarmo-nos a nós próprios pelo que fizemos no passado ou por aquilo que deixámos de fazer, 2) aprender a gostar e sermos amigos de nós próprios e 3) agarrar as rédeas da nossa vida. A autora ensina-nos como concretizar isto na prática, recorrendo inclusive a histórias de pessoas que passaram pelos problemas ou medos relatados.
✓The little book of Lykke de Meik Wiking (presidente do The Happiness Research Institute de Copenhaga) - Comecei o ano com um livro do Meik (lembras-te do "Livro do Hygge"?) e vou acabar com outro. Lykke quer dizer "felicidade" em dinamarquês e o autor vai-nos dando sugestões sobre o que podemos fazer para sermos mais felizes, baseando-se na ciência e na forma de estar dinamarquesa (ou não estivesse a Dinamarca, no topo dos países mais felizes do mundo).
✓ Os Óculos da Felicidade. Descubra a Sua Força Emocional de Rafael Santandreu (psicólogo) - Ainda não li, mas a promessa do autor é apresentar ferramentas psicológicas baseadas na ciência para resolver situações de depressão, ansiedade, obsessões e fobias. Segundo o autor, a aplicação destas técnicas nos seus pacientes resulta em 80% dos casos. Inicialmente ele explica o método a utilizar. Depois fala da sua aplicação prática (por ex.: para não entrar em conflito, enfrentar adversidades, prescindir da ansiedade, superar medos, superar ciúmes, transformar a vida em algo muito interessante).
✓ Lagom. A Arte Sueca para uma Vida Equilibrada de Linnea Dunne (escritora e editora) - Sou um "nadita" viciada nestes livros, porque para além destes dois, tenho um outro que li em Setembro (falei dele aqui). Lagom é uma espécie de busca pelo equilíbrio, ou seja: nem de mais, nem de menos, mas na medida certa; dar e receber em partes iguais. Este livro mostra-nos com o exemplo sueco, como podemos aplicar o lagom na prática e encontrar o nosso equilíbrio pessoal. A autora mostra-nos como o podemos enquadrar para equilibrar o trabalho e a vida privada, na alimentação, no design e moda, na saúde e bem-estar, nas relações sociais, no ambiente e para sermos felizes. O aspecto gráfico do livro também é muito bonito (é verdadeiramente agradável folheá-lo!).
✓ Lagom. A receita sueca para uma vida feliz e equilibrada de Niki Brantmark (psicóloga) - Este é uma aquisição recente, ainda não li. Novamente capa dura e imagens lindíssimas (se tivesse de escolher entre os 3 livros, ficaria muito dividida...). De todos, é o que tem mais páginas e está repleto de dicas para implementarmos o lagom nas mais diversas áreas da nossa vida (ex.: "10 formas simples de desatufulhar a sua casa" ou "como conseguir tranformar-se num madrugador"). Parece muito interessante!
✓ Seja Ecológico, Escolha Biológico de Sheherazade Goldsmith (sem informação sobre a autora) - Tenho este livro há alguns anos. Mas como desejo levar uma vida mais ecológica, reli alguns temas que me interessavam. A autora fala de tudo e mais alguma coisa para tornarmos a nossa vida mais ecológica, dando dicas tanto para pessoas que tenham apenas uma varanda, como para aquelas que desejam criar animais e ter uma horta. Ensina-nos a cultivar os nossos próprios legumes; a poupar energia; a reduzir, reutilizar e reciclar; a criar os nossos próprios produtos de beleza e de limpeza; a criar presentes ecológicos; etc. A sério são muitas dicas...
✓ Consumo Ecológico. Poupar o ambiente e a carteira da DECO - É a minha leitura actual e sinto que este livro vai influenciar-me bastante (pela positiva), na minha relação com o ambiente. Inicialmente fala do efeito estufa e dos principais gases poluentes. Depois vai dizendo tudo o que podemos fazer em prol do ambiente (e da carteira). Aborda as compras (os produtos mais amigos do ambiente, o resistir à tentação...), a alimentação (não ao desperdício, o aproveitamento das sobras...), as férias, o que fazer com os resíduos (com ideias para reduzir, reciclar e reutilizar), poupança na água, energia e deslocações. Está super-completo e fala bastante da realidade portuguesa.
✓ Uma Casa Mais Saudável, Uma Família Mais Feliz de Marcelina Guimarães (arquitecta e especialista em bio-habitabilidade e biogeometria) e Miguel Fernandes (geógrafo; especialista em Higiene e Segurança no Trabalho, bio-habitabilidade e geobiologia). Este livro parece-me super-interessante! A verdade é que queremos que a nossa casa seja um refúgio, mas por vezes desconhecemos os vários perigos que esta pode esconder e que colocam em risco a saúde da nossa família. Os autores ajudam-nos a identificar esses perigos e dão-nos soluções práticas para os resolvermos (porque estes podem surgir de coisas aparentemente inofensivas como aparelhos e instalações eléctricas, radiações, produtos químicos, materiais de construções, telecomunicações ou até elementos decorativos).
✓ A Cura pela Mente de Lissa Rankin (médica) - A Dr.ª Lissa exercia convictamente a medicina convencial. Contudo começou a sentir que esta subestimava o poder da mente no organismo e a capacidade do corpo se autocurar. Através de casos reais e de provas científicas, a autora mostra como os sentimentos negativos podem danificar o corpo, enquanto que o poder de coisas como relações pessoais positivas, meditação ou amor podem ajudar na autocura. Depois ensina-nos a aplicar isto na prática.
✓ O Fascinante Mundo da Pele de Yael Adler (médica especialista em dermatologia, flebologia e nutricionismo) - Li algures que os empresários do mundo da cosmética não simpatizavam muito com esta médica... Talvez porque ela diga que a maior parte dos problemas dos seus pacientes resultam justamente do uso excessivo de produtos. A autora dá-nos informações mais científicas sobre a pele e diz-nos como a devemos tratar para que fique com um aspecto mais saudável. Fala de problemas como cicatrizes, estrias, descamação, manchas na pele, acne, celulite, psoríase, eczema, varizes, rugas, etc. Fala também dos efeitos da alimentação na pele.
✓ O Grande Livro das Alergias de Leo Galland (médico especialista em Medicina Integrativa) e Jonathan Galland (jornalista, especializado em saúde). Em tempos li um livro sobre alergias (ou não tivéssemos todos problemas desses cá em casa) e já andava com vontade de adquirir mais conhecimentos. Encontrei entretanto este livro, que não tem nada a ver com o outro. Este foca-se nas causas das alergias e em como os desequilíbrios no meio ambiente e no nosso corpo estão a afectar o nosso sistema imunitário. Fala de como a poluição, os maus hábitos alimentares, a falta de exercício e o consumo excessivo de antibióticos estão na origem do aumento das alergias. Propõe uma série de medidas práticas, para conseguirmos viver com mais saúde.
✓ Poupe com Jamie de Jamie Oliver (Chef) - Ao longo do livro o Jamie vai dando várias sugestões para pouparmos durante as compras, para confeccionar novos pratos com as sobras, ou até para dar uso a produtos que normalmente descartamos. As receitas têm um ar super-apetitoso (já experimentei algumas e correram bem!) e estão divididas por temas: vegetarianas, frango, vaca, porco, borrego e peixe. Até tem uma caldeirada portuguesa a que o Jamie deu o seu toque muito próprio (no fim, ele coloca-a no forno!).
✓ Prato do Dia. 80 Receitas para comer bem e ser feliz! de Filipa Gomes (apresentadora no 24 Kitchen) - Oh pá!... Eu sou uma fã da Filipa, daquele alto astral todo quando apresenta receitas. Este livro inclui 80 receitas do seu programa Prato do Dia. Tem coisas como: ovos Benedict; soufflé de queijo; bacalhau à Zé do Pipo; caril de Camarão com coco e abacaxi; prego em bolo de caco com cascas de batata-doce e maionese de queijo azul; cupcakes de limão com merengue... É um nunca mais acabar de comfort food!...
✓ Irmãos sem Ciúmes de Adele Faber e Elaine Mazlish (especialistas em comunicação entre adultos e crianças) - Tendo por base as experiências familiares das autoras e os workshops que realizam, ensinam várias ferramentas para reduzir conflitos e incentivar a cooperação entre irmãos. Aborda assuntos como: como ajudar as crianças a exprimirem os seus sentimentos sem se magoarem; como tratar as crianças de forma diferente (de acordo com a sua singularidade), mas justa; como promover a cooperação em vez da competição; como ajudar o bully e a vítima; como diminuir as disputas...
✓ Ensine o Seu Filho a Dizer Não de Paulo Sargento (psicólogo e docente universitário), Fátima Caetano e Rita Rebelo (jornalistas) - Comprei este livro muito recentemente, porque mais vale prevenir do que remediar. A ideia é prevenir situações de risco e dar-nos dicas para sabermos como agir nos momentos mais delicados. Fala de situações como: os perigos da Internet, fuga e desaparecimento, violência no namoro, consumos (álcool, drogas e esteróides) e distúrbios alimentares. Traz diversos conselhos práticos e baseia-se em casos reais. Parece-me muito interessante!
✓ O Poder da Ação. Faça a sua Vida Ideal Sair do Papel de Paulo Vieira (doutorado em Administração e Marketing) - Folhei este livro e acabei por achar o conteúdo interessante. Comprei-o, mas ainda não li... O seu principal objectivo é dar-nos motivação e ferramentas para alcançarmos os nosso sonhos. Podemos querer melhorar a nossa vida, mas parece que algo nos bloqueia. O autor ensina-nos um método para não desistirmos e triunfarmos. Fala de coisas como passar à acção, auto-responsabilização, foco, comunicação, autocoaching, autoestima, acreditar.
✓ Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Stephen Covey (especialista em liderança) - Ouvi falar tanto deste livro, que acabei por comprá-lo só por curiosidade. A ideia do autor é que vencer ou fracassar depende de 7 hábitos. Se os implementarmos conseguiremos ter um melhor desempenho e resolver problemas tanto na vida profissional como familiar (o autor acredita que o verdadeiro sucesso assenta no equilíbrio destas duas áreas). Fala de coisas como ser proactivo, objectivos, gestão pessoal, comunicação empática, etc.
✓ Maquilhagem Real para Mulheres Reais de Inês Mocho (maquilhadora profissional e formadora) - Confesso que quando me maquilho é sempre a despachar e com um ar muito natural. Mas por acaso folheei este livro e achei-o tão apelativo que o trouxe. Está repleto de fotos, com maquilhagens passo-a-passo, desde as mais simples às mais sofisticadas. Aborda temas como: as cores que mais favorecem as diferentes cores dos olhos, como fazer smoky eyes, etc. e ensina os mais variados truques: maquilhar para parecer mais morena, afinar o nariz, corrigir o formato dos lábios, disfarçar olheiras profundas, etc.
✓ Correspondência em Inglês para Totós de Lars Blödorn e Denise Hodgson-Möckel (professores de Inglês) - Achei interessante ter este livro, porque por vezes tendemos a traduzir tudo à letra ou a tentar colocar um formato em inglês exactamente como o fazemos em português. O problema é que isso nem sempre funciona. Assim, tive curiosidade em perceber mais sobre a escrita em inglês. O livro fala de cartas, e-mails comerciais, cartas de apresentação, currículos... Fala também de 10 erros a evitar na correspondência.
✓ Sinal de Vida de José Rodrigues dos Santos (jornalista e docente universitário) - O JRS consegue sempre surpreender-me. A par de uma nova aventura, aprendemos sempre qualquer coisa: neste caso há muita informação sobre astronomia e a vida dos próprios astronautas (já imaginaste como é que se fazem as necessidades no espaço? Lá, está explicado! 😂). A sério, mas tem informação muito interessante! Neste livro o mote para mais uma aventura do Tomás Noronha, é a chegada de um sinal de vida inteligente, vindo do espaço.
✓ A Teoria de Tudo. A Origem e o Destino do Universo de Stephen Hawking (físico teórico e docente universitário) - Este físico tem o dom de nos explicar teorias complexas numa linguagem muito simples (como eu gostava que o meu professor de física tivesse tido o mesmo dom... 😂). O livro é super-interessante! Fala da origem e do destino do universo, do facto deste se estar a expandir, de buracos negros, do tempo e da teoria de tudo.
✓ Portugal Misterioso das Selecções do Reader´s Digest - Este livro aborda temas como a Maçonaria, o Sebastianismo, a Astrologia, o Espiristimo, os Ovnis, o Esoterismo, as Artes Divinatórias, os Templários... Relata como cada um deles ocorreu ou influenciou a realidade portuguesa. Repleto de imagens e informações relevantes. Contudo... esperava mais. Há partes do texto que só consegui percebê-las inteiramente, porque conhecia os episódios históricos de outros livros. Gostaria que as informações estivessem mais completas. E olha que o livro é um calhamaço (399 páginas de tamanho A4).
✓ Lugares Abandonados de Portugal de Vanessa Fidalgo - Mais um livro interessante, mas que não correspondeu totalmente às minhas expectativas. Como já li os outros livros da autora, desiludiu-me o facto de existirem uma série de histórias repetidas. Contudo, não deixa de ser uma leitura cativante. Fala-nos das histórias e lendas por detrás daqueles edifícios, que hoje vemos abandonados por esse país fora.
««»»
Depois de escrever este post, já fiquei com vontade de ler. Lá está, coisa de viciada em livros...
Gente, amei as suas leituras. Já salvei as fotos dos livros pelos quais me interessei. Esses sobre Lagom parecem ser ótimos. Nunca tinha ouvido falar sobre esse termo mas já me interessei muito e assim que possível quero ler algo sobre. Obrigada pela partilha!
ResponderEliminar