terça-feira, 22 de novembro de 2016

Calendário do Advento para a Felicidade #4


Corria o ano de 2013, quando criei o primeiro «Calendário do Advento para a Felicidade». Mal podia imaginar que se iria tornar numa tradição de família...

Logo que se levanta, a Letícia corre até à sala. Pega no cartãozinho do dia e descobre a mensagem que o calendário lhe reservou. Cada mensagem corresponde a uma actividade - que não está ali por acaso. Foram escolhidas tendo por base estratégias para sermos mais felizes.

Este ano, iremos cumprir a tradição! Aproveitei o calendário que fizemos inicialmente (podes copiá-lo daqui, ampliando as imagens) e colei as actividades na parte de trás de cada cartão. Reciclei algumas ideias e mantive as preferidas da filhota.

Esta é uma óptima actividade para tornarmos esta época ainda mais especial. Por isso, vou partilhar contigo, as actividades que escolhi para o nosso calendário. Espero que te sirvam de inspiração!

30 (Qua) – Decora a Árvore de Natal e monta o Presépio 
1 (Qui) – Ouve a história do nascimento de Jesus 
2 (Sex) – Festeja o Natal na tua Escola 
3 (Sab) – Escreve uma carta a Deus (a minha filha já não acredita no Pai Natal, mas se quiseres podes optar por incluir essa opção no teu calendário). 
            (Esta actividade consiste em fazer uma lista das coisas boas que aconteceram durante o ano e agradecer a Deus por essas bençãos. Depois disto deve ser feita uma lista de sonhos, pedindo ajuda a Deus para estes se concretizarem. Pelo menos um desses sonhos deverá ser em prol de outras pessoas). 
      (O objectivo desta actividade passa por estimular a espiritualidade, assim como sentimentos de gratidão, esperança face ao futuro e bondade para com os outros - tudo factores que contribuem para a felicidade). 
4 (Dom) – Faz uma caça ao tesouro. 
         (Esta actividade consiste em deixar deixar pistas espalhadas pela casa, até se encontrar um tesouro. Cada pista deve de indicar a origem de cada tradição natalícia - quem eram os reis magos, onde Jesus nasceu, quando surgiu a ceia de Natal, quando se começaram a enfeitar os pinheiros... - Deve também indicar a localização da próxima pista. Sugiro para tesouro dois ou mais objectos idênticos, que cada pessoa deve manter como lembrança da sua amizade). 
         (O objectivo desta actividade passa por dar a conhecer à criança um pouco da história do Natal, bem como fortalecer os laços de amizade e amor, entre cada elmento da família). 
5 (Seg) – Joga um jogo de Natal 
        (Cá em casa temos um livro de Natal que inclui alguns jogos. Mas basta sermos criativos, ou pesquisar na Net, para encontrarmos algum jogo divertido). 
6 (Ter) – Faz um gesto amigo do ambiente 
         (A ideia é a criança perceber que o seu gesto faz a diferença no mundo). 
7 (Qua) – Ouve uma história de Natal 
8 (Qui) – Telefona a alguém que gostes e a quem não ligas há algum tempo 
        (A ideia é fortalecer as relações sociais significativas, algo que pode contribuir e muito para a nossa felicidade). 
9 (Sex) – Passeia na tua cidade e aprecia a iluminação de Natal 
        (Esta é uma actividade para saborear a beleza das coisas simples da vida, que por vezes nos passam despercebidas). 
10 (Sab) – Faz biscoitos de Natal e surpreende um vizinho com um prato 
11 (Dom) – Assiste a um filme de Natal 
12 (Seg) – Diz algo simpático a alguém 
          (A ideia é fazer pelo menos 5 elogios genuínos a pessoas com quem contactamos ao longo do dia e com isto trazer-lhes algum contentamento). 
13 (Ter) – Cria uma decoração de Natal 
         (O objectivo passa pela elaboração de um pequeno trabalho manual, que depois deverá enfeitar a casa). 
14 (Qua) – Ouve uma história de Natal 
15 (Qui) – Descobre como é o Natal, noutros países 
16 (Sex) – Ajuda alguém que precise 
        (O objectivo é praticar 5 boas acções. Podem ser gestos simples, como ceder o lugar no autocarro, ajudar a vizinha que está carregada com os sacos das compras, etc.). 
17 (Sab) – Deixa a tua casa bonita para o Natal 
        (O objectivo é a criança associar uma casa bonita, arrumada e sem tralha, a momentos felizes). 
18 (Dom) – Visita o presépio da igreja 
19 (Seg) – Doa alguma coisa a alguém que precise 
        (O objectivo desta actividade passa por ensinar a bondade aos nossos filhos, até porque as pessoas que gostam genuinamente de ajudar os outros, tendem a ser mais felizes). 
20 (Ter) – Coloca os teus desejos na árvore de Natal 
     (Num papelinho devemos escrever o nosso maior desejo - pessoal e/ou para a humanidade. Depois pendura-se a folhinha na árvore de Natal). 
21 (Qua) – Envia mensagens de Natal a quem amas 
22 (Qui) – Diverte-te a ouvir música de Natal 
23 (Sex) – Delicia-te a fazer doces natalícios 
     (A ideia é associar um tipo especial de comida, a esta época do ano. Trata-se de incrementar a «culinária afectiva»). 
24 (Sab) – Celebra a véspera de Natal em família 
25 (Dom) – Hoje é o grande dia! FELIZ NATAL!!! 

E tu? Também fazes um calendário do advento lá por casa?

Foto: condesign
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:

9 comentários:

  1. Uau que bonito! Até eu gostava de participar deste calendario de advento :)
    Ainda não tenho filhos mas penso que esta ideia é genial, mesmo para trabalhar a bondade, generosidade, gratidão, criatividade da criança. E os pais também se divertem!

    ResponderEliminar
  2. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderEliminar
  3. Muito giro! Também estou a preparar o meu para o Afonso. Como ele só tem 2 anos (e 2 meses), alguns dias são apenas mensagens que espero que ele releia mais tarde com um sorriso. Mas estou a tentar incluir algumas atividades simples:D

    ResponderEliminar
  4. Amei a ideia!! Mas acho que a minha pequena com 2 anos ainda não consegue compreender bem, que achas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que ela ainda é muito pequenina (a minha já tem 8 anos). Mas podes sempre adaptar: incluindo mais música de Natal (os miúdos adoram dançar), espreitar um presépio público, decorações natalícias da cidade ou de um centro comercial, fazer jogos de Natal, etc.

      Eliminar
  5. Faço, sim, mas não com esse espirito. O meu ainda leva doces e moedinhas. Até faço dois. Um para a filha mais nova, e outro para os gémeos "netos". mas gostei muito dessa ideia.
    Pinta

    ResponderEliminar
  6. Eu faço, começámos em 2012 ou 2013 e é o delírio da miúda. Este ano (como tenho dois feitos) vou colocar um no meu quarto, o marido escolhe 12 coisas e eu outras 12, e distribuímos pelos dias. Um calendário particular só para nós.. hehe

    ResponderEliminar
  7. Simplesmente fantástico, costumo fazer todos os anos, mas apenas com docinhos, este ano vou adotar a sua ideia maravilhosa até porque ao longo destes últimos anos tenho tentado trabalhar o caminho da felicidade, este é sem duvida um caminho muito proveitoso para atingir essa meta. Parabéns tem sempre boas sugestões.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails