Enquanto escrevo, uma brisa quente toca o meu rosto. Estamos nos últimos dias de Setembro, e quero apreciar cada segundo de um tempo que lembra o Verão - a minha estação favorita.
Recentemente escrevi justamente sobre as minhas férias de Verão. Estive mais atenta e acabei por fazer uma lista, com as aprendizagens que essas férias me trouxeram. Mas não quero que caiam no esquecimento. Quero aproveitar essas lições e tentar melhorar a minha vida. Quero transformar esses ensinamentos em hábitos, e é disso que este post trata.
Tempo precisamos para adquirir um hábito
Para que um comportamento se transforme num hábito alguns estudos indicam serem necessários cerca de 22 dias, outros referem um pouco mais. Independentemente do que se possa dizer, o importante é continuar a repetir o comportamento até que a sua prática já não implique qualquer resistência da nossa parte.
Número de hábitos que podemos adquirir em simultâneo
Também não devemos tentar adquirir excesso de novos hábitos em simultâneo, o aconselhável é tentar introduzir no máximo 2 de cada vez.
A minha estratégia
Vou quebrar um pouco as regras, pois quero começar a treinar um novo comportamento a cada nova semana. Se isto não funcionar, então ajustarei a minha estratégia. Mas para já começarei desta forma.
Hábitos a adquirir
1) Beber, pelo menos, 1 caneca de chá verde por dia;
2) Beber mais água diariamente;
3) Iniciar uma rotina diurna de cuidados da pele;
4) Iniciar uma rotina nocturna de cuidados da pele;
5) Fazer uma esfoliação semanal;
6) Praticar pelo menos 10 minutos de meditação diários (também gostaria de praticar yoga, mas para já, ainda não tenho tempo);
7) Dedicar pelo menos um momento do meu dia a uma actividade que contribua para a minha felicidade (ver o nascer ou pôr do sol, ler um bom livro, escrever aqui no blog, passear na Natureza...);
8) Ler um livro sobre comida vegetariana (que me dê a conhecer melhor alguns ingredientes, técnicas de confecção, etc.);
9) Introduzir na ementa semanal um prato de comida vegetariana ou de comida mais saudável.
A partilha
Prometo que partilharei aqui a minha evolução, esta tentativa de adquirir novos hábitos. Para já fica somente esta ideia. Só quero ressalvar que os hábitos a trabalhar podem não ser necessariamente por esta ordem. Seguirei aquilo que me soar mais correcto a cada altura.
E enquanto termino este post e a brisa amena me conforta a alma, inspiro-me nas palavras de Charles Duhigg, o autor do livro "A Força do Hábito":
"Podemos pensar que a maioria das decisões que tomamos durante o dia
resulta de pensamentos bem ponderados,
mas na verdade não é isso que acontece.
Resulta de hábitos.
E embora cada hábito seja por si só pouco relevante, com o correr do tempo,
os alimentos que consumimos, o que dizemos aos nossos filhos todas as noites,
as decisões que tomamos de poupar ou gastar e a forma como organizamos o nosso dia-a-dia,
acabam por ter um impacto enorme na nossa saúde, produtividade, bem-estar económico
e
felicidade."
Foto: Unsplash
.............................................................
"A Felicidade é o Caminho" também está aqui:
Como sempre adorei este texto e hoje especialmente porque me fez sentir muito bem. :)
ResponderEliminarJá tenho alguns dos hábitos que aqui descreves: beber muita água, fazer yoga e meditação todos os dias e aprender/ fazer um prato vegetariano todas as semanas. :)
Obrigada por mais este texto cheio coisas boas. :D
Um beijinho
Olá Mafalda!!
ResponderEliminarFelizmente nós os seres humanos temos uma enorme facilidade em nos adaptarmos a novos hábitos, basta desafiarmos-nos e termos força para continuar! Eu acredito nessa teoria dos 22 dias, comigo já funcionou em algumas coisas.
Foi muito ler este teu post, fez-me repensar em alguns hábitos que também quero adquirir!! Obrigada por isso!
Beijinhos*
Já me aconteceu querer tornar um hábito e consegui lo com insistência, ao final de um certo tempo, realmente, não precisava de nada a lembrar, porque se tinha tornado um hábito mesmo :D É engraçado como "funcionamos" :D E claro que mais uma vez prova que quando queremos, conseguimos ;)
ResponderEliminarObrigado Mafalda, por mais uma partilha espetacular :)