terça-feira, 1 de abril de 2014

No que deveríamos investir o nosso tempo

Falo com frequência da gestão de tempo. A verdade é que a vida passa demasiado rápido e se, conscientemente, organizarmos o nosso tempo segundo as nossas prioridades, teremos uma vida bem mais feliz.

Mas então, que prioridades devemos considerar nas nossas vidas? Em que deveríamos investir o nosso tempo?

Supostamente, cada pessoa saberá o que é mais importante para si. De qualquer modo, vou indicar-te algumas coisas que talvez devesses considerá-las prioritárias e onde deverías investir algum tempo.

1 - Nos teus filhos - O pediatra Mário Cordeiro indica que se dedicarmos pelo menos 10 minutos por dia inteiramente aos nossos filhos (sem outras distracções como a televisão, a Internet, etc.), conseguimos fazer a diferença nas suas vidas. As crianças sentem-se mais amadas, com auto-estima mais elevada e fazem menos birras. Já o sociólogo Sérgio Sinay refere que os pais que dedicam tempo excessivo atrás do material, descuidam dos seus filhos, que por sua vez tendem a privilegiar os bens materiais, em detrimento das relações. Claro que se pudermos esticar os 10 minutos exclusivos de que falei inicialmente, tanto melhor. Estamos a fazer a diferença na vida dos nossos filhos.

2 - Na tua cara metade - Por vezes tomamos o(a) nosso(a) parceiro(a) como certo(a). Pensamos que ele(a) já sabe que o amamos, e esquecemo-nos de o dizer, de o demonstrar, de lhe dedicar tempo. Mas o amor, como tantas outras coisas, é como uma plantinha: necessita de ser bem cuidada para florescer. Caso contrário, pode morrer, sem que nos apercebamos. (Eis algumas formas de demonstrares o teu amor no dia-a-dia).

3 - Nas outras relações sociais valiosas - Conviver frequentemente com as pessoas que nos são mais valiosas (os nossos melhores amigos, os familiares de que mais gostamos e que nos apoiam) é das coisas que, comprovadamente, mais contribuem para a nossa felicidade. É importante termos quem nos escute, quem nos motive a continuar e com quem nos possamos divertir. Mas é essencial dedicarmos algum tempo a estas relações, para que as mesmas sejam fortalecidas.

4 - Na tua saúde - A verdade é que ao longo dos anos temos tendência a abusar do nosso corpo (são as noites mal dormidas, o excesso de stress, a má alimentação, a falta de exercício...). Se de início vamos deixando andar, com o tempo podemos sofrer sérias consequências. E aí, já é bem mais complicado recuperar tudo o que perdemos. A verdade é que quando nos sentimos saudáveis o nosso corpo é «silencioso», nem nos lembramos dele. Contudo, numa situação de doença, esta afecta significativamente a nossa felicidade. Por isso, mais vale perder algum tempo hoje, para evitar dissabores futuros.

5 - Em ti mesmo(a) - Ter tempo para cuidarmos de nós ou fazer algo que gostamos muito, é vital para o nosso bem-estar. Este tempo permite-nos recarregar baterias, relaxar, melhorar nossa saúde e recuperar do stress. Torna-nos inclusive melhores pais e esposos. E bastam uns minutinhos por dia... E o que deves fazer com esse tempo? Algo que te agrade e que te faça sentir melhor (por ex. um banho relaxante, meditar, envolveres-te num hobbie, etc., ou até não fazeres absolutamente nada, mas ficares a descansar alguns minutos).

6 - Em experiências positivas – As experiências positivas (por ex. uma viagem, um piquenique em família, etc.) tendem a fazer-nos mais felizes do que os bens materiais (por ex. adquirir aquele novo telemóvel). A verdade é que as experiências positivas proporcionam uma felicidade duradoura, enquanto que os bens materiais proporcionam um pico de felicidade, que em pouco tempo se esbate até perder todo o efeito. Perdemos assim facilmente o interesse por aquele bem material, até porque estão sempre a surgir coisas novas que parecem ainda mais interessantes... Uma experiência positiva permite-nos sentir a alegria da antecipação, o prazer de saboreá-la no momento em que a vivemos e cria lembranças felizes quando fica no passado. É por isso importante direccionar parte do nosso tempo para este tipo de experiências (descobre como aumentar as tuas experiências positivas, aqui e aqui).

7 - Na tua própria felicidade - A felicidade é normalmente aquele objectivo que todos desejam alcançar. Contudo, não são muitos os que investem realmente tempo a consegui-lo ou então procuram a felicidade nos lugares errados. De acordo com a investigadora Sonja Lyubomirsky, 40% da nossa felicidade depende das actividades que intencionalmente fazemos, ou seja, está das nossas mãos introduzir na nossa rotina diária actividades que nos fazem felizes. E o importante disto, é que com a repetição destas actividades, os percursos neuronais do nosso cérebro associados às mesmas, vão sendo reforçados. Com o tempo, o próprio cérebro irá ser programado para ser mais feliz (não é divagação da minha parte, chama-se neuroplasticidade do cérebro). Mas se não souberes por onde começar, lê este post e começa a mudar a tua vida aos poucos, mas consistentemente.

8 - Na sociedade em que vives - É muito fácil criticar, mais difícil é agir. Mas uma sociedade só evolui com o contributo de todos. Mesmo que sintas que remas contra a maré, segue o exemplo da Madre Teresa. Ela dizia o seguinte "O que eu faço, é uma gota no meio do oceano. Mas sem ela, o oceano será menor". E em que é que podes ajudar? Em tanta coisa... (aqui estão uma série de exemplos). Espalhando simpatia para quem falas, separando os resíduos domésticos, sendo voluntário(a) em alguma causa social, comprando produtos aos agricultores locais, sugerindo melhorais na comunidade a quem governa (por ex. junto das Câmaras Municipais), mantendo os teus espaços exteriores bonitos e limpos...

Se necessário inscreve este tipo de prioridades na tua agenda. Mas não deixes de investir algum tempo nas mesmas. Acredita, sentirás que vale a pena!

Foto:  Ron Aguilar

2 comentários:

  1. Bom dia minha querida Mafalda :)
    Como é bom passar por aqui e realmente reforçar o que é de mais importante na nossa vida ,trabalhar a nossa felicidade .
    Já faço muitas das coisas que estão aqui ,felizmente a vida trouxe me sabedoria para atingir muito do que tu aqui descreves .
    Estou só com um pequeno problema com a filhota ,mas tenho fé que há de melhorar ,com 7 anos é difícil fazer ver que a escola é a valer e que para tudo há consequências .
    Se puderes faz um post sobre isto ,educação ,incutir responsabilidades .Nunca ninguém disse que era fácil educar uma criança .
    Fico por aqui
    bj e boa semana
    Lulu

    ResponderEliminar
  2. Apesar de hoje ser dia das mentiras, que post cheio de verdade e dicas especialíssimas. Agora a partir deste mês já estou com mais tempo para blogar, estarei mais por perto! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails