sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Metáfora: a nossa atitude fará a diferença?


Por mais que me digam o contrário, eu acho francamente que sim! Em muita coisa na vida...

A nossa atitude pode fazer a diferença na vida dos outros e na nossa própria vida, na beleza e qualidade do nosso bairro, na protecção do ambiente, na ajuda aos que mais precisam, na melhoria da situação do país... não nos podemos acomodar, desvalorizar, ou sequer pensar que o que fazemos não vale a pena. Por menor que seja o nosso gesto, pode fazer toda a diferença para algo ou para alguém!

Lembro-me de uma história que traduz bem o que quero dizer.

"Um escritor famoso vivia à beira-mar e todas as manhãs dava um passeio pela praia.

Num desses passeios, um pensamento atormentava-o. Toda a sua vida desejara fazer a diferença, por isso escrevia. Mas sentia que por mais que tentasse, os seus esforços não valiam a pena. Afinal, o mundo parecia-lhe sempre igual.

De repente, ao caminhar, o homem ouviu um «craque» ruidoso. Tinha pisado algo. Foi então que reparou que numa extensão enorme de areia, estavam milhares de estrelas-do-mar, trazidas pela força do oceano. Caramba! Até o mar era cruel! Antes do dia acabar, todas elas estariam mortas, ali, naquele areal.

Nesse instante avistou um velho homem, que recolhia as estrelas-do-mar, uma a uma, e as atirava de volta para o oceano.

O escritor disse-lhe então: 'Mas o senhor já viu os milhares de estrelas-do-mar ao longo da costa? Por cada uma que devolve ao mar, há mais três que são arrastadas para a margem! Como é que você pode fazer a diferença?'

O velho homem pegou noutra estrela-do-mar e atirou-a de volta para o oceano. Olhou então para o escritor e, sorrindo, disse-lhe: 'Fiz a diferença para aquela!'.

Naquele dia o escritor compreendeu que poderia fazer a diferença, e escreveu incansavelmente. Na manhã seguinte, voltou à praia. Sentou-se junto do velho homem e começou a devolver estrelas-do-mar ao oceano".

Foto: Mark Walz

4 comentários:

  1. Muito bem escrito! Eu também acredito que sim. Beijnhos e um dia feliz!

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Apesar de nem sempre ser valorizada pelos outros, acho que devemos fazer o que diz o nosso coração.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails