quarta-feira, 3 de julho de 2013

Ter só um serviço de jantar


Há uns anos tencionava comprar um serviço de jantar para as ocasiões especiais. Na minha família sempre foi tradição ter dois serviços: o do dia-a-dia e o outro… dos aniversários, da recepção de visitas em casa, dos baptizados, etc.
 
Se nessa altura fazia sentido para mim, deixou de o fazer. Para quê encher a casa com objectos, que só usarei meia dúzia de vezes no ano?
 
Ao invés disso comprei loiça completamente branca que é simples e bonita, e que tanto serve para o dia-a-dia, como para um jantar com a família alargada. No caso de alguma peça se danificar, é sempre mais fácil encontrar outra para a substituir.
 
Gostei de ter tomado esta resolução. Foi espaço que sobrou no armário e menos tralha na minha vida.
 
Foto: Mafalda S.

12 comentários:

  1. Oláa Mafalda. Obrigado pelo seu blog e pelas suas dicas verdadeiramente inspiradoras que nos oferece, obrigado também a quem me guiou até si (não sei quem foi, talvez alguma referência ou um link). Todos os dias antes de começar a trabalhar leio o que escreveu, as reflexões que faz, e isso é muito, mas mesmo muito motivador e inspirador para a minha própria «caminhada»!
    MR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também digo obrigada, por um comentário tão simpático como o teu.

      Eliminar
  2. Também penso dessa forma :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Concordo! E o pratinho é bem bonito, além disso podes dar cor à mesa com outros elementos, guardanapos por exemplo ou flores.

    ResponderEliminar
  4. Na minha família, também havia e há essa tradição. Também eu quando casei, tive direito ao serviço do dia-a-dia e ao serviço xpto, para dias especiais. Acontece que, o serviço xpto deve ter sido usado meia dúzia de vezes em 10 anos de casada. A própria casa era mínima, não dava gozo nenhum levar lá fosse quem fosse.
    Separei-me e deixei-me dessas tretas supérfluas. o serviço xpto, deixei-o para trás. Quem o quiser, que faça proveito. Comprei alguns pratos assim, simples, brancos e que dão para tudo, dia-a-dia e ocasiões especiais. Ainda por cima, são rectangulares, ainda mais giras ficam as mesas em alturas de usar os xpto.

    ResponderEliminar
  5. Concorde. Este ano tive uma resolução: cada dia dar ou deitar para o lixo pelo menos um objeto inútil e que não mais vou precisar. Resultado: estou mais leve e acredito que não preciso de ter tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim mesmo que as mudanças acontecem. Um passinho de cada vez, e quando te apercebes... tanta coisa melhorou na tua vida.

      Eliminar
  6. Eu nunca quis ter um serviço de jantar para as ocasiões especiais porque via os dois ou três serviços para ocasiões especiais que a minha mãe tem em casa e que foram usados uma ou duas vezes em toda a vida. Porque a minha mãe acha que, por serem tão especiais, podem partir-se e então o melhor é ficarem escondidos a apanhar pó...

    ResponderEliminar
  7. Também fiz isso, nunca quis um serviço de jantar para festas e escolhi um serviço básico melhor e com mais pratos, para quando formos mais ou para aguentar mais tempo sem ter que lavar a máquina da louça. E acho que é mesmo o melhor, o resto são trabalhas e dinheiro gasto.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Achei este post super interessante, e neste momento estou a fazer exactamente o mesmo! :)
    Quando é preciso renovar algo, tenho optado por branco, assim acaba por combinar sempre, e acho que mesmo para visitas, o branco é uma boa escolha, porque dá para combinar com qualquer ocasião e decoração! :)

    ResponderEliminar
  9. Aos poucos tenho substituído toda a louça aqui de casa pelo modelo branco e simples. À medida que cada peça precisa ser substituída eu a troco pelo branquinho básico! Como recebo poucas visitas para refeições não preciso de grande quantidade, além do mais minha casa é pequena e não comporta assim tantas pessoas!
    Obrigada pelas palavras no outro post.
    Grandes Abs para vc!

    ResponderEliminar
  10. Também sou da opinião que é uma asneira, eu tenho, mas muito raramente uso,porque era da praxe quando casei , levar serviço de jantar, cha e café entre outras coisas, que estão guardadas e que quase nunca uso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails