terça-feira, 3 de maio de 2011

Educação financeira para crianças – o que ensinar em cada idade

Como já vos falei anteriormente, tenho a preocupação de educar financeiramente a minha filha. Quero que ela perceba desde cedo a importância da poupança, de modo a resistir à crescente influência da sociedade consumista em que vivemos. Quero igualmente que ela perceba que investindo o que poupa, pode ter um futuro mais tranquilo.

Recentemente encontrei um livro justamente sobre este assunto. Estou a achá-lo bastante prático e interessante, pelo que o aconselho a todos os pais que se preocupam com a Educação Financeira dos seus filhos. Chama-se Filhos Inteligentes enriquecem Sozinhos do Gustavo Cerbasi.

««»»

Deixo por último umas noções expostas no livro de Educação financeira para crianças, de acordo com o que se deve ensinar em cada idade.

0 aos 2 anos
Comportamento do seu filho face ao dinheiro:
- Não tem desejos associados ao dinheiro;
- Tem cada vez mais interesse pelas atitudes dos pais.
O que devem fazer os pais:- Dar o exemplo através das suas atitudes, que serão certamente copiadas pelos filhos (o nosso exemplo vale mais que mil palavras).

3 aos 4 anos
Comportamento do seu filho face ao dinheiro:- Associa a realização dos desejos ao acto de comprar, que depende essencialmente da vontade e dinheiro dos pais.
O que devem fazer os pais:- Evitar banalizar o consumo, estabelecendo regras para o dinheiro como: definir limites orçamentais, escolher datas especiais para a doação de presentes (aliás, os presentes têm muito mais significado se forem recebidos só em ocasiões especiais e não a todo o momento).

5 aos 6 anos
Comportamento do seu filho face ao dinheiro:- Tem a percepção de que pode interagir com estranhos sem a intervenção de adultos.
O que devem fazer os pais:- Permitir aos filhos que interajam com vendedores e manipulem o dinheiro em pequenas compras.

7 aos 10 anos
Comportamento do seu filho face ao dinheiro:- Começa a perceber os papéis das pessoas na sociedade;
- Consegue quantificar valores, nomeadamente através da aprendizagem da matemática.
O que devem fazer os pais:
- Conversar com o seu filho sobre os seguintes temas: dinheiro, trabalho, sustento da família, objectivos dos estudos e escolha da profissão.

11 aos 14 anos
Comportamento do seu filho face ao dinheiro:- Tem percepção das responsabilidades;
- Começa a ter os primeiros conflitos, típicos da adolescência.
O que devem fazer os pais:- Cultivar a liberdade, atribuindo uma mesada ao seu filho;
- Incluir o seu filho nas tarefas de organização financeira da família (por exemplo colaborando na organização do orçamento mensal).

15 ou mais anos
Comportamento do seu filho face ao dinheiro:- Tem necessidade de assumir papéis típicos dos adultos.
O que devem fazer os pais:
- Conversar com o seu filho sobre os seguintes temas: administração pessoal do dinheiro, uso de bancos, poupança, desejos vs investimentos necessários.

Foto: Google images - Autor não identificado.

14 comentários:

  1. Interessante saber a evolução durante as diversas fases!!

    :)

    ResponderEliminar
  2. Deve ser um livro interessante.:)

    O meu filho está naquela idade díficil, a adolescência, mas sempre foi muito poupadinho e continua a ser porque todo o dinheiro míudo que lhe dão ele coloca numa caixinha e conta-o anotando depois num papel a quantia que tem.
    Sempre que precisa de alguma coisa que eu não possa dar lá vai ele buscar o seu dinheirinho.

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  3. Ai querida, amei esse post. Minha filhinha está com 7 meses e me preocupo com isso. Inclusive vou comprar esse livro que vc recomendou.
    Beijos
    ursulaferraricoach.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Oi Mafalda!
    Tudo bem?!
    Gostei dessa matéria porque também temos aqui em casa uma atenção especial em desde cedo conscientizar nossos pequenos acerca do valor do $ e das coisas.E analisando aqui é próprio como diz no artigo relativo a idade deles.Muito bom!
    Abraços,

    ResponderEliminar
  5. Olá Mafalda,

    Tenho um filho com onze anos e decidi dar uma mesada para ver até que ponto existe responsabilidade. Ainda não tenho conclusões, porque este desafio é ainda prematuro :) O primeiro mês foi um desastre, vamos ver os seguintes...

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Mafalda!
    Aqui em casa tb começamos a fazer, com q minhas filhas soubessem lidar com à responsabilidade do dinheiro, bem cedo
    Elas tiveram mesadas e sempre souberam adimistrar mto bem.
    Acho mto importante, ensinarmos p/ q serve o dinheiro e em que aplicá-lo
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  7. Mafalda, minha flor
    Acho incrível a sua percepção como mãe, desejando sempre acertar, mas fazendo por onde. Acho até que você poderia tentar devagarzinho escrever um livro de como educar um filho, e não estou brincando não. Você sabe dar amor, segurança, independência, bom senso, carinho, que são as ferramentas das quais ele necessita para ser um feliz vencedor!E sabe expressar isso muito bem em palavras!
    Bjkas!Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Ótimo ensinamento, já pensava quando meu filho completasse 15 anos pedir ajuda dele no orçamento da familia, acho importante eles terem noção que existe conta de luz, gaz, condominio, etc. bjs Eliane

    ResponderEliminar
  9. Adorei o post e a dica do livro, eu e meu marido nos preocupamos em como preparar nossa filha para o futuro em todos aspectos, inclusive a postura dela quanto ao dinheiro,
    obrigada
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Mafalda, ótima dica de livro!!!
    Tem que começar cedo a noção de responsabilidade e administração financeira...ameiiii...

    OBRIGADA!!!
    Muita Luz!!!

    ResponderEliminar
  11. Que bom que retornou de férias!!! Estava com saudades!
    Excelente postagem, super útil!
    Amanhã haverá um carinho para você lá non blog, passe por lá! bjs Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderEliminar
  12. A minha tem três anos e de tanto ouvir " a mãe não tem tostoes para te comprar tudo", já diz as pessoas "a minha mãe não tem tostoes" :)
    Raramente me pede alguma coisa, contenta-se com o que tem, o que para mim é optimo :)
    Bj

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails