segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Pensamento/lema da semana #8
"Com organização e tempo,
acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito".
Pitágoras
Foto: Google images - Autor não identificado.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Gracinhas de criança #4
Esta manhã, íamos a sair de casa, quando a Letícia me disse: "Mamã, para o Natal quero um comboio, um carro...".
Fiquei surpreendida e perguntei-lhe: "Mas filha, só pediste brinquedos de rapaz. Não queres um brinquedo de menina?"
"Hummm!... Está bem, mamã! Pode ser um carro... cor-de-rosa!"
Foto: Google images - Autor não identificado
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Actividade especial da semana
Como já escrevi noutras ocasiões, todas as semanas tento planear uma actividade especial em família. Isto porque quero que a minha filha guarde lembranças felizes da sua infância, e também porque estes momentos fortalecem os nossos laços familiares.
Esta semana a actividade especial foi antecipada (costuma ser ao fim-de-semana) para celebrar o aniversário do meu marido. Eu particularmente, sinto-me grata por esta data, pois representa o nascimento de um homem maravilhoso que está sempre onde é preciso para me apoiar, que me enche de mimos, que partilha comigo as melhores e maiores aventuras. É o meu porto de abrigo, sem dúvida o amor da minha vida.
Os avós vieram trazer a Letícia e ela perguntou-me de imediato: "Mamã, o papá faz anos! Será que ele tem uma prenda para mim?"... ok, por esta não esperava. Tive que lhe explicar melhor como funcionam os aniversários - prendinhas são para o aniversariante.
A Letícia adorou cantar os parabéns ao papá e, para ser sincera, foi ela quem apagou as velas (ainda não a consegui convencer de que não pode apagar as velas de todos os bolos - com o tempo, ela chega lá).
No fim, cedemos à pressão da filhota e montámos a árvore de Natal e o presépio. Estava tão feliz, que gritava sorridente "Vejam, chegou o Natal!" e começou a cantarolar "É Natal, é Natal, tudo tem mais luz..."
Foi quase um mix de festas, mas foi um serão maravilhoso. O mais encantador é poder verificar como com coisas aparentemente tão simples, as crianças conseguem ser tão felizes. Basta ver a família junta a festejar, basta ver as luzinhas da árvore de Natal e ver o bebé Jesus sobre as palhinhas, basta cantar os parabéns ao pai... Momentos tão simples, tão preciosos... tão felizes!
Foto: Jessica N. Diamond
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Pensamento/lema da semana #7
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
História da serpente e do pirilampo
O pirilampo, tremendo de medo, tentava fugir o mais rápido que podia. Já a serpente, com sua expressão feroz, vivia somente para o perseguir e jamais pensava em desistir.
Fugiu um dia, fugiu outro e ao terceiro, já sem forças, o pirilampo finalmente parou e disse à serpente:
- Será que te posso fazer três perguntas?
- Não costumo permitir isso, mas já que te vou comer, deixo que o faças.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te algum mal?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!...
««»»
Tal como nesta história, por vezes deparamo-nos com pessoas que agem como serpentes e tentam prejudicar-nos a todo custo. Faz parte da vida e pode acontecer a qualquer um. Mas jamais permitam que uma serpente vos impeça de brilhar. Sejam antes felizes. Sendo a felicidade contagiosa, quem sabe se não conseguem transformar a serpente num radioso pirilampo.
Foto: Google images - Autor não identificado
terça-feira, 16 de novembro de 2010
Como pode auto-motivar-se para alcançar os seus objectivos
Costumo falar com alguma frequência da importância de lutarmos pelos nossos objectivos. No entanto, o caminho para o alcançar por vezes é sinuoso, diferente do que estamos à espera e acabamos por desistir. É por isso fundamental, ter motivação para seguir em frente e não desistir (independentemente do objectivo - pode ser a ascensão na carreira, encontrar o parceiro ideal, ter um filho, fazer dieta, deixar de fumar, etc.).
Há dias estive numa formação, em que a Dr.ª Margarida Lima (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra), falava deste tema e achei interessantes as suas dicas de auto-motivação para alcançar objectivos, que aqui deixo:
1 - Praticar visualização - esta é a técnica que, explicada muito resumidamente, consiste em imaginar-se a alcançar o seu objectivo com todos os detalhes possíveis (imaginando as sensações, cores, cheiros, etc., que sentiria, se neste preciso momento o seu objectivo tivesse sido alcançado). Muitos atletas de alta competição obtêm melhores resultados ao praticar visualização, do que colegas que não o fazem. (Existem justificações neurológicas para isso, mas deixo essa explicação para um outro post).
2 - Ser optimista - tente analisar uma situação e perguntar a si mesmo, como esta pode ser vista de uma perspectiva positiva;
3 - Rodear-se de influências positivas - o grupo de pessoas com as quais convivemos podem influenciar bastante a forma como analisamos e reagimos às situações do nosso dia-a-dia. Como o positivismo e negativismo é contagioso, tente rodear-se de pessoas optimistas. Não é a dizerem-lhe constantemente que só comete erros ou que é um fracasso, que o vão motivar a lutar pelo seu sucesso. Por oposição, se os outros acreditarem nas suas capacidades, é mais fácil para si não desistir.
4 - Aprender a lidar com os momentos de desânimo - diferentes pessoas, encontram diferentes estratégias para lidar com os problemas ou maus momentos. O primeiro passo é reconhecer o que está a sentir e porquê. Depois disso, é utilizar a estratégia que melhor resulta consigo (veja um filme, encontre-se com amigos - optimistas, claro está - leia sobre formas de superar o problema, etc.). Não se esqueça que, por norma, todos os vencedores já passaram por momentos de desânimo e por dificuldades. A grande diferença face aos perdedores, é que não desistiram.
Foto: Google images - autor não identificado
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Pensamento/Lema da semana #6
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Como encontrar o seu Propósito de Vida
"Escolha um trabalho que ama,
e nunca terá que trabalhar um dia na sua vida."
Confúcio
Li algures que só cerca de 10% da população mundial se sente totalmente realizada profissionalmente. Estas pessoas sentem que estão a concretizar o seu propósito de vida, pelo que o seu trabalho ao invés de uma obrigação, é considerado um verdadeiro prazer.
Na verdade, poder concretizar o seu propósito de vida - aquele sonho que provavelmente acalenta no seu íntimo, mas pelo qual nunca teve coragem de lutar - contribuirá fortemente para a sua felicidade. E o melhor de tudo, é que ser feliz profissionalmente, poderá influir positivamente noutras áreas da sua vida, contribuindo para o seu bem-estar global.
Contudo, o primeiro passo para concretizar o sonho da sua vida, é justamente defini-lo. Se para umas pessoas essa é uma tarefa fácil, outras há que ainda não descobriram a sua paixão. Deixo aqui 10 dicas para encontrar o seu propósito de vida:
1) Torne-se consciente da sua situação actual – considere com toda a honestidade, se o que está a fazer actualmente o realiza completamente. Se a resposta é negativa, é um sinal de que não pode deixar a sua vida passar-lhe ao lado, sem lutar por algo que realmente o motive. Isso não significa que tenha de desistir do seu emprego actual (na maioria dos casos isso seria irrealista e até irresponsável). No entanto, poderá lutar simultaneamente pelo seu sonho.
2) Faça uma lista das actividades em que é realmente bom – por vezes nem nos apercebemos das coisas que realmente fazemos bem, por isso medite um pouco acerca dos seus talentos: pode ser bom a falar em público, a escrever, a tomar conta de crianças ou de idosos, a organizar, a explicar coisas aos outros, a tocar um instrumento musical, a cantar, a pintar, a tirar fotografias, a vender produtos, a construir ou reparar, a fazer jardinagem, a receber hóspedes, a cozinhar, a fazer limpezas, a ser um activista político…
3) Defina as actividades que trazem significado à sua vida – estas são as actividades que considera que o fazem sentir-se útil perante os outros, o mundo ou até a si mesmo. Qualquer uma das actividades que referi anteriormente podem ser sentidas dessa forma. Por exemplo, pode ser muito bom a tirar fotografias e sentir que essa actividade não traz qualquer significado à sua vida. Mas pode sentir que ao realizar trabalho voluntário está a ser útil aos outros, o que acaba por fazê-lo sentir-se bem.
4) Defina as actividades que lhe dão prazer – são aquelas actividades que o excitam só de pensar nelas, aquilo que se costuma dizer que até pagava para fazer. Pode ser algo no seu trabalho que lhe dê mais entusiasmo, pode até ser um hobby ou aquele sonho secreto que acaba por ter vergonha de expor. Sem qualquer embaraço, e sendo muito honesto, refira se são actividades relaccionadas com moda, arte, escrita, informática, cozinha, trabalho com crianças, etc.
5) Enumere os assuntos pelos quais tem um nítido interesse – basta pensar no género de livros que gosta de ler, nas revistas que devora assim que chegam às bancas, nos filmes ou séries televisivas que não perde, os blogs ou sites da Internet que costuma seguir, etc.
6) Das várias listas que redigiu, analise as actividades que se sobrepõem e escolha a que lhe suscita mais interesse – se por exemplo sentir que é bom a pintar, esta actividade dá significado à sua vida e tem muito prazer em realizá-la, pode ser esta a vocação. Não necessita de deixar a sua actual carreira para cumprir o seu sonho. E, em simultâneo, não necessita de abdicar do seu sonho, porque já tem uma carreira completamente diferente.
7) Obtenha o máximo de informação acerca da actividade escolhida – o próximo passo é estudar sobre o assunto. Procure livros, sites na Internet, frequente cursos, veja programas televisivos sobre o assunto, tire apontamentos, etc. Lembre-se que se quiser ser bem sucedido nesta actividade, a sua formação é muito importante.
8) Delineie um plano para alcançar o seu sonho – depois de definir o seu objectivo principal (que é alcançar o seu propósito de vida), divida-o em pequenas tarefas que possa realizar todos os dias. O sucesso alcançado em cada tarefa concretizada, poderá ser bastante motivador.
9) Dedique tempo à sua paixão - reorganize a sua vida de modo a que tenha sempre um pouco de tempo por dia para dedicar à sua paixão – nem que tenha de se levantar um pouco mais cedo, de dedicar parte da sua hora de almoço, ou de despender meia hora ao fim do dia. Mas nunca deixe de lutar pelo seu objectivo, um pouquinho, a cada dia que passa.
10) Seja persistente – se quiser viver exclusivamente da sua vocação (nem todos quererão fazê-lo, depende do gosto de cada um), terá de ser persistente. Não pode ser ingénuo ao ponto de acreditar que tudo acontecerá sem o mínimo de esforço da sua parte. Pode ter um golpe de sorte, mas provavelmente, o seu sonho levará algum tempo a concretizar (meses ou até anos). E não desista perante a primeira adversidade. Que seria dos Beatles se tivessem desistido do seu sonho, perante os comentários negativos que receberam de alguns produtores discográficos?
««»»
Espero que estas dicas o ajudem a concretizar o seu propósito de vida. No que respeita a quando começar: a hora é «já». O tempo passa, cada minuto é precioso, por isso não deixe que a vida lhe passe ao lado. Vá à luta e seja feliz!
Foto: Google images - Autor não identificado.
Fontes: BEN-SHAHAR, Tal; Aprenda a Ser Feliz; Lua de Papel, 1.ª Edição; Maio de 2008.
Foto: Google images - Autor não identificado.
Fontes: BEN-SHAHAR, Tal; Aprenda a Ser Feliz; Lua de Papel, 1.ª Edição; Maio de 2008.
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
As minhas leituras
Confesso-vos que ler é umas das minhas actividades predilectas. Mesmo tendo uma vida super-ocupada, dedico diariamente um pouquinho do meu tempo às leituras. Esta é uma actividade que realmente me dá prazer. Para além disso, sinto que aprendo algo e que me torno uma pessoa melhor.
Hoje passei pelas compras e adquiri a revista Top Winner e cheguei a uma conclusão: esta sim, é uma revista que tem tudo a ver comigo. Fala sempre de temas que nos inspiram e incitam ao nosso desenvolvimento enquanto pessoas. Folheando a revista, encontro artigos sobre educação (este mês fala de bullying), auto-confiança, finanças pessoais, relações amorosas, evolução profissional, spa's (he, he... tema que muito me agrada, sobretudo por me fazer recordar as férias), etc. O que mais me cativa é o facto destes temas estimularem os leitores a irem em busca da sua própria felicidade.
Não sei se já a leram. Eu só a conheço desde o mês passado e já me rendi aos seus encantos.
Foto: Top Winner
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Pensamento/lema da semana #5
eles não conversarão consigo sobre as coisas maiores"
Jay McGraw
Foto: Google images - Autor não identificado
sábado, 6 de novembro de 2010
Gracinhas de criança #3
A minha filha habitualmente é bastante sociável. Costuma cumprimentar toda a gente que passa por ela, independentemente de as conhecer ou não.
Então há dias encomendámos comida lá para casa. Assim que tocou a campainha, ela olhou para o senhor e disse muito efusiva:
"Muito boa noite... Sr. Pizza!"
Foto: Pizza-Fone
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Método "To do list"
Já há algum tempo que lia sobre o método "to do list" em blogs como o Aprender e Organizar da Catarina e As Minhas 1001 Ideias da Sarokas.
Devo dizer, que me rendi completamente a este método. O objectivo é fazer uma lista com as tarefas para realizar, colocando em primeiro lugar as mais urgentes. As tarefas devem-se depois ir riscando à medida que vão sendo cumpridas (esta parte dá cá um prazer...).
Eu tinha uma lista gigantesca de tarefas para fazer, o que acabava por me desanimar. Mas reparei que, se registar todas as semanas uma lista de tarefas de menores dimensões é muito mais fácil concretizar um grande objectivo. Por exemplo, se o meu objectivo é eliminar a tralha da minha casa, ao invés de tentar concretizar esse objectivo de uma só vez, é mais fácil para mim arrumar numa semana um roupeiro, um dossier de papelada, etc. e na semana seguinte realizar novamente tarefas de menores dimensões. Na verdade, com a realização destas pequenas tarefas semanais, estou a alcançar os meus objectivos maiores, com muito mais rapidez.
Benditas viagens pela blogosfera, pois esta partilha de ideias, só contribui para o bem-estar de todos nós.
Foto: Google images - Autor não identificado.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Pensamento/Lema da semana #5
“Fazer o bem
é o mais suave prazer que se pode experimentar”.
Henri Amiel
Há alguns dias que não venho aqui. Perdoem-me, mas o tempo tem sido muito escasso. A semana passada foi muito preenchida e o fim-de-semana prolongado está a ser totalmente dedicado à família.
Mas mudando de assunto queria explicar-vos porque todas as semanas coloco aqui o «pensamento da semana». Na verdade, o objectivo é escolher uma frase inspiradora que transmita as ideias em que acredito, e que seja uma espécie de lema a seguir. Por exemplo, relativamente ao pensamento acima exposto, existem estudos que provam que fazer o bem contribui para a nossa felicidade. Experimentem fazer isso esta semana: basta um gesto de delicadeza, uma boa e inesperada surpresa, o dizerem a alguém o quanto gostam dela. Experimentem fazer algo por alguém e irão reparar como isso vos fará bem. Não esperem agradecimentos, fiquem vocês próprios orgulhosos com a vossa atitude.
São as pequenas acções do dia-a-dia que constroem a nossa felicidade. Boa semana!
Foto: Google images - Autor não identificado
Subscrever:
Mensagens (Atom)